Comunicação CFF/MG - 14/01/2019 às 15:47:36

Alto consumo de antibióticos no Brasil preocupa especialistas

O número de doses de antibióticos consumidas no Brasil está entre os maiores do mundo, superando a média da Europa, Canadá e Japão. De acordo com relatório da Organização Mundial da Saúde, o nosso país ocupa a 17ª posição entre as 65 nações pesquisadas. O alto consumo desses produtos preocupa a agência pelo fato de favorecer o surgimento de bactérias multirresistentes causadoras de infecções difíceis de curar. Na avaliação do médico e pesquisador José Rúben Bonfim – que atua na área de assistência farmacêutica no estado de São Paulo – um dos grandes fatores para essa realidade é a prescrição inadequada.

Ele explica que muitos médicos e cirurgiões dentistas ainda tendem a receitar novos antibióticos e em situações desnecessárias, como no caso de problemas respiratórios causados por vírus. “Os antibióticos não tem ação nos vírus. Então o uso continuado do tratamento de faringite, que são virais, com antibióticos leva com o tempo à seleção de bactérias que existem na garganta, na pele e no ouvido que são resistentes a esses antibióticos.”

Ao contrário do que é geralmente noticiado, o médico lembra que o maior número de ocorrências de resistência microbiana não é verificado nos hospitais. “Acontece que os grandes especialistas em todo mundo afirmam, com prova, que o maior problema da resistência antimicrobiana não está relacionada ao hospital, que aliás responde por uma parcela mínima, 10%. Enquanto 90% é gerada na atenção básica, nos cuidados primários de saúde, ou seja, as prescrições que se fazem em ambulatórios.”

José Rúben atua no Instituo de Saúde, órgão de pesquisa ligado à Secretaria de Saúde de São Paulo, onde avalia tecnologia de saúde. Ele também trabalha na orientação de equipes de médicos, farmacêuticos e enfermeiros no sistema público do município. O médico é também revisor dos Guias de Prática Clínica do CFF.







Mapa do Site

Serviços Informações Institucional Transparência    Projeto Eleições Contatos Acesso Restrito
Agendamento
Validar PGRSS
Anuidade
Capacitações
Consultar Farmacêutico  
Consultar Protocolos
Denúncias  
Empresa Nova - Registro
Impressão CRT
Inscrição Profissional
Ouvidoria
Requerimento CR
Requerimento Online
Validar Certificado
Validar CND
Validar DIR
Validar DNCE
Agenda e Eventos Farmacêuticos
Área Técnica / Legislações
Concursos
Direitos e Deveres
Licitações
Mídias Sociais
Perguntas Frequentes
Publicações e Documentos
Requerimentos e Modelos        
Associações Farmacêuticas
Comissões
Competências
Diretoria
Estatísticas
Estrutura
Fiscalização
História
Princípios
Responsabilidade Social
Atitude Farmacêutica
CRFMG de Vantagens
Receita Legível
CRF ON
Acesso à Informação
CONSELHO REGIONAL DE FARMÁCIA DO ESTADO DE MINAS GERAIS
Rua Rodrigues Caldas, 493 - Santo Agostinho
Belo Horizonte/MG | CEP: 30.190-120
Telefone: (31) 3218-1000
Horário de Funcionamento:
De segunda a sexta, de 08h às 17h
Todos os direitos reservados. © 2024 - Desenvolvido pela Assessoria de Imprensa e Gerência de Tecnologia da Informação do CRF/MG Conselho Regional de Farmácia de MG