CFF - 14/12/2017 às 15:24:59

Perigos no descarte incorreto de medicamentos e resíduos sólidos

O descarte incorreto de medicamentos que não estão em uso, que perderam a validade ou que estão sobrando é uma situação de risco para a saúde das pessoas e uma agressão ao meio ambiente, por meio da contaminação da água, do solo e de animais. É, no lixo comum ou na rede pública de esgoto, onde é descartada a maior parte desses produtos cuja origem, em sua ampla maioria, são os domicílios. Os perigos estão contidos, também, na destinação equivocada de resíduos sólidos, como lâmpadas fluorescentes, baterias de celulares, entre outros. “A inalação do vapor de mercúrio exalado das lâmpadas fluorescentes, quando quebram, pode causar taquicardia e fechamento de glote”, alerta a DRA. GIZELE LEAL. A farmacêutica GIZELE LEAL é a convidada da “Entrevista Farmacêutica” que vai ao ar, na próxima quarta-feira (13.12.17), para falar sobre o assunto.

A ENTREVISTADA - Farmacêutica industrial pela Universidade Federal de Alfenas (Unifal), DRA. GIZELE LEAL tem habilitação em Homeopatia e especialização em Química pela Universidade Federal de Lavras (UFLA), em Minas. Em 2006, ao assumir a responsabilidade técnica do almoxarifado central da prefeitura de Ipatinga (MG), sua terra natal, ela se viu diante do desafio de solucionar o grave problema da destinação dos medicamentos vencidos. Foi quando implantou a logística reversa, no Município.

Em 2010, GIZELE LEAL criou, em Ipatinga, a empresa Farmabiente (Farmacêuticos no Meio Ambiente) e, depois, implantou – e coordena -, no Conselho Regional de Farmácia de Minas (CRF-MG), o programa “Traga de volta”, de descarte correto de medicamentos que, hoje, já atende a mais de 20 municípios mineiros. DRA. GIZELE LEAL é conselheira regional de Farmácia de Minas. No CRF-MG, ela coordena a Comissão Assessora sobre Resíduos e Meio Ambiente.

A “Entrevista Farmacêutica” vai ao ar, a partir das 15h30, pela "Rádio Nacional da Amazônia" (Ondas Curtas 11.780 KHz e 6.180KHz), emissora da EBC (Empresa Brasil de Comunicação). Esta entrevista será editada e veiculada, também, por uma rede formada por 2.205 emissoras de rádio localizadas, em todo o Brasil e, também, nos Estados Unidos (Flórida e Connecticut), Argentina, Uruguai, Paraguai e Guiana. A rede é liderada pela “Agência Radioweb”.

Esforço conjunto do CFF e da "Rádio Nacional da Amazônia"/EBC, a “Entrevista Farmacêutica” tem o objetivo de levar à população informações em saúde, com um sentido de utilidade pública. É idealizada e produzida pelo jornalista Aloísio Brandão, assessor de imprensa do CFF, e apresentada pela jornalista Artemisa Azevedo, da EBC.

CLIQUE AQUI E OUÇA A “ENTREVISTA FARMACÊUTICA” AO VIVO. Assim, você acessará a página da EBC. Em seguida, clique em “ouvir”.

Para ter acesso às entrevistas gravadas, entre na página do CFF (www.cff.org.br) e acesse o link para a “Entrevista Farmacêutica”.

Autor: Pelo Jornalista Aloísio Brandão, assessor de imprensa do CFF.

Validar CR
Congressos
Responsabilide Social
Todos os direitos reservados. © 2018 - Desenvolvido pela Assessoria de Imprensa e Gerência de Tecnologia da Informação do CRF/MG Conselho Regional de Farmácia de MG