O Tempo - 27/10/2016 às 14:02:43

Camisinha é a melhor maneira de combater sífilis

Na última semana, o ministro da Saúde, Ricardo Barros, admitiu que o Brasil vive uma epidemia de sífilis. A doença, transmitida sexualmente, não é tão conhecida como o HIV e o HPV, mas é tão preocupante quanto eles. “A sífilis causa lesões chamadas ‘cancro’, que podem ocorrer na cabeça do pênis, nos lábios vaginais ou no colo do útero e causam muita dor”, explica o médico ginecologista Domingos Mantelli.

Mas as complicações dessa doença vão muito além da dor: no caso de gestantes, os efeitos passam para o bebê. A bactéria da sífilis é capaz de atravessar a barreira placentária e infeccionar o feto, fazendo com que a criança tenha a sífilis congênita. Segundo dados do Ministério da Saúde, em 2013 havia 4,7 casos de bebês com a doença para cada mil nascidos vivos.

Com a infecção, a mãe pode sofrer um aborto espontâneo ou parto prematuro. Em outros casos, a criança pode nascer com malformação cerebral ou óssea e lábio leporino. Por isso, é importante um diagnóstico precoce, reforçando a importância do pré-natal desde o início da gravidez.

O tratamento é simples, com antibióticos. “Depois do tratamento completo, é comum que a pessoa fique totalmente curada. Porém, nada impede que ela adquira a infecção outra vez”, comenta Mantelli.

Assim, fica claro que a prevenção – para todas as DSTs – é o melhor remédio. Em 2015, 45% da população sexualmente ativa do país não havia usado preservativo nas relações sexuais nos últimos 12 meses. O motivo alegado pela maioria das pessoas é que a camisinha “reduz o prazer”.

“É uma questão de costume. No mundo de hoje, não podemos nos arriscar a contrair alguma doença, como um HIV, simplesmente por achar que a camisinha diminui um pouco o prazer. Se você se adaptar com o método, passar a utilizá-lo com frequência, acaba se tornando uma coisa cotidiana. E, se você tiver parceiro fixo, é ideal que os dois façam exames de rotina”, justifica o médico.











Mapa do Site

Serviços Informações Institucional Transparência    Notícias Contatos Acesso Restrito
Agendamento
2ª via Anuidade  
Capacitações
Consultar Farmacêutico  
Consultar Protocolos
CR Web
Denúncias  
Inscrição Profissional
Ouvidoria
Parcelamento  
Requerimento CR
Requerimento Online
Validar Certificado
Validar CND
Validar DIR
Validar DNCE
Agenda CRF/MG  
Área Técnica / Legislações
Concursos
Direitos e Deveres
Licitações
Perguntas Frequentes
Publicações e Documentos
Requerimentos e Modelos        
Associações Farmacêuticas
Comissões
Competências
Diretoria
Estatísticas
Estrutura
Fiscalização
História
Princípios
Projetos
Responsabilidade Social
Acesso à Informação
CONSELHO REGIONAL DE FARMÁCIA DO ESTADO DE MINAS GERAIS
Rua Urucuia, 48 - Floresta
Belo Horizonte/MG | CEP: 30150-060
Horário de Funcionamento:
De segunda a sexta, de 8h às 17h
Todos os direitos reservados. © 2019 - Desenvolvido pela Assessoria de Imprensa e Gerência de Tecnologia da Informação do CRF/MG Conselho Regional de Farmácia de MG