Comunicação CRF/MG - 05/12/2017 às 14:04:34

Mais dois hospitais terão que manter farmacêuticos em tempo integral

Embora a Lei 13.021/2014 considere toda e qualquer farmácia como estabelecimento de saúde e exija assistência farmacêutica em tempo integral, muitos hospitais ainda resistem ao cumprimento dessa legislação, inclusive, ingressando com ações na Justiça para descumprirem as determinações legais.

Nesses casos, o Conselho Regional de Farmácia de Minas Gerais (CRF/MG) tem trabalhado intensamente para assegurar a assistência farmacêutica nas farmácias hospitalares, independentemente do número de leitos das unidades. Nessa batalha, o CRF/MG, ao demonstrar a importância da atuação do farmacêutico nos hospitais, obteve, recentemente, duas importantes vitórias para a categoria.

A juíza da Sexta Vara da Seção Judiciária de Minas Gerais, Sônia Diniz Viana, negou o pedido da Fundação Gedor da Silveira, da cidade de São Sebastião do Paraíso, que ingressou com ação para não manter farmacêutico em tempo integral na unidade. A juíza também exigiu que a Fundação providenciasse junto ao CRF/MG a Certidão de Regularidade para seu funcionamento.

Em Juiz de Fora, o Hospital e Maternidade Therezinha de Jesus também deverá manter farmacêuticos em seu quadro de funcionários durante todo o horário de funcionamento da unidade hospitalar.  O Hospital possui mais de 50 leitos e pleiteou em juízo autorização para funcionar sem farmacêutico em tempo integral, alegando já ter dois profissionais, sendo um Responsável Técnico e o outro com carga horária de seis horas/dia.

No entanto, o Juiz Federal substituto Vinícius Magno Duarte Rodrigues, da 18ª Vara da Seção Judiciária de Minas Gerais, entendeu que a unidade precisa, sim, prestar assistência farmacêutica durante todo o horário de funcionamento do hospital.

“Desde que assumimos essa gestão, temos trabalhado para o cumprimento da Lei 13.021/2014. Além de garantir a boa assistência à população, também abrimos postos de trabalho para os colegas farmacêuticos”, ressalta o presidente do CRF/MG, Luciano Rena.

Validar CR
Congressos
Responsabilide Social
Todos os direitos reservados. © 2016 / 2017 - Desenvolvido pela Assessoria de Imprensa e Gerência de Tecnologia da Informação do CRF/MG Conselho Regional de Farmácia de MG