Fiocruz Brasília abre inscrições para seminário internacional sobre fake news e saúde

Comunicação CRF/MG - 01/02/2019 às 14:44:44

Fake news fazem mal à saúde. E a Fiocruz Brasília, por meio de sua Assessoria de Comunicação, vai reunir jornalistas, pesquisadores, profissionais de saúde, estudantes e interessados no tema entre os dias 18 e 21 de março, para o II Seminário Internacional e VI Seminário Nacional As Relações da Saúde Pública com a Imprensa: Fake News e Saúde.

Diferentes debates entre jornalistas, pesquisadores e profissionais de saúde integram a programação. Entre as novidades já confirmadas nesta edição do evento estão a Seção Científica, com apresentação de resumos científicos e relatos de experiências enviados por pesquisadores e trabalhadores de todo o país, e um minicurso, ministrado pelo pesquisador do Centro de Pesquisas sobre a Comunicação e a Saúde (Comsanté), da Universidade de Quebec em Montreal (UQAM), no Canadá, Alexandre Coutant. Durante o curso gratuito “Informar-se em um mundo de falsas informações: produzir e interpretar conteúdos no novo ecossistema informacional”, os participantes analisarão os impactos das notícias falsas na saúde da população, a desinformação, conflitos e dilemas no mundo da saúde e analisarão experiências reais diante das fake news. O minicurso tem vagas limitadas e as inscrições específicas para esta atividade serão abertas em fevereiro, por meio de formulário específico.

Outra novidade é a convocatória para que desenhistas enviem trabalhos de humor gráfico, tais como cartuns e charges, para exposição durante o evento. Os detalhes desta convocatória para desenhistas estão disponíveis aqui. Durante o evento, será lançado ainda o primeiro e-book da série As relações da saúde pública com a imprensa.

O Seminário é apoiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e as inscrições são gratuitas. Inscreva-se aqui.

Histórico

Esta é a sexta edição do Seminário As relações da saúde pública com a imprensa. O primeiro, realizado em 2008, debateu o papel e a responsabilidade da mídia na apresentação das informações sobre febre amarela para a população. De lá para cá, já foram realizadas outras cinco edições, que enfocam a cobertura jornalística sobre determinado tema em saúde, a saber: H1N1 (2010), a imagem do SUS na mídia (2013), Comunicação em Situação de Risco: ebola, chikungunya, dengue e zika (2015), e aedes aegypti (2017).

Serviço:

Seminário Internacional As Relações da Saúde Pública com a Imprensa: Fake News e Saúde
Data: 18 a 21 de março de 2019
Local: Fiocruz Brasília (L3 Norte, Campus Darcy Ribeiro, Universidade de Brasília)

61 3329- 4581

Inscrições gratuitas neste link.

Confira a programação:

18/03/2019

9h- 12h/ 14h-18h - Mini curso: Informar-se em um mundo de falsas informações: produzir e interpretar conteúdos no novo ecossistema informacional

Alexandre Coutant – Comsanté (Canadá)

(vagas limitadas – inscrições a partir de fevereiro em formulário específico a ser divulgado no site da Fiocruz Brasília )

19/03/2019

10h – 10h30: Mesa de abertura

Nísia Trindade - Presidente da Fiocruz

Fabiana Damásio - Diretora da Fiocruz Brasília

Wagner Vasconcelos - Coordenador da Assessoria de Comunicação da Fiocruz Brasília

10h30 – 12h: Conferência de abertura: Desinformação na era da informação

Alexandre Coutant - Comsanté/ Université du Québec à Montréal (Canadá)

14h – 17h: Mesa redonda Fake news: vacine-se contra!

Cláudio Maierovitch - pesquisador da Fiocruz Brasília

Renata Ribeiro - Jornalista e Coordenadora da assessoria de Comunicação do Instituto Bio-Manguinhos

Helena Sato - Coordenadora do Centro de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo

Natália Cancian - Jornalista do Jornal Folha de S. Paulo