CFF - 17/07/2017 às 14:46:02

Esclarecimento sobre programa Bem Estar

O Sistema Conselho Federal de Farmácia/Conselhos Regionais de Farmácia (CFF/CRFs) vem a público manifestar a sua indignação em relação ao comentário antiético e pretensioso do médico infectologista Caio Rosenthal, no Programa Bem Estar da Rede Globo de hoje, dia 17 de julho. 


Ao abordar sobre a importância de o paciente buscar o tratamento adequado caso contraia uma doença sexualmente transmissível, o médico consultor do programa se esqueceu de que o paciente sempre está melhor assistido quando pode contar com o apoio de uma equipe multidisciplinar de saúde, com cada profissional, em sua área, fazendo o seu papel. Os médicos são importantes, mas, nem de longe, são capazes de atuar de forma isolada. Nenhum profissional da saúde o é. 


O médico consultor também se esqueceu de que as farmácias, pela sua capilaridade, são o primeiro lugar que o paciente busca, especialmente considerando a enorme dificuldade de acesso aos tratamentos, ainda mais na rede pública, única opção da maioria dos brasileiros. 
Como profissional da saúde que é, atuando em estabelecimentos de saúde – sim, embora o Dr. Caio Rosenthal demonstre não saber que as farmácias não são mais apenas meros pontos comerciais, sendo classificadas por lei como unidades de assistência à saúde –, o farmacêutico têm uma enorme contribuição a prestar.


O farmacêutico tem um papel fundamental na orientação desse paciente sobre a doença; no seu encaminhamento a um serviço de saúde para o devido diagnóstico, e no acompanhamento do tratamento, para que haja a necessária adesão e que os medicamentos sejam seguros e eficazes. 
Apenas para citar um exemplo, os farmacêuticos da rede pública do Rio de Janeiro têm atuado no acompanhamento de gestantes com sífilis, para evitar o abandono de tratamento e assegurar que tanto as pacientes quanto seus parceiros recebam todas as doses dos medicamentos prescritos. 
Importante lembrar, ainda, que por trás do diagnóstico laboratorial, muitas vezes, está o farmacêutico analista clínico. 
Por último, o Sistema CFF/CRFs vem a público alertar a TV Globo a respeito da importância de colocar profissionais devidamente preparados para abordar assuntos relacionados a medicamentos, suas reações adversas, interações indesejáveis, para que não corra o risco de confundir o público leigo. 


O Sistema CFF/CRFs já encaminhou esta nota à Rede Globo e à produção do programa Bem Estar, e aguarda a retratação do médico. Além disso, informa que as providências cabíveis no caso já estão sendo adotadas junto ao Conselho Federal de Medicina e ao Conselho Regional de Medicina de São Paulo. 


O CFF e os CRFs se colocam à disposição para indicar farmacêuticos que possam contribuir com os veículos de imprensa em sua missão de bem informar.

 

 







Mapa do Site

Serviços Informações Institucional Transparência    Projeto Eleições Contatos Acesso Restrito
Agendamento
Validar PGRSS
Anuidade
Capacitações
Consultar Farmacêutico  
Consultar Protocolos
Denúncias  
Empresa Nova - Registro
Impressão CRT
Inscrição Profissional
Ouvidoria
Requerimento CR
Requerimento Online
Validar Certificado
Validar CND
Validar DIR
Validar DNCE
Agenda e Eventos Farmacêuticos
Área Técnica / Legislações
Concursos
Direitos e Deveres
Licitações
Mídias Sociais
Perguntas Frequentes
Publicações e Documentos
Requerimentos e Modelos        
Associações Farmacêuticas
Comissões
Competências
Diretoria
Estatísticas
Estrutura
Fiscalização
História
Princípios
Responsabilidade Social
Atitude Farmacêutica
CRFMG de Vantagens
Receita Legível
CRF ON
Acesso à Informação
CONSELHO REGIONAL DE FARMÁCIA DO ESTADO DE MINAS GERAIS
Rua Rodrigues Caldas, 493 - Santo Agostinho
Belo Horizonte/MG | CEP: 30.190-120
Telefone: (31) 3218-1000
Horário de Funcionamento:
De segunda a sexta, de 08h às 17h
Todos os direitos reservados. © 2024 - Desenvolvido pela Assessoria de Imprensa e Gerência de Tecnologia da Informação do CRF/MG Conselho Regional de Farmácia de MG