CFF - 21/12/2016 às 13:39:35

Descarte de medicamentos: CFF elabora proposta para resgatar Acordo Setorial

O Grupo de Trabalho de Descarte de Medicamentos e a Logística Reversa do Conselho Federal de Farmácia (CFF) elaborou uma nota técnica que visa dar andamento ao chamado Acordo Setorial, que envolve três propostas apresentadas por fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes sobre logística reversa de medicamentos e está sem parecer do Ministério do Meio Ambiente desde 2014.

"O CFF, entendendo a importância e urgência do tema e o agravo para o meio ambiente e a saúde pública, retoma o assunto como forma de despertar todos os atores envolvidos e responsáveis para o equacionamento desta política já aprovada porém, ainda não implementada", consta na nota técnica.

De acordo com a coordenadora do Grupo de Trabalho, Rossana Freitas Spiguel, o principal objetivo do CFF é levar o acordo setorial adiante. "A proposta é provocar todas as entidades envolvidas para somar forças e tentar resolver este problema no país. Decidimos nos envolver diretamente com este tema porque o farmacêutico é o profissional que mais está ligado a questão do descarte de medicamentos.", explica.

O estudo do CFF apresenta o quadro atual do descarte de medicamentos no Brasil e o que já é feito com relação à logística reversa. Rossana Freitas diz que existem trabalhos de coleta de medicamentos vencidos muito eficientes, citando o caso da cidade de Vitória, no Espírito Santo, encabeçado pelo presidente do Conselho Regional de Farmácia, Gilberto Dutra, que também compõe o Grupo de Trabalho. A iniciativa naquele estado envolve um grande fórum, composto pela Agência Brasileira de Gestão Social e Tecnologia (Abrages), pelo Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Sustentável em Medicamentos (Inbramed), por autoridades da saúde, Assembleia Legislativa e magistrados.

O maior impasse no que se refere à logística reversa ainda está na falta de uma legislação específica determinando o que deve ser feito com os medicamentos recolhidos. "Quem vai fazer o descarte final? Todo o trabalho de viabilidade econômica já foi realizado pela Unicamp, nós já sabemos qual o papel do Meio Ambiente, do Ministério da Saúde. A ideia é rever o que já temos e levar adiante aquilo que já está proposto", conclui Rossana Freitas.

De acordo com a coordenadora do grupo, o texto deverá ser apresentado em audiência nos ministérios da Saúde e do Meio Ambiente, além de servir como base para discussões em conferências de Vigilância em Saúde em 2017.

O Grupo de Trabalho de Descarte de Medicamentos e a Logística Reversa foi instituído pelo CFF, em outubro deste ano, para resgatar as atividades que foram realizadas sobre resíduos de medicamentos, desde a publicação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). É composto por:

Rossana Freitas Spiguel - Conselheira Federal de Farmácia pelo Acre
Gilberto Dutra - Presidente do Conselho Regional de Farmácia do Espírito Santo (CRF-ES)
Clenir Sani Avanza - Comissão de Saúde da OAB/ES
Simone Ribas - Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba
Teófila Margarida Monteiro - CRF-MA
Thiago Coelho Saraiva - CRF-ES
Fabiana Pugliese - CRF-RJ
Josélia Frade - CFF











Mapa do Site

Serviços Informações Institucional Transparência    Notícias Contatos Acesso Restrito
Agendamento
2ª via Anuidade  
Capacitações
Consultar Farmacêutico  
Consultar Protocolos
CR Web
Denúncias  
Inscrição Profissional
Ouvidoria
Parcelamento  
Requerimento CR
Requerimento Online
Validar Certificado
Validar CND
Validar DIR
Validar DNCE
Agenda CRF/MG  
Área Técnica / Legislações
Concursos
Direitos e Deveres
Licitações
Perguntas Frequentes
Publicações e Documentos
Requerimentos e Modelos        
Associações Farmacêuticas
Comissões
Competências
Diretoria
Estatísticas
Estrutura
Fiscalização
História
Princípios
Projetos
Responsabilidade Social
Acesso à Informação
CONSELHO REGIONAL DE FARMÁCIA DO ESTADO DE MINAS GERAIS
Rua Urucuia, 48 - Floresta
Belo Horizonte/MG | CEP: 30150-060
Horário de Funcionamento:
De segunda a sexta, de 8h às 17h
Todos os direitos reservados. © 2019 - Desenvolvido pela Assessoria de Imprensa e Gerência de Tecnologia da Informação do CRF/MG Conselho Regional de Farmácia de MG