Comunicação CRF/MG - 12/05/2016 às 13:36:16

Farmacêutico, higienize sempre suas mãos

No dia 5 de maio é comemorado o Dia Mundial de Higienização das Mãos. A data foi instituída pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para lembrar que a higiene das mãos é a principal ação para reduzir a transmissão de infecções e microrganismos resistentes. Esse cuidado é essencial para a prevenção e o controle das infecções relacionadas à assistência à saúde, promovendo a segurança de pacientes, profissionais e usuários dos serviços de saúde.

Embora a higienização das mãos seja essencial em todas as práticas em saúde, a OMS escolheu como prioridade para sua campanha deste ano a melhoria das práticas de higiene das mãos nas unidades cirúrgicas (clínicas cirúrgicas, centros cirúrgicos e serviços de cirurgia ambulatorial). O objetivo é a prevenção das Infecções do Sítio Cirúrgico (ISC), para a segurança do paciente.

Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), as mãos são consideradas a principal via de transmissão de microrganismos durante a assistência prestada aos pacientes. Isso porque a pele é um possível reservatório de diversos microrganismos, que podem se transferir de uma superfície para outra, por meio de contato direto ou indireto, através do contato com objetos e superfícies contaminados.

Farmacêutico, fique atento e aprenda a higienizar corretamente suas mãos, seguindo o passo a passo: