CFF - 29/09/2016 às 13:30:10

Farmacêuticos contribuem com livro sobre Panorama da Contracepção de Emergência no Brasil

O Instituto de Saúde, da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, editou o Panorama da Contracepção de Emergência no Brasil. Organizado por Regina Figueiredo, Ana Luiza Vilela Borges e Silvia Bastos, contou com a colaboração de profissionais de diversas áreas, incluindo a farmacêutica-bioquímica Vanusa Baeta Figueiredo Peres (consultora do Ministério da Saúde), e as farmacêuticas Luiza Lena Bastos, Naira Villas Bôas Vidal de Oliveira e Iolanda Szabo, todas ligadas à Universidade Federal do Rio de Janeiro.

A proposta surgiu de parceria do Instituto de Saúde com a Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo e a Rede Brasileira de Promoção de Informações e Disponibilização da Contracepção de Emergência (REDE CE), que reuniu pesquisas e análises elaboradas por diversos interlocutores de instituições relacionadas ao tema para compor a divulgação.

Em 11 capítulos, a obra apresenta a situação e análise quanto a contracepção de emergência no cenário internacional, latino-americano e nacional, enquanto conquista de direitos sexuais e reprodutivos. No Brasil, este direito está disponível no âmbito público e privado em casos de violência sexual e situações corriqueiras por falha ou não uso de métodos contraceptivos.

O livro trata do conhecimento desse tipo de método contraceptivo e seu uso pelas mulheres, incluindo jovens, a percepção e orientação de ginecologistas, enfermeiros, serviços de atenção básica em geral e farmacêuticos. Também são expostas as barreiras enfrentadas para o emprego e disponibilidade na rede pública de saúde,o modo pelo qual a mídia brasileira trata o tema e a difusão por meio da Internet como amparo estratégico para atingir o público mais jovem. A intenção é contribuir para o registro histórico dessa política e dar base para que sejam feitas avaliações das ações de planejamento familiar da reprodução, visando reforçar sua promoção como um direito.

Consulte também outras publicações sobre saúde coletiva: