Folha de S. Paulo - 25/08/2016 às 13:45:46

Efeitos graves da zika são notados em bebê após 6 meses de nascimento

Um bebê que nasceu infectado com o vírus da zika ficou pelo menos 67 dias com o vírus no organismo.

O caso foi descrito em um novo estudo, publicado na tarde desta quarta (24) no prestigioso periódico da área médica "The New England Journal of Medicine".

Os autores, da USP e da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, contam que a mãe, de São Paulo, teve sintomas de zika (como vermelhidão na pele, dor de cabeça, olhos vermelhos, inchaço e dor nas articulações) no terceiro trimestre de gestação.

A provável via de contágio é a sexual, pois o pai havia apresentado sintomas semelhantes três semanas antes da mãe –ele tinha viajado para a Paraíba, onde há uma maior concentração de casos de zika.

Os autores apresentam esse como o possível primeiro caso em que uma mãe foi infectada pela via sexual durante a gestação.

O bebê nasceu com 48 cm, 3,1 kg e circunferência da cabeça de 32,5 cm (um pouco abaixo da média). Externamente, não havia sinais de anormalidades.

No exame radiológico, no entanto, ficou demonstrado que o cérebro havia, sim, sofrido com os efeitos da infecção –houve redução do volume cerebral (e consequente aumento das cavidades cerebrais conhecidas como ventrículos) e focos de calcificação (que marcam lugares onde houve lesões).

Com 54 dias de vida, o bebê foi examinado novamente e foi constatada presença do vírus no sangue, na saliva e na urina. Ainda havia material genético do vírus no sangue no 67º dia de vida.

O prejuízo deixado pela zika no bebê pôde ser aferido no sexto mês de vida –havia um atraso do desenvolvimento neuropsicomotor, tônus reduzido nos músculos e uma dificuldade de locomoção principalmente do lado direito.

Os exames de sangue foram refeitos no dia 216 (um pouco mais de sete meses após o nascimento) e, apesar de haver anticorpos contra o vírus, o próprio agente infeccioso não podia mais ser detectado.












Mapa do Site

Serviços Informações Institucional Transparência    Notícias Contatos Acesso Restrito
Agendamento
2ª via Anuidade  
Capacitações
Consultar Farmacêutico  
Consultar Protocolos
CR Web
Denúncias  
Inscrição Profissional
Ouvidoria
Parcelamento  
Requerimento CR
Requerimento Online
Validar Certificado
Validar CND
Validar DIR
Validar DNCE
Agenda CRF/MG  
Área Técnica / Legislações
Concursos
Direitos e Deveres
Licitações
Perguntas Frequentes
Publicações e Documentos
Requerimentos e Modelos        
Associações Farmacêuticas
Comissões
Competências
Diretoria
Estatísticas
Estrutura
Fiscalização
História
Princípios
Projetos
Responsabilidade Social
Acesso à Informação
CONSELHO REGIONAL DE FARMÁCIA DO ESTADO DE MINAS GERAIS
Rua Urucuia, 48 - Floresta
Belo Horizonte/MG | CEP: 30150-060
Horário de Funcionamento:
De segunda a sexta, de 8h às 17h
Todos os direitos reservados. © 2019 - Desenvolvido pela Assessoria de Imprensa e Gerência de Tecnologia da Informação do CRF/MG Conselho Regional de Farmácia de MG