Comunicação CRF/MG - 21/10/2016 às 14:42:16

Farmacêuticos do Farmácia de Todos são consultados sobre recebimento de incentivo

Foi prorrogado para o dia 10 de novembro o prazo para que os farmacêuticos que atuam no Programa Farmácia de Todos respondam ao questionário sobre o repasse do incentivo de R$ 1200,00, destinado a estes profissionais.

Com o intuito de assegurar o repasse do incentivo pelos municípios aos farmacêuticos  que atuam no programa, a diretoria do CRF/MG solicitou reunião com a Superintendência de Assistência Farmacêutica (SAF) da SES-MG (Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais) e COSEMS (Conselho de Secretarias Municipais de Saúde MG). O Sindicato dos Farmacêuticos do Estado de Minas Gerais (Sinfarmig) também foi convidado para tratar do assunto. Durante a reunião ficou definida a realização dessa consulta, via e-mail.

Para atender à solicitação, a SAF elaborou dois questionários: um para os farmacêuticos e outro para os gestores. O CRF/MG encaminhou o questionário para os farmacêuticos do programa. O prazo para a devolução dos questionários era 14 de outubro. No entanto, como somente 231 farmacêuticos, das 587 Farmácia de Todos, responderam, houve a prorrogação.

Se você é farmacêutico do Programa Farmácia de Todos e ainda não respondeu o questionário, não deixe para depois e responda agora mesmo! E se você não recebeu o formulário, via e-mail, atualize o seu cadastro acessando site do CRF/MG (www.crfmg.org.br), no Acesso Restrito, área do farmacêutico. A sua participação é muito importante!

Pesquisa

No questionário, os farmacêuticos devem informar se estão recebendo o repasse do incentivo; faixa salarial; carga horária de trabalho semanal; se o município possui plano municipal de cargos e salários, entre outras informações.

Aos gestores foi perguntado se o município faz parte do Programa Farmácia de Todos; horário de funcionamento da unidade; se o município repassa o valor do incentivo ao farmacêutico diretor técnico responsável pela unidade do programa; faixa salarial do farmacêutico, considerando o vencimento bruto no contracheque; carga horária de trabalho semanal do farmacêutico; se o município possui plano de cargos e salários, entre outros pontos.

"A questão salarial não é uma atribuição direta do Conselho, mas entendemos que é preciso lutar para que o incentivo seja repassado aos profissionais que atuam no Farmácia de Todos.  Temos trabalhado e buscado a valorização do profissional farmacêutico, em todos os seus campos de atuação", ressalta o presidente do CRF/MG Luciano Rena, que tem participado das reuniões sobre o repasse do incentivo.

No entendimento de Luciano, "diante das intervenções e com as informações dos questionários, a Superintendência de Assistência Farmacêutica terá subsídios para avaliar a situação, fazer as adequações necessárias e cobrar junto à gestão da SES-MG o repasse desse incentivo."

Validar CR
Todos os direitos reservados. © 2018 - Desenvolvido pela Assessoria de Imprensa e Gerência de Tecnologia da Informação do CRF/MG Conselho Regional de Farmácia de MG