Manifesto do CRF/MG contra o desmonte do SUS

Comunicação CRF/MG - 20/04/2018 às 13:24:08

Manifesto do CRF/MG contra o desmonte do SUS

O Conselho Regional de Farmácia de Minas Gerais repudia as medidas que visam minar o Sistema Único de Saúde (SUS). Defendemos veementemente que não é necessário criar um novo modelo de sistema de saúde, e, sim, fortalecer e fazer cumprir as diretrizes nacionais do SUS. Qualquer proposta feita com a intenção de enfraquecer o SUS vai prejudicar fortemente os direitos constitucionais da população no que se refere à saúde.

O SUS é um patrimônio do povo brasileiro conquistado e consolidado a duras penas. É graças a ele que milhares de pessoas têm acesso gratuito à saúde, muitas vezes com qualidade superior do que a oferecida por serviços privados. Não é à toa que o SUS é uma das maiores referências mundiais de saúde pública integral, da qual depende uma maioria esmagadora da população brasileira.

Embora ainda haja inúmeros e complexos desafios a serem superados para garantir a acessibilidade preconizada pelo Sistema, muito mais pode ser alcançado com verdadeira vontade política e com empenho de pessoas preparadas para atuar nesse grandioso projeto.

Vemos com absoluta preocupação a Federação Brasileira de Planos de Saúde (Febraplan) ganhar espaço com sua proposta de um “Novo Sistema Nacional de Saúde. Propor a oferta de planos de saúde a preços populares, com o direcionamento de mais recursos públicos para a saúde complementar e a concentração dos gastos do SUS em procedimentos de alta complexidade é uma ofensa aos mais importantes pressupostos do SUS: a universalidade e acessibilidade do Sistema. Nenhum plano de saúde privado é capaz de garantir a atenção integral e universal oferecida pelo SUS.

Deixar o SUS apenas para procedimentos complexos e de alto custo é contrariar a sua principal vocação: a de promoção da saúde e prevenção de doenças. O SUS precisa ser fortalecido na assistência e na prevenção, evitando internações e procedimentos cirúrgicos. Nesse sentido, as Práticas Integrativas e Complementares, que contam com atuação direta de farmacêuticos têm muito a contribuir.

Ao transferir para estados e municípios a responsabilidade de decidir em quais programas e serviços de saúde investir, o Governo Federal se isenta da difícil tarefa de exigir o cumprimento de todas as ações preconizadas pelo SUS, que dependem do empenho integral das três esferas do Executivo.

Ao contrário do que vem sendo proposto e encontrado acolhida pelo Governo Federal, precisamos de medidas que fortaleçam o SUS e o tornem ainda mais eficiente. O CRF/MG se apresenta como um radical defensor do Sistema e, juntamente com os farmacêuticos que atuam na rede pública, se coloca à disposição para atuar nesse sentido.











Mapa do Site

Serviços Informações Institucional Transparência    Notícias Contatos Acesso Restrito
Agendamento
2ª via Anuidade  
Capacitações
Consultar Farmacêutico  
Consultar Protocolos
CR Web
Denúncias  
Inscrição Profissional
Ouvidoria
Parcelamento  
Requerimento CR
Requerimento Online
Validar Certificado
Validar CR
Agenda CRF/MG  
Área Técnica / Legislações
Concursos
Direitos e Deveres
Licitações
Perguntas Frequentes
Publicações e Documentos
Requerimentos e Modelos        
Associações Farmacêuticas
Comissões
Competências
Diretoria
Estatísticas
Estrutura
Fiscalização
História
Princípios
Projetos
Responsabilidade Social
Acesso à Informação
CONSELHO REGIONAL DE FARMÁCIA DO ESTADO DE MINAS GERAIS
Rua Urucuia, 48 - Floresta
Belo Horizonte/MG | CEP: 30150-060
Horário de Funcionamento:
De segunda a sexta, de 8h às 17h
Todos os direitos reservados. © 2018 - Desenvolvido pela Assessoria de Imprensa e Gerência de Tecnologia da Informação do CRF/MG Conselho Regional de Farmácia de MG