Como o farmacêutico pode contribuir no tratamento da diabetes

Comunicação CRF/MG - 14/11/2018 às 16:06:58

Como o farmacêutico pode contribuir no tratamento da diabetes

No dia 14 de novembro é comemorado o Dia Mundial da Diabetes, doença que afeta 8,9 % da população brasileira, segundo pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel) do Ministério da Saúde. O farmacêutico, como profissional de saúde mais próximo da população, tem papel fundamental no tratamento dessa enfermidade junto ao paciente.

Desde 2014, com a aprovação da Lei nº 13.021/14, as farmácias passaram a ser unidades de assistência à saúde, incorporando uma série de serviços e procedimentos. Além da aplicação de vacinas, as farmácias podem realizar alguns testes preventivos como o de glicemia capilar, que identifica se o indivíduo é diabético.

O farmacêutico é o profissional da saúde que está mais próximo do paciente diabético, já que este precisa ir à farmácia uma vez ao mês em busca de seus medicamentos, em média. Como o paciente diabético costuma ir ao médico duas vezes ao ano, seu contato com o farmacêutico é muito maior. Dessa forma, o profissional pode lhe orientar sobre o tratamento medicamentoso da diabetes, além de identificar possíveis interações medicamentosas em tratamentos de curto prazo.

Também cabe ao farmacêutico exercer o papel de educador com os pacientes, identificando àqueles que se enquadram no risco ou alto risco (histórico familiar, obesidade, sedentarismo, tabagismo, hipertensão) de desenvolver a diabetes. Nesse papel, ele deve orientar os que realizam o tratamento da doença sobre quais são as melhores práticas de uso correto das medicações e equipamentos como glicosímetros e dispositivos para aplicação de insulina como canetas e seringas.











Mapa do Site

Serviços Informações Institucional Transparência    Notícias Contatos Acesso Restrito
Agendamento
2ª via Anuidade  
Capacitações
Consultar Farmacêutico  
Consultar Protocolos
CR Web
Denúncias  
Inscrição Profissional
Ouvidoria
Parcelamento  
Requerimento CR
Requerimento Online
Validar Certificado
Validar CND
Validar DIR
Validar DNCE
Agenda CRF/MG  
Área Técnica / Legislações
Concursos
Direitos e Deveres
Licitações
Perguntas Frequentes
Publicações e Documentos
Requerimentos e Modelos        
Associações Farmacêuticas
Comissões
Competências
Diretoria
Estatísticas
Estrutura
Fiscalização
História
Princípios
Projetos
Responsabilidade Social
Acesso à Informação
CONSELHO REGIONAL DE FARMÁCIA DO ESTADO DE MINAS GERAIS
Rua Urucuia, 48 - Floresta
Belo Horizonte/MG | CEP: 30150-060
Horário de Funcionamento:
De segunda a sexta, de 8h às 17h
Todos os direitos reservados. © 2019 - Desenvolvido pela Assessoria de Imprensa e Gerência de Tecnologia da Informação do CRF/MG Conselho Regional de Farmácia de MG