Portal UAI - 07/06/2016 às 18:49:37

Cadastro de doação de medula óssea acontece em Betim nesta quinta

Nesta quinta-feira acontece, das 8h às 13h, na sede da prefeitura de Betim, o cadastro de doação de medula óssea. O objetivo do evento, idealizado pela Campanha Quinta do Bem, é ajudar a salvar vidas de pessoas em tratamento contra a leucemia. Os interessados devem levar o documento de identidade das 8h às 13h. Qualquer pessoa com idade entre 18 e 55 pode se cadastrar como doadora de medula óssea. De acordo com o Ministério da Saúde, as chances de encontrar um doador compatível fora da família é de um em 100 mil.

No dia, serão cadastradas 100 pessoas. O evento tem o apoio da Secretaria de Saúde e da Fundação Hemominas Betim. Os dados pessoais, preenchidos no formulário, juntamente com 5ml de sangue coletado (similar à coleta de exame de sangue normal), são encaminhados para o Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome). 

Para se tornar um doador é preciso haver compatibilidade genética. O Instituto Nacional do Câncer (Inca) é o órgão responsável por manter os dados sigilosos e é quem entra em contato com a pessoa cadastrada para confirmar o interesse da doação. 

Confirmado o interesse, o doador é chamado para fazer exames complementares. Após a realização dos procedimentos, o transplante é agendado. É importante que a pessoa saiba que, apesar de ser chamado de transplante de medula óssea, a doação não é complicada. Veja:











Mapa do Site

Serviços Informações Institucional Transparência    Notícias Contatos Acesso Restrito
Agendamento
2ª via Anuidade  
Capacitações
Consultar Farmacêutico  
Consultar Protocolos
CR Web
Denúncias  
Inscrição Profissional
Ouvidoria
Parcelamento  
Requerimento CR
Requerimento Online
Validar Certificado
Validar CND
Validar DIR
Validar DNCE
Agenda CRF/MG  
Área Técnica / Legislações
Concursos
Direitos e Deveres
Licitações
Perguntas Frequentes
Publicações e Documentos
Requerimentos e Modelos        
Associações Farmacêuticas
Comissões
Competências
Diretoria
Estatísticas
Estrutura
Fiscalização
História
Princípios
Projetos
Responsabilidade Social
Acesso à Informação
CONSELHO REGIONAL DE FARMÁCIA DO ESTADO DE MINAS GERAIS
Rua Urucuia, 48 - Floresta
Belo Horizonte/MG | CEP: 30150-060
Horário de Funcionamento:
De segunda a sexta, de 8h às 17h
Todos os direitos reservados. © 2019 - Desenvolvido pela Assessoria de Imprensa e Gerência de Tecnologia da Informação do CRF/MG Conselho Regional de Farmácia de MG