CRF/MG lança revista científica Brazilian Journal of Health and Pharmacy

Comunicação CRF/MG - 25/01/2019 às 15:19:51

CRF/MG lança revista científica Brazilian Journal of Health and Pharmacy

Na semana em que comemoramos o Dia do Farmacêutico, o CRF/MG anuncia o lançamento da revista científica Brazilian Journal of Health and Pharmacy. O periódico, disponível exclusivamente por meio digital, foi concebido para se tornar fonte de informação da evolução e inovação científica do Brasil e do mundo, permitindo a ampliação do conhecimento sobre as inúmeras possibilidades de melhoria da atuação do profissional da área da saúde.

Desenvolvida pela Grupo Técnico de Ensino do CRF/MG, da qual participam docentes de tradicionais instituições de ensino superior, a Brazilian Journal of Health and Pharmacy estará aberta aos artigos científicos de farmacêuticos, pesquisadores e profissionais de áreas afins. A primeira edição conta com oito artigos, dois deles em inglês, de autoria de profissionais reconhecidos em suas áreas de atuação, que trazem importantes contribuições para a produção de conhecimento em saúde.

De periodicidade trimestral, as edições deverão ser publicadas em janeiro, abril, junho e outubro de cada ano. A submissão será online e obedecerá critérios disponíveis no site da revista. A partir da publicação da primeira edição, será iniciado o processo de registro de ISSN e de indexação.

A coordenadora da Comissão de Ensino, farmacêutica Andrea Grabe Guimarães, reitera que se trata de uma revista científica da área de farmácia e saúde, aberta à participação de profissionais de todas as áreas da saúde que tenham contribuições científicas a dar. Os artigos serão avaliados por uma equipe editorial e publicados caso atendam todos os pré-requisitos da forma e qualidade do periódico.

“É uma revista de farmácia e saúde. Queremos fomentar o diálogo entre a academia e os profissionais que estão no mercado, trazer discussões que contribuam para a valorização das profissões da saúde, especialmente a farmacêutica. Ela está aberta a profissionais de todo o Brasil e também da América Latina. Esperamos que os profissionais se apropriem da revista e a façam muito forte”, destacou.

Para conhecer a revista científica Brazilian Journal of Health and Pharmacy, acesse: http://bjhp.crfmg.org.br

Artigos da 1ª edição:

Qualidade de amostras de Capim-limão (Cymbopogon citratus (DC.) Stapf.)

Quality of Lemongrass samples (Cymbopogon citratus (DC.) Stapf.)

The influence of temperature and rainfall in the human viral infections.

A influência da temperatura e índice pluviométrico nas infecções virais humanas.

Molecular detection on the blaKPC gene in the extensively prevalent nosocomial isolates of drug resistant Acinetobacter spp at hospital in southeastern region of Brazil.

Deteccao molecular do gene blaKPC dentre isolados nosocomiais de Acinetobacter spp extensivamente resistente a drogas isolados em um hospital na regiao sudeste do Brasil.

Perfil de erros de dispensação de acordo com o sistema de dispensação adotado em um hospital público.

Profile of dispensing errors according to the dispensing system adopted in a public hospital.

O desafio de novas vias de administração para Anfotericina B.

The challenge of new administration routes for amphotericin B.

O uso da avaliação formativa como instrumento de gestão em escolas que utilizam métodos ativos.

The use of formative assessment as a management tool at Schools using active methods.

Compostos fenólicos em hortaliças cultivadas nos sistemas convencional e orgânico: uma revisão.

Phenolic compounds in vegetables cultivated by conventional and organic processes: a review.