CFF - 04/08/2016 às 13:15:15

Defesa do consultório farmacêutico é fortemente aplaudida no 6º Conbrafarma

O presidente do Conselho Federal de Farmácia (CFF), Walter da Silva Jorge João, participou na terça-feira, dia 2 de agosto, das atividades de abertura do 6º Congresso Brasileiro do Varejo Farmacêutico (Conbrafarma). Em sua fala, durante o Encontro de Lideranças, Walter da Silva Jorge João foi fortemente aplaudido ao fazer a defesa da atuação clínica do farmacêutico nas farmácias comunitárias, em ambiente adequado a isso. A Lei nº 13.021/14 lista uma série de serviços que o farmacêutico tem atribuição de prestar ao paciente. E onde ele vai executá-los? No balcão?”

A legalidade do consultório farmacêutico nesses estabelecimentos foi questionada pelo presidente executivo da Associação Brasileira do Comércio Farmacêutico (ABCFarma), Renato Tamarozzi. Ele foi um dos primeiros a falar, juntamente com o presidente da Associação do Comércio Farmacêutico do Estado do Rio de Janeiro (Ascoferj), Luiz Carlos Marins. Embora seja representante do varejo farmacêutico, Renato Tamarozzi, disse – após suas considerações a respeito das resoluções do CFF sobre as atribuições clínicas do farmacêutico e a prescrição farmacêutica –, que “o consultório farmacêutico fere os interesses da categoria médica”.

Walter da Silva Jorge João apresentou dados consistentes sobre a viabilidade técnica, sanitária e econômica do consultório farmacêutico, cuja definição foi dada pela Resolução CFF n° 585/13. “As pessoas buscam resolutividade para seus problemas de saúde, e mais do que nunca, com a publicação da Lei nº 13.021/14, os pacientes devem considerar a farmácia como local para atender a esta demanda. Não é possível pensar em farmácia com a subutilização da força de trabalho do farmacêutico”, reforçou o presidente do CFF, que, na semana passada, entregou ao presidente da Anvisa, Jarbas Barbosa, o documento com propostas de alteração da RDC n° 44/2009, visando à atualização da norma, incluindo no que diz respeito à implementação do consultório farmacêutico. Jarbas Barbosa declarou que a atualização é necessária e que a Anvisa está aberta às sugestões apresentadas.

O documento entregue à agência é fruto do consenso entre as entidades farmacêuticas e a Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma). Ao contrário da ABCFarma, a entidade compreende a importância da atuação clínica farmacêutica como fator agregador para os seus negócios e criou um programa para incentivar o protagonismo dos profissionais no cuidado aos pacientes. Os consultórios farmacêuticos já foram implantados em 350 estabelecimentos de redes filiadas.

Realizado pelo Instituto de Desenvolvimento do Varejo Farmacêutico (IDVF), o 6º Conbrafarma acontece no Expo Center Norte, em São Paulo, se encerrando hoje, dia 3. A solenidade de abertura foi presidida pelo presidente do IDVF, Vinicius Pedroso, que destacou a importância do evento para o segmento do varejo farmacêutico. “O Conbrafarma pretende impulsionar empreendedorismo e inovação”, disse. Também deu as boas-vindas aos participantes, a diretora técnica do Instituto, Ana Paula Ribeiro da Costa. Também participaram da mesa de abertura, o presidente da ABCFarma, Pedro Zidoi, o deputado federal Walter Ihioshi e o presidente do Sindusfarma, Nelson Mussolini.











Mapa do Site

Serviços Informações Institucional Transparência    Notícias Contatos Acesso Restrito
Agendamento
2ª via Anuidade  
Capacitações
Consultar Farmacêutico  
Consultar Protocolos
CR Web
Denúncias  
Inscrição Profissional
Ouvidoria
Parcelamento  
Requerimento CR
Requerimento Online
Validar Certificado
Validar CND
Validar DIR
Validar DNCE
Agenda CRF/MG  
Área Técnica / Legislações
Concursos
Direitos e Deveres
Licitações
Perguntas Frequentes
Publicações e Documentos
Requerimentos e Modelos        
Associações Farmacêuticas
Comissões
Competências
Diretoria
Estatísticas
Estrutura
Fiscalização
História
Princípios
Projetos
Responsabilidade Social
Acesso à Informação
CONSELHO REGIONAL DE FARMÁCIA DO ESTADO DE MINAS GERAIS
Rua Urucuia, 48 - Floresta
Belo Horizonte/MG | CEP: 30150-060
Horário de Funcionamento:
De segunda a sexta, de 8h às 17h
Todos os direitos reservados. © 2019 - Desenvolvido pela Assessoria de Imprensa e Gerência de Tecnologia da Informação do CRF/MG Conselho Regional de Farmácia de MG