CFF - 29/09/2016 às 13:30:10

Farmacêuticos contribuem com livro sobre Panorama da Contracepção de Emergência no Brasil

O Instituto de Saúde, da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, editou o Panorama da Contracepção de Emergência no Brasil. Organizado por Regina Figueiredo, Ana Luiza Vilela Borges e Silvia Bastos, contou com a colaboração de profissionais de diversas áreas, incluindo a farmacêutica-bioquímica Vanusa Baeta Figueiredo Peres (consultora do Ministério da Saúde), e as farmacêuticas Luiza Lena Bastos, Naira Villas Bôas Vidal de Oliveira e Iolanda Szabo, todas ligadas à Universidade Federal do Rio de Janeiro.

A proposta surgiu de parceria do Instituto de Saúde com a Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo e a Rede Brasileira de Promoção de Informações e Disponibilização da Contracepção de Emergência (REDE CE), que reuniu pesquisas e análises elaboradas por diversos interlocutores de instituições relacionadas ao tema para compor a divulgação.

Em 11 capítulos, a obra apresenta a situação e análise quanto a contracepção de emergência no cenário internacional, latino-americano e nacional, enquanto conquista de direitos sexuais e reprodutivos. No Brasil, este direito está disponível no âmbito público e privado em casos de violência sexual e situações corriqueiras por falha ou não uso de métodos contraceptivos.

O livro trata do conhecimento desse tipo de método contraceptivo e seu uso pelas mulheres, incluindo jovens, a percepção e orientação de ginecologistas, enfermeiros, serviços de atenção básica em geral e farmacêuticos. Também são expostas as barreiras enfrentadas para o emprego e disponibilidade na rede pública de saúde,o modo pelo qual a mídia brasileira trata o tema e a difusão por meio da Internet como amparo estratégico para atingir o público mais jovem. A intenção é contribuir para o registro histórico dessa política e dar base para que sejam feitas avaliações das ações de planejamento familiar da reprodução, visando reforçar sua promoção como um direito.

Consulte também outras publicações sobre saúde coletiva:

http://www.saude.sp.gov.br/instituto-de-saude/producao-editorial/temas-em-saude-coletiva.











Mapa do Site

Serviços Informações Institucional Transparência    Notícias Contatos Acesso Restrito
Agendamento
2ª via Anuidade  
Capacitações
Consultar Farmacêutico  
Consultar Protocolos
CR Web
Denúncias  
Inscrição Profissional
Ouvidoria
Parcelamento  
Requerimento CR
Requerimento Online
Validar Certificado
Validar CND
Validar DIR
Validar DNCE
Agenda CRF/MG  
Área Técnica / Legislações
Concursos
Direitos e Deveres
Licitações
Perguntas Frequentes
Publicações e Documentos
Requerimentos e Modelos        
Associações Farmacêuticas
Comissões
Competências
Diretoria
Estatísticas
Estrutura
Fiscalização
História
Princípios
Projetos
Responsabilidade Social
Acesso à Informação
CONSELHO REGIONAL DE FARMÁCIA DO ESTADO DE MINAS GERAIS
Rua Urucuia, 48 - Floresta
Belo Horizonte/MG | CEP: 30150-060
Horário de Funcionamento:
De segunda a sexta, de 8h às 17h
Todos os direitos reservados. © 2019 - Desenvolvido pela Assessoria de Imprensa e Gerência de Tecnologia da Informação do CRF/MG Conselho Regional de Farmácia de MG