CFF - 02/08/2016 às 13:15:45

Interpretação de exames laboratoriais é ferramenta indispensável no cuidado ao paciente

A Lei nº 13021/2014 dispõe sobre o exercício e a fiscalização das atividades farmacêuticas e classifica as farmácias como estabelecimentos de saúde materializou a ideia dos consultórios farmacêuticos dentro dos estabelecimentos. Associada aos preceitos das Resolução do Conselho Federal de Farmácia nº 585 e 586/2013, que regulamentam a Prescrição Farmacêutica e as Atribuições Clínicas do Farmacêutico, também viabilizou que os profissionais passassem a oferecer mais serviços de cuidado aos pacientes.

"Farmacêutico pode solicitar, por exemplo, exames laboratoriais, assegurado pela Resolução nº 586, com a finalidade de realizar acompanhamento farmacoterapêutico. Dessa forma, ele vai verificar se o paciente está alcançando a estratégia terapêutica traçada pelo médico para o tratamento", esclarece o consultor ad hoc do CFF, Wellington Barros.

Como a regulamentação dessa prática ainda é muito recente no Brasil, poucos profissionais a aplicam nas farmácias comunitárias. E é para expandir esse campo de atuação que o XII Congresso Mundial de Farmacêuticos de Língua Portuguesa oferecerá um minicurso abordando o tema: Interpretação de exames laboratoriais no processo e cuidado do paciente. O assunto será abordado no dia 9 de novembro pelo membro da Comissão Assessora de Análises Clínicas do Conselho Regional de Farmácia do Espírito Santo (CRF-ES), Jorge Luiz Joaquim Terrão.

O curso tem como foco capacitar os profissionais farmacêuticos a utilizarem as informações fornecidas pelos resultados dos exames laboratoriais complementares, associado-os entre si, bem como aos dados coletados na anamnese. "A mais de 10 anos já ministro este curso, mas com certeza a publicação desta resolução (nº 586) em muito contribui para o aumento da demanda pelo conhecimento, pois ela é um marco na orientação farmacêutica", explica Terrão.

O XII Congresso Mundial de Farmacêuticos de Língua Portuguesa é uma realização do CFF e da Associação de Farmacêuticos de Língua Portuguesa (AFPLP) e será de 8 a 10 de novembro na cidade de Gramado, Rio Grande do Sul. Faça sua inscrição nohttp://www.congressomundial.org.br/.

Quer aprender tudo sobre Interpretação de Exames Laboratoriais?

Venha aprender com os melhores!

O farmacêutico e palestrante Dr. Jorge Luiz Joaquim Terrão ministra cursos sobre o tema há mais de dez anos.











Mapa do Site

Serviços Informações Institucional Transparência    Notícias Contatos Acesso Restrito
Agendamento
2ª via Anuidade  
Capacitações
Consultar Farmacêutico  
Consultar Protocolos
CR Web
Denúncias  
Inscrição Profissional
Ouvidoria
Parcelamento  
Requerimento CR
Requerimento Online
Validar Certificado
Validar CND
Validar DIR
Validar DNCE
Agenda CRF/MG  
Área Técnica / Legislações
Concursos
Direitos e Deveres
Licitações
Perguntas Frequentes
Publicações e Documentos
Requerimentos e Modelos        
Associações Farmacêuticas
Comissões
Competências
Diretoria
Estatísticas
Estrutura
Fiscalização
História
Princípios
Projetos
Responsabilidade Social
Acesso à Informação
CONSELHO REGIONAL DE FARMÁCIA DO ESTADO DE MINAS GERAIS
Rua Urucuia, 48 - Floresta
Belo Horizonte/MG | CEP: 30150-060
Horário de Funcionamento:
De segunda a sexta, de 8h às 17h
Todos os direitos reservados. © 2019 - Desenvolvido pela Assessoria de Imprensa e Gerência de Tecnologia da Informação do CRF/MG Conselho Regional de Farmácia de MG