CFF - 28/07/2016 às 13:40:54

Proposta de revisão da RDC nº 44 é entregue ao presidente da Anvisa

Um importante passo para a consolidação das farmácias como estabelecimentos de saúde foi dado nesta quarta-feira, dia 27 de julho. Foi entregue pelo presidente do Conselho Federal de Farmácia (CFF), Walter da Silva Jorge João, ao presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Jarbas Barbosa, a proposta da Farmácia para a revisão da Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) nº 44/2009, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), à luz da Lei nº 13.021/14. Participou da entrega o presidente executivo da Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma), Sergio Mena Barreto.

Aprovada em reunião plenária extraordinária do CFF no dia 31 de maio, com a participação de todos os conselheiros federais, a proposta é fruto do consenso entre o CFF, as demais entidades farmacêuticas e a Abrafarma, representando o segmento do comércio farmacêutico. Além de representantes dessas entidades, participaram da elaboração do documento, que começou a ser estruturado em fevereiro de 2016, consultores ad hoc, assessores e membros dos grupos de trabalho afins do CFF, bem como farmacêuticos que atuam em farmácias comunitárias.

O presidente do CFF fez uma breve exposição dos motivos que levaram as entidades farmacêuticas a tomar a iniciativa. "Com a aprovação da Lei nº 13.021/14, tornou-se imperativa a necessidade da revisão da RDC/Anvisa nº 44/2009, uma vez que as farmácias foram autorizadas a incorporar uma série de ações e serviços que não realizavam. É preciso adequar a normativa a esta nova realidade”, assinala o presidente do CFF, Walter da Silva Jorge João, destacando a importância de a proposta refletir o senso comum entre representações de todos os segmentos farmacêuticos.

Para a elaboração da proposta, apresentada já em formato de resolução, foi feito um exaustivo trabalho de revisão da legislação e das regulamentações vigentes. Entre as inovações, destacou o presidente da Abrafarma, Mena Barreto, estão a regulamentação medicamentos que necessitam de condições especiais de armazenamento e conservação (MCEA) nas farmácias comunitárias e a incorporação do termo consultório farmacêutico. “Fomos buscar na literatura mundial os subsídios para contemplar toda a gama de serviços e ações abarcados pelo acompanhamento farmacoterapêutico, uma das atribuições do farmacêutico nas farmácias, conforme previsto na nova lei” acrescentou Josélia Frade, assessora da Presidência do CFF.

O presidente da Anvisa agradeceu a contribuição e demonstrou grande abertura às sugestões. Ele informou que repassará o documento ao grupo técnico da agência que está responsável pela elaboração da minuta de revisão da RDC. O diretor-adjunto da Anvisa, Pedro Ivo, e a assessora do Gabinete da Presidência do órgão (Gadip), Doriane Patrícia, que participaram da reunião, elogiaram o documento. “Parabéns ao CFF e à Abrafarma pela proposta substanciosa, tanto pelo formato quanto pelo conteúdo”, comentou Pedro Ivo. O assessor da Presidência do CFF, Tarcísio José Palhano, destacou que Doriane Patrícia foi uma grande incentivadora do trabalho e destacou se sentir gratificado. “Quero registrar o meu sentimento em assistir, neste momento de tanto descrédito nas instituições, a consumação de um ato revestido de objetivo tão sublime. É o que nos faz concluir que os nossos esforços valem a pena.”

Também participaram da audiência com Jarbas Barbosa, o farmacêutico Cassyano Correr e o advogado Francisco Celso Rodrigues, ambos pela Abrafarma, e o assessor jurídico do CFF, Gustavo Beraldo. Ao final da audiência, o presidente do CFF entregou a Jarbas Barbosa a réplica de uma farmácia que guarda o exemplar do livro comemorativo dos 50 anos do CFF.











Mapa do Site

Serviços Informações Institucional Transparência    Notícias Contatos Acesso Restrito
Agendamento
2ª via Anuidade  
Capacitações
Consultar Farmacêutico  
Consultar Protocolos
CR Web
Denúncias  
Inscrição Profissional
Ouvidoria
Parcelamento  
Requerimento CR
Requerimento Online
Validar Certificado
Validar CND
Validar DIR
Validar DNCE
Agenda CRF/MG  
Área Técnica / Legislações
Concursos
Direitos e Deveres
Licitações
Perguntas Frequentes
Publicações e Documentos
Requerimentos e Modelos        
Associações Farmacêuticas
Comissões
Competências
Diretoria
Estatísticas
Estrutura
Fiscalização
História
Princípios
Projetos
Responsabilidade Social
Acesso à Informação
CONSELHO REGIONAL DE FARMÁCIA DO ESTADO DE MINAS GERAIS
Rua Urucuia, 48 - Floresta
Belo Horizonte/MG | CEP: 30150-060
Horário de Funcionamento:
De segunda a sexta, de 8h às 17h
Todos os direitos reservados. © 2019 - Desenvolvido pela Assessoria de Imprensa e Gerência de Tecnologia da Informação do CRF/MG Conselho Regional de Farmácia de MG