Comunicação CRF/MG - 19/10/2016 às 13:33:42

CRF/MG se empenha para assegurar repasse de incentivo aos farmacêuticos do Farmácia de Todos

Na busca da valorização dos profissionais farmacêuticos, a diretoria do CRF/MG solicitou reunião com a Superintendência de Assistência Farmacêutica da SES-MG (Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais) e COSEMS (Conselho de Secretarias Municipais de Saúde MG), e convidou o Sinfarmig, para tratar sobre o repasse do incentivo de R$1.200,00, destinado aos farmacêuticos do Programa Farmácia de Todos.

Em reunião com o superintendente da SAF, Homero Filho, e os diretores do COSEMS, ficou estabelecida a realização de uma pesquisa  com os farmacêuticos do programa e gestores dos municípios.

Para avaliar a situação da utilização do incentivo e de remuneração dos farmacêuticos nos municípios, a SAF elaborou dois questionários, um para os farmacêuticos e outro para os gestores.

O questionário referente aos farmacêuticos foi repassado ao CRF/MG, que reencaminhou aos farmacêuticos.

O relativo aos municípios foi encaminhado ao COSEMS, que repassou aos gestores.

Foi concedido prazo até o último dia 14 para que os questionários fossem respondidos e devolvidos à SAF, que, agora, vai compilar as respostas para dar um diagnóstico da situação.

Pesquisa

No questionário, os farmacêuticos deveriam informar se estão recebendo o repasse do incentivo; faixa salarial; carga horária de trabalho semanal; se o município possui plano municipal de cargos e salários, entre outras informações.

Aos gestores foi perguntado se o município faz parte do Programa Farmácia de Todos; horário de funcionamento da unidade; se o município repassa o valor do incentivo ao farmacêutico diretor técnico responsável pela unidade do programa; faixa salarial do farmacêutico, considerando o vencimento bruto no contracheque; carga horária de trabalho semanal do farmacêutico; se o município possui plano de cargos e salários, entre outros pontos.

"A questão salarial não é uma atribuição direta do Conselho, mas entendemos que é preciso lutar para que o incentivo seja repassado aos farmacêuticos do Farmácia de Todos.  Temos trabalhado e buscado a valorização do profissional farmacêutico em todos os seus campos de atuação", ressalta o presidente Luciano Rena, que propôs as reuniões.

No entendimento do presidente, "diante das intervenções, e com as informações dos questionários, a Superintendência de Assistência Farmacêutica terá subsídios para avaliar a situação, fazer as adequações necessárias e cobrar junto à gestão da SES-MG o repasse desse incentivo", acrescentou.