Comunicação CRF/MG - 23/01/2017 às 16:30:04

TODOS JUNTOS CONTRA A FEBRE AMARELA!

O número de casos suspeitos de febre amarela em Minas Gerais coloca em alerta autoridades e técnicos de Saúde. O momento é de redobrar a atenção no cuidado com as pessoas com suspeita da doença e nas ações para eliminar os focos do mosquito Aedes aegypti (o mesmo da dengue, zika e chicungunya), que pode disseminar a febre amarela no meio urbano.

O Conselho Regional de Farmácia de Minas Gerais (CRF/MG) e os farmacêuticos mineiros não poderiam ficar de fora de mais uma ação que visa proteger a população. A situação é grave, principalmente em cidades do Leste e Nordeste de Minas. No estado, são mais de 150 cidades em alerta em função da febre amarela.

Até o último dia 20 de janeiro, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) notificou 272 casos suspeitos da doença, sendo que desses 47 estão confirmados. Dos 71 óbitos suspeitos, 25 foram confirmados, tendo como causa a febre amarela.

De acordo com a SES-MG, essas mortes ocorreram nos municípios de Ladainha, Piedade de Caratinga, Ipanema, Malacacheta, Imbé de Minas, São Sebastião do Maranhão, Frei Gaspar, Itambacuri, Pote, Setubinha, Teófilo Otoni e Ubaporanga.

Para contribuir com o farmacêutico em suas orientações ao seu paciente, o CRF/MG disponibiliza aqui material informativo que pode ser impresso e utilizado durante as ações junto à comunidade. Acesse!

Farmacêuticos, Associações, Prefeituras e Regionais de Saúde mobilizem sua comunidade no combate à febre amarela! Estamos todos juntos contra a febre amarela!