Vacina Influvac já pode ser usada em crianças pequenas

Anvisa - 13/12/2018 às 15:04:33

Vacina Influvac já pode ser usada em crianças pequenas

Foi publicada no D.O.U da última segunda-feira (10/12) a aprovação da ampliação do uso da Influvac Tetra, uma vacina tetravalente contra o vírus influenza (gripe), fragmentada e inativada. Com isso, essa vacina, que é um produto biológico, poderá ser usada por crianças com idade a partir de três anos. A concessão foi para a empresa Abbott Laboratórios do Brasil Ltda.

Medicamentos biológicos

De acordo com a Anvisa, os medicamentos biológicos são moléculas complexas, obtidas a partir de fluidos biológicos, tecidos de origem animal ou procedimentos biotecnológicos. O processamento desses produtos é realizado por meio de manipulação ou inserção de outro material genético (tecnologia do DNA recombinante) ou alteração dos genes, que ocorre devido à irradiação, ao uso de produtos químicos ou à seleção forçada.

Um medicamento biológico novo contém uma molécula com atividade biológica conhecida, ainda não registrada no Brasil e que tenha passado por todas as etapas de fabricação (formulação, envase, liofilização, rotulagem, embalagem, armazenamento, controle de qualidade e liberação do lote de medicamento biológico novo para uso).