Comunicação CRF/MG - 05/08/2016 às 13:24:19

Frente Mineira de Saúde quer garantir direitos que o PL 6126/2013 estabelece apenas para a medicina

Na noite dessa quinta-feira (4/8), representantes de vários Conselhos e sindicatos de Saúde retomaram as reuniões da Frente Mineira de Saúde (FMS), no auditório do COREN-MG (Conselho Regional de Enfermagem de Minas Gerais). O encontro é resultado do Fórum contra o Ato Médico, promovido na semana passada pelo Conselho Regional de Farmácia de Minas Gerais (CRF/MG).

Embora o PL do Ato Médico - 350/2014, da senadora Lúcia Vânia, tenha sido retirado da pauta no Senado esta semana, as entidades entendem que é preciso continuar a mobilização em defesa da saúde e dos profissionais desse segmento.

Foi definida a criação de agenda permanente de discussão. Na próxima reunião, no dia 30 de agosto, será elaborado um documento para ser entregue aos parlamentares que representam Minas Gerais em Brasília.

A retirada do PL 350/2014 não é motivo para comemorar, ainda, pois, como lembraram os participantes da FMS, outro projeto de lei, o 6126/2013, tramita, em processo adiantado, na Câmara dos Deputados. O PL estabelece atividades privativas da medicina, entre elas, as que são hoje realizadas por farmacêuticos, enfermeiros, cirurgiões-dentistas entre outras profissionais da saúde.

Participaram da reunião no COREN-MG representantes dos Conselhos Regionais de Farmácia, de Enfermagem, Nutrição, Odontologia, Psicologia, Fonoaudiologia, Serviço Social, Biologia, Transvida-MG, Sinfarmig e Somge.

A próxima reunião, no dia 30/8, será na sede do Sindicato dos Farmacêuticos de Minas Gerais.

Saiba mais sobre o PL 6126/2013