Comunicação CRF/MG - 26/07/2017 às 16:55:12

O Farmacêutico Sabe e Pode Fazer

São muitas as atribuições e áreas de atuação do farmacêutico. Devidamente regulamentadas pelo Conselho Federal de Farmácia (CFF), são quase 80 áreas. Muitas ainda são desconhecidas da população, bem como algumas competências desse profissional da saúde.

Visando o esclarecimento e a valorização da profissão e do profissional farmacêutico, o Conselho Regional de Farmácia de Minas Gerais (CRF/MG) dá início a uma campanha em seus canais de comunicação (site, Facebook, Instagram, Whatsapp e Twitter) e convida a todos os farmacêuticos a participarem, divulgando amplamente as informações.

“Não podemos permitir que outras categorias profissionais questionem ou diminuam as nossas capacidades como farmacêuticos. Nós sabemos e podemos fazer, sim, principalmente quando diz respeito ao cuidado com o paciente”, ressalta o presidente do CRF/MG, Luciano Rena.

Com o tema “O Farmacêutico sabe e pode fazer”, a campanha começa com a área de Fitoterapia.

 

O Farmacêutico pode prescrever medicamentos fitoterápicos de venda livre

A fitoterapia é uma prática complementar de saúde, das mais conhecidas e utilizadas no Brasil. A população brasileira já faz vasto uso das plantas medicinais, conforme o conhecimento popular. Contudo, em alguns casos, a população desconhece a interação das plantas com os medicamentos sintéticos que consome, a dose correta, o tempo apropriado de uso, o melhor método para o preparo caseiro de cada planta, dentre outras questões que podem ser determinantes para o sucesso do tratamento.

Fazer uso de chás e plantas medicinais sem orientação é também automedicação. Na consulta, o farmacêutico pode avaliar cada caso e, se houver necessidade, prescrever fitoterápicos de venda livre, incluindo produtos industrializados, manipulados e até mesmo plantas medicinais frescas ou secas. Além disso, ele é capacitado para orientar sobre o uso adequado e fazer o encaminhamento a outros profissionais de saúde quando necessário.

 

Farmácia Viva

O farmacêutico atua intensamente nas Farmácias Vivas no Sistema Único de Saúde (SUS), onde o profissional seleciona, extrai e prepara vários medicamentos e fórmulas farmacêuticas para atendimento à população.

Por meio das Farmácias Vivas, o paciente tem acesso ao tratamento fitoterápico gratuito de diversas patologias, com o uso de plantas medicinais.

No entanto, para o uso correto e seguro de qualquer medicamento, mesmo os fitoterápicos, é necessária a devida orientação. Por isso, procure sempre o seu farmacêutico!

 

Com informações da Comissão Assessora de Fitoterapia do CRF/MG

 

 

 











Mapa do Site

Serviços Informações Institucional Transparência    Notícias Contatos Acesso Restrito
2ª via Anuidade  
Capacitações
Consultar Farmacêutico  
Consultar Protocolos
Denúncias  
Inscrição Profissional
Ouvidoria
Parcelamento  
Requerimento
Requerimento Online
Validar Certificado
Validar CR
Agenda CRF/MG  
Área Técnica / Legislações
Concursos
Direitos e Deveres
Licitações
Perguntas Frequentes
Publicações e Documentos
Requerimentos e Modelos        
Associações Farmacêuticas
Comissões
Competências
Congressos
Diretoria
Estatísticas
Estrutura
Fiscalização
História
Princípios
Responsabilide Social
Acesso à Informação
CONSELHO REGIONAL DE FARMÁCIA DO ESTADO DE MINAS GERAIS
Rua Urucuia, 48 - Floresta
Belo Horizonte/MG | CEP: 30150-060
Horário de Funcionamento:
De segunda a sexta, de 8h às 17h
Todos os direitos reservados. © 2016 / 2017 - Desenvolvido pela Assessoria de Imprensa e Gerência de Tecnologia da Informação do CRF/MG Conselho Regional de Farmácia de MG