CFF - 24/05/2016 às 19:27:45

Análises clínicas - consulta pública é reaberta pelo CFF

Desde de segunda-feira, dia 23 de maio, o Conselho Federal de Farmácia (CFF) aguarda contribuições à proposta de resolução para normatizar as atribuições do farmacêutico no transporte e acondicionamento de material biológico de origem humana para análise laboratorial. Colocado em consulta pública pela segunda vez, o documento permanecerá disponível para avaliação dos farmacêuticos, demais profissionais da saúde e a sociedade em geral até o dia 22 de junho.

(Imagem: CFF)

Os laboratórios de análises clínicas prestam serviços de grande relevância à saúde. A segurança e a confiabilidade nos resultados de exames são imprescindíveis, podendo fazer toda a diferença, por exemplo, no tratamento dispensado ao paciente. “A resolução proposta é importante porque as normatizações vigentes contemplam todos os aspectos relativos ao tema, mas falta a regulamentação das responsabilidades do farmacêutico”, comenta a coordenadora do Grupo de Trabalho sobre Saúde Pública do CFF (Gtac/CFF) e conselheira federal pelo estado do Rio Grande do Norte (CRF-RN), Lenira da Silva Costa.

Por isso, o CFF decidiu acatar a proposta de resolução sobre o tema, apresentada ao Plenário pelo Conselho Regional de Farmácia de Minas Gerais (CRF-MG). Conforme a coordenadora do Gtac/CFF, o documento colocado em consulta pública é o resultado do texto inicial com reformulações propostas pelo grupo e pela Coordenadoria Jurídica do CFF. Ela destaca que a consulta pública é uma forma de democratizar a elaboração das normativas de regulamentação da profissão.

“Com a participação dos farmacêuticos, e mesmo da sociedade, temos condições de criar regulamentações mais próximas da realidade e que, de fato, contribuam para a qualidade do serviço prestado ao paciente e, principalmente, para o exercício ético da Farmácia”, concorda o presidente do CFF, Walter da Silva Jorge João, conclamando a categoria a participar. 

Para contribuir com a consulta pública, clique aqui.











Mapa do Site

Serviços Informações Institucional Transparência    Notícias Contatos Acesso Restrito
Agendamento
2ª via Anuidade  
Capacitações
Consultar Farmacêutico  
Consultar Protocolos
CR Web
Denúncias  
Inscrição Profissional
Ouvidoria
Parcelamento  
Requerimento CR
Requerimento Online
Validar Certificado
Validar CND
Validar DIR
Validar DNCE
Agenda CRF/MG  
Área Técnica / Legislações
Concursos
Direitos e Deveres
Licitações
Perguntas Frequentes
Publicações e Documentos
Requerimentos e Modelos        
Associações Farmacêuticas
Comissões
Competências
Diretoria
Estatísticas
Estrutura
Fiscalização
História
Princípios
Projetos
Responsabilidade Social
Acesso à Informação
CONSELHO REGIONAL DE FARMÁCIA DO ESTADO DE MINAS GERAIS
Rua Urucuia, 48 - Floresta
Belo Horizonte/MG | CEP: 30150-060
Horário de Funcionamento:
De segunda a sexta, de 8h às 17h
Todos os direitos reservados. © 2019 - Desenvolvido pela Assessoria de Imprensa e Gerência de Tecnologia da Informação do CRF/MG Conselho Regional de Farmácia de MG