CRF/MG se reúne com Anvisa em Brasília e garante ação conjunta no Estado

Comunicação CRF/MG - 14/03/2019 às 17:06:17

CRF/MG se reúne com Anvisa em Brasília e garante ação conjunta no Estado

Além de ampliar a fiscalização, o encontro teve o objetivo de apresentar proposta pioneira de diagnóstico e qualificação na gestão da farmácia SUS

Nesta terça-feira, 13, a presidente do CRF/MG, Yula Merola, acompanhada da Superintendente Administrativa, Vera Paiva, se reuniu em Brasília com o diretor da Anvisa, Renato Porto. Na audiência, o Conselho apresentou dados estatísticos sobre as unidades farmacêuticas públicas e privadas no Estado. Na oportunidade, a presidente propôs a Anvisa o planejamento de ações conjuntas, em especial, em postos de medicamentos, farmácias públicas e privadas, além de unidades hospitalares

O diretor da Anvisa, ressaltou que a diretriz atual  é no sentido de ampliar a descentralização das atividades aos estados e municípios, mas reconhece o grande desafio que envolve esse tipo de gestão. “Este documento será avaliado por mim e também pela nossa equipe técnica”.

CRF/MG promove projeto pioneiro – Minas Gerais será pioneiro na elaboração de um projeto que irá abrir as discussões sobre o programa Farmácia SUS. Em parceria com a Anvisa e a participação da Comissão Intergestores Tripartite (CIT), o CRF/MG pretende diagnosticar, discutir propostas e qualificar a gestão das farmácias do SUS em todas as regiões do Estado. “Será uma grande discussão sobre o modelo de farmácias no país e atuação dos diferentes atores neste processo. Vamos garantir que o projeto funcione em sua totalidade, qualificando os profissionais e exigindo que as normas sejam cumpridas. È nossa responsabilidade contribuir na melhoria da qualidade do atendimento ao nosso consumidor final que é a população usuária do SUS” destaca Yula Merola.

O lançamento da proposta está, inicialmente, programado para o mês de julho deste ano.