CFF - 17/11/2017 às 16:06:03

I CBCF é oficialmente aberto, com boas notícias para os farmacêuticos

Após um dia de intenso movimento, com realização de oficinas, minicursos, palestras, mesas-redondas e circuitos de práticas, foi oficialmente aberto na noite desta quarta-feira, dia 15 de novembro, o I Congresso Brasileiro de Ciências Farmacêuticas, que será realizado até sábado, em Foz do Iguaçu, Paraná. Promovido pelo Conselho Federal de Farmácia (CFF) e Fundação Brasileira de Ciências Farmacêuticas (FBCF), em parceria com o Ministério da Saúde, o congresso reúne 4 mil participantes, entre farmacêuticos, estudantes de Farmácia, profissionais da saúde e convidados. É o maior realizado pelo setor farmacêutico este ano.

Em uma solenidade diferente, em formato de um talk show em que foram abordados os temas de maior interesse da profissão, o presidente de honra do congresso e vice-presidente do CFF, Valmir de Santi, foi o primeiro a falar. Ele deu as boas-vindas aos participantes, que lotaram o auditório principal do Rafain Palace Convention, e apresentou os números do evento: 110 palestras e mesas redondas, 27 cursos e 10 oficinas, entre outras atividades; mais de 250 palestrantes, sendo 20 internacionais; e 926 trabalhos científicos. “Agradeço a confiança de todos os que aqui vieram e à equipe do Sistema CFF/CRFs, pelo trabalho conjunto e apaixonado na construção de um congresso dessa magnitude”, discursou.

Em seu pronunciamento, o ministro da Saúde, Ricardo Barros, acompanhado de sua mulher, a vice-governadora do Paraná, Cida Borghetti, fez um importante anúncio à categoria farmacêutica: em vinte dias será incluída, na Tabela de Procedimentos SIA/SUS, o código para remuneração dos atendimentos clínicos realizados por farmacêuticos. A intenção é valorizar o farmacêutico como um grande aliado nas estratégias para, não apenas reduzir custos com a assistência à saúde, mas melhorar a qualidade do atendimento prestado aos usuários do SUS.

Segundo Ricardo Barros, que retardou as comemorações do seu aniversário para estar presente ao evento, o Ministério da Saúde economizou 4 bilhões reais com medidas de gestão mais eficiente. Desse total mais de 70% está relacionado a redução de gastos com a compra de medicamentos. A economia foi obtida por meio da negociação com fornecedores e também de um maior controle de estoques e do melhor desempenho melhor e evolução na área de assistência farmacêutica.

“A inclusão de um código específico para os farmacêuticos na tabela SIA/SUS era uma reivindicação antiga, pleiteada há muito pelo CFF junto ao Ministério da Saúde”, comemorou o presidente do CFF, Walter da Silva Jorge João. “Com o seu trabalho, os farmacêuticos gerarão receita para as redes municipais e estaduais de saúde, além de proporcionar maior economia e resolutividade na assistência aos usuários do SUS”, complementou.

A presidente da Federação Farmacêutica Internacional (FIP), Carmen Peña, também presente à abertura, encantou-se com o “mar de farmacêuticos” em que se transformou o auditório. “É apaixonante! Estamos vivendo hoje, no Brasil, em Foz do Iguaçu, um momento histórico da Farmácia Brasileira. Vocês estão implementando o que, há 30 anos, alguns loucos, muito poucos em lugares diferentes do mundo, começaram a pensar e a dizer, que nosso objetivo como profissionais da saúde é o paciente. O medicamento é uma ferramenta farmacológica a serviço da saúde. Para melhorar, salvar ou paliar a enfermidade.”

Durante o talk show, o diretor do Departamento de Assistência Farmacêutica e Insumos Estratégicos (DAF/SCTIE/MS), Renato Teixeira Lima, representou o ministro Ricardo Barros. Em resposta ao apresentador sobre as medidas que seriam necessárias para a efetiva implantação do cuidado farmacêutico no SUS, ele reconheceu a excelência do farmacêutico na orientação sobre medicamentos e a urgência em inserir o atendimento clínico farmacêutico na rotina do sistema.











Mapa do Site

Serviços Informações Institucional Transparência    Notícias Contatos Acesso Restrito
2ª via Anuidade  
Capacitações
Consultar Farmacêutico  
Consultar Protocolos
Denúncias  
Inscrição Profissional
Ouvidoria
Parcelamento  
Requerimento
Requerimento Online
Validar Certificado
Validar CR
Agenda CRF/MG  
Área Técnica / Legislações
Concursos
Direitos e Deveres
Licitações
Perguntas Frequentes
Publicações e Documentos
Requerimentos e Modelos        
Associações Farmacêuticas
Comissões
Competências
Congressos
Diretoria
Estatísticas
Estrutura
Fiscalização
História
Princípios
Responsabilide Social
Acesso à Informação
CONSELHO REGIONAL DE FARMÁCIA DO ESTADO DE MINAS GERAIS
Rua Urucuia, 48 - Floresta
Belo Horizonte/MG | CEP: 30150-060
Horário de Funcionamento:
De segunda a sexta, de 8h às 17h
Todos os direitos reservados. © 2016 / 2017 - Desenvolvido pela Assessoria de Imprensa e Gerência de Tecnologia da Informação do CRF/MG Conselho Regional de Farmácia de MG