Aprovado registro de nova vacina contra meningite B

Fiocruz - 01/02/2019 às 14:48:44

Aprovado registro de nova vacina contra meningite B

Foi publicado no Diário Oficial da União (D.O.U.) desta segunda-feira (28/1) o registro de mais uma vacina contra a meningite B. A exemplo da Bexsero — a única vacina contra a doença até então registrada no Brasil —, a Trumenba é uma vacina adsorvida meningocócica B (recombinante).

A Trumenba é indicada para a imunização ativa de pessoas com 10 a 25 anos de idade, para prevenir doenças invasivas meningocócicas causadas por Neisseria meningitidis dos sorogrupos B. A nova vacina contém dois antígenos, compostos por duas variantes da forma recombinante da proteína ligante do fator H (fHBP): subfamília A e subfamília B.

O produto foi registrado em conformidade com a RDC 55/2010, que dispõe sobre o registro de produtos biológicos.

Bactéria

A bactéria Neisseria meningitidis é um patógeno exclusivamente humano que coloniza o trato respiratório superior e que, em alguns indivíduos, pode causar doença séria e potencialmente fatal. Sua transmissão ocorre por contato com gotículas originadas no trato respiratório superior, tipicamente resultando em colonização e em portador assintomático em indivíduos saudáveis quanto aos demais parâmetros.

Em certas circunstâncias, ainda não totalmente compreendidas, a bactéria é capaz de invadir o hospedeiro humano, levando à bacteremia (presença de bactérias na corrente sanguínea), que então se manifesta como doença invasiva meningocócica potencialmente fatal.