Jornalismo SES-MG - 20/12/2018 às 15:02:55

SES-MG alerta sobre problemas no lote de Insulina NPH

Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) foi comunicada na tarde desta quarta-feira (19/12) que houve um problema no lote 430918A, da Insulina NPH, que é distribuída a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) que necessitam do medicamento para controlar a diabetes.

Técnicos do município de Mateus Leme, na Regional de Saúde de Belo Horizonte, identificaram alteração na cor do produto, que deveria ser de aspecto leitoso, mas no lote identificado, está translúcido.

Importante pontuar que o medicamento é de aquisição do Ministério da Saúde e distribuído pela SES-MG.

A SES-MG já está disparando um alerta para todas as unidades de dispensação do medicamento no estado, informando do ocorrido e recomendado a não utilização do produto e a segregação do referido lote. Vale ressaltar que a administração do tipo de insulina errada pode acarretar problemas graves à saúde do usuário, podendo, inclusive, levar à morte.

Tipos de insulina

Insulina Regular é uma insulina rápida e tem coloração transparente. Após ser aplicada, seu início de ação acontece entre meia e uma hora, e seu efeito máximo se dá entre duas a três horas após a aplicação.

Já Insulina Humana Recombinante (NPH - Neutral Protamine Hagedorn) é uma insulina intermediária e tem coloração leitosa. A Protamina o nome da substância que é adicionada à insulina para retardar seu tempo de ação. Após ser aplicada, seu início de ação acontece entre duas e quatro horas, seu efeito máximo se dá entre quatro a 10 horas e a sua duração é de 10 a 18 horas.