Comunicação CRF/MG - 29/05/2017 às 12:08:47

Capacitação reforça importância sobre auditoria interna

O Conselho Regional de Farmácia de Minas Gerais (CRF/MG) realizou na sexta-feira, 26 de maio, o Capacifar: “Auditoria Interna utilizando conceitos de Sistemas da Qualidade e boas práticas de fabricação”.

A capacitação foi ministrada pela farmacêutica Sinara Portes Araújo Lopes, que possui vasta experiência na área industrial. Ela falou sobre a importância da realização de auditoria interna e do aperfeiçoamento dos processos no dia a dia.

O presidente do CRF/MG, Luciano Rena, deu as boas vindas para os farmacêuticos que estiveram na capacitação

“A auditoria interna é obrigatória perante a lei - legislações de Boas Práticas de Fabricação, e durante o curso pude repassar aos farmacêuticos presentes quais os pontos precisam ser melhorados. Reforcei os pontos de maior fragilidade que a Anvisa tem solicitado para as industrias aperfeiçoarem”, comentou Sinara.

De acordo com a instrutora, na capacitação ministrada na sexta-feira, o público era formado por farmacêuticos que atuam na fabricação de produtos da saúde, saneantes, cosméticos, distribuidoras de medicamentos e também da indústria farmacêutica.

“Todo o processo de produção, desde a chegada da matéria-prima até a distribuição do produto final precisa ser auditado. Essa parte de gestão não consta nas grades curriculares dos cursos de graduação em Farmácia. Por isso, a importância de oferecer essas capacitações, que visam preparar o profissional farmacêutico para fazer a gestão de processos de qualidade”, ressaltou a farmacêutica.

PARCERIA
Essa capacitação, ofertada aos farmacêuticos com atuação na Indústria, é fruto de uma reunião entre a farmacêutica Sinara Lopes e a atual diretoria do CRF/MG durante uma reunião do projeto “Fale com a diretoria”, em 2016.

Naquela reunião, o presidente Luciano Rena ouviu as sugestões da colega farmacêutica e, uma delas, era a capacitação para os profissionais da Indústria.

A capacitação fou um sugestão feita ao presidente do CRF/MG, Luciano Rena, para atender aos farmacêuticos indutriais