Anvisa - 24/08/2018 às 15:57:41

Alerta!

Resumo:

A Gerência de Farmacovigilância alerta sobre o uso off label a longo prazo de azitromicina em pacientes com câncer submetidos a transplantes de células tronco hematopoiéticas (TCTH)

Identificação do produto ou caso:

Azitromicina

 

Problema:

A Gerência de Farmacovigilância alerta sobre o risco potencial de recidiva do câncer em pacientes com malignidades hematológicas que foram submetidos a transplante de medula óssea e fazem uso de azitromicina off label a longo prazo na profilaxia da bronquiolite obliterante.

 

Ação:

Histórico:

Considerando alertas de outras autoridades sanitárias estrangeiras [1,2] e resultados de um estudo clinico conduzido na França que investigava o uso off label a longo prazo da azitromicina na profilaxia da bronquiolite obliterante em pacientes submetidos a transplante de medula óssea halogênico em neoplasias hematológicas [3], identificou-se um aumento da taxa de casos de recidiva do câncer, incluindo óbito, nesses pacientes.

A azitomicina é um antibiótico aprovado pela Anvisa para o tratamento de diversas infecções tais como bronquite, pneumonia, sinusite, faringite e algumas doenças sexualmente transmissíveis. Ressalta-se que não há indicação aprovada para o uso da azitromicina na profilaxia da bronquiolite obliterante. No entanto, há vários anos, a azitromicina vem sendo utilizada para esse fim.

Embora não esteja claro no estudo supracitado como a azitromicina poderia ter contribuído para a ocorrência da maior taxa de recidiva hematológica, é possível concluir que a exposição off label a longo prazo à azitromicina pós transplante de células-tronco hematopoiéticas representa um risco que excede os benefícios esperados com a terapia.

 

Recomendações:

Com base nessas evidências, recomendamos aos profissionais de saúde que não prescrevam o uso off label a longo prazo da azitromicina para a profilaxia da bronquiolite obliterante em pacientes após o transplante de células-tronco hematopoiéticas.











Mapa do Site

Serviços Informações Institucional Transparência    Notícias Contatos Acesso Restrito
Agendamento
2ª via Anuidade  
Capacitações
Consultar Farmacêutico  
Consultar Protocolos
CR Web
Denúncias  
Inscrição Profissional
Ouvidoria
Parcelamento  
Requerimento CR
Requerimento Online
Validar Certificado
Validar CND
Validar DIR
Validar DNCE
Agenda CRF/MG  
Área Técnica / Legislações
Concursos
Direitos e Deveres
Licitações
Perguntas Frequentes
Publicações e Documentos
Requerimentos e Modelos        
Associações Farmacêuticas
Comissões
Competências
Diretoria
Estatísticas
Estrutura
Fiscalização
História
Princípios
Projetos
Responsabilidade Social
Acesso à Informação
CONSELHO REGIONAL DE FARMÁCIA DO ESTADO DE MINAS GERAIS
Rua Urucuia, 48 - Floresta
Belo Horizonte/MG | CEP: 30150-060
Horário de Funcionamento:
De segunda a sexta, de 8h às 17h
Todos os direitos reservados. © 2019 - Desenvolvido pela Assessoria de Imprensa e Gerência de Tecnologia da Informação do CRF/MG Conselho Regional de Farmácia de MG