Os farmacêuticos de Montes Claros e região já podem fazer sua inscrição para o Prescrifar, curso gratuito de Capacitação em Prescrição "> Conselho Regional de Farmácia / MG


Comunicação CRF/MG - 18/05/2016 às 19:15:56

Inscrições abertas para o Prescrifar em Montes Claros!

Os farmacêuticos de Montes Claros e região já podem fazer sua inscrição para o Prescrifar, curso gratuito de Capacitação em Prescrição Farmacêutica. O curso será ministrado no Auditório da FUNORTE, Campus São Norberto, em Montes Claros. As aulas tem início no dia 18 de junho e terminam no dia 23 de julho, sendo realizadas sempre aos sábados, de 8h às 17h.




O curso terá seis disciplinas, distribuídas em cinco módulos, totalizando 45 horas/aula. Serão oferecidas 250 (duzentos e cinquenta) vagas e o critério de seleção segue edital publicado na Área Restrita do farmacêutico, no site do Conselho Regional de Farmácia de Minas Gerais (CRF/MG).

O intuito do Prescrifar é aprimorar os conhecimentos exigidos para a prescrição farmacêutica, abordando de forma direta e sucinta todas as disciplinas relacionadas à atividade, previstas nas Resoluções do CFF números 585 e 586 de 2013.

Para saber mais sobre o curso, leia aqui o edital completo

Inscrições

As inscrições só podem ser realizadas pelo site do Conselho e, para fazê-la, o farmacêutico deve acessar a área restrita, aqui:  http://goo.gl/GdJDMd. Em seguida deve clicar no menu, do lado direito, em “eventos” e, então, em “inscrições abertas”. 

Calendário

Criar um programa de cursos de capacitação para prescritores farmacêuticos, de modo a incentivar e qualificar a prática profissional, foi um dos compromissos da atual diretoria do Conselho Regional de Farmácia de Minas Gerais (CRF/MG), que já se concretizou. O Prescrifar, curso gratuito de Capacitação em Prescrição Farmacêutica, está a todo vapor. Em Belo Horizonte, em duas turmas estão inscritos 470 farmacêuticos, sendo que as aulas da segunda turma começam no próximo sábado (2/4). Até o final do ano, cerca de mais de mil farmacêuticos, em seis cidades do estado, terão a mesma oportunidade.

 

Confira as outras cidades e data de início previsto para as aulas:

- Teófilo Otoni: 16 de julho

- Uberlândia: 6 de agosto

- Juiz de Fora: 17 de setembro

- Pouso Alegre: 29 de outubro

 

Sobre o curso

O público-alvo é de profissionais farmacêuticos, principalmente os residentes na cidade ou região onde o curso será realizado. Serão oferecidos cinco módulos, totalizando 45 horas/aula e duração de dois meses e meio, com aulas aos sábado, duas vezes ao mês. O intuito é aprimorar os conhecimentos exigidos para a prescrição farmacêutica, abordando de forma direta e sucinta todas as disciplinas relacionadas à atividade, previstas nas Resoluções do CFF números 585 e 586 de 2013.

As aulas estão distribuídas nas disciplinas: Legislação Farmacêutica, Comunicação Interpessoal e atendimento ao paciente, Fisiopatologia, Semiologia e Discussão de Casos Clínicos, Farmacologia Clínica e Terapêutica e Boas Práticas na Prescrição de Medicamentos.

Ao final do curso o farmacêutico vai contar com as ferramentas necessárias para a realização da consulta farmacêutica e prescrição de medicamentos isentos, agregando maior conhecimento relacionado ao cuidado clínico dos pacientes. "O intuito do curso é promover a prescrição farmacêutica e inserir de forma efetiva o farmacêutico no rol dos profissionais prescritores, de modo seguro para o paciente", ressalta o presidente do CRF/MG Luciano Rena. 

 

Dúvidas frequentes

 - Pessoas de outros estados podem se inscrever?

Não. Os cursos oferecidos pelo CRF/MG visam atender aos profissionais farmacêuticos inscritos no CRF/MG e regulares com a instituição.

 

- Estudante pode participar?

O Prescrifar é voltado para profissionais já graduados. Porém, o CRF/MG está trabalhando em projetos específicos para os estudantes de farmácia. Professores ou coordenadores de curso que tiverem interesse em levar cursos e palestras aos seus alunos devem entrar em contato com o CRF/MG, pelo e-mail capacifar@crfmg.org.br

 

- Qual a duração do curso?

O curso possui uma carga horária total de 45 horas, sendo 40 horas presenciais e 5 horas de estudos dirigidos. Os módulos serão ofertados quinzenalmente, aos sábados, de 8h às 17h e, eventualmente, aos domingos, conforme cronograma disponibilizado em edital específico para cada cidade.

 

- Quais os módulos serão abordados no curso?

Seguindo a recomendado nas Resoluções números 585 e 586 de 2013, do Conselho Federal de Farmácia (CFF), que regulamentam a Farmácia Clínica e a Prescrição Farmacêutica, o curso contará com as disciplinas de Legislação Farmacêutica; Comunicação Interpessoal e Atendimento ao Paciente; Fisiopatologia; Semiologia e Discussão de Casos Clínicos; Farmacologia Clínica e Terapêutica e Boas Práticas na Prescrição de Medicamentos.

 

- É necessário pagar algo?

O Prescrifar é gratuito. Porém como parte da responsabilidade social que todos devemos ter, em especial o profissional farmacêutico, em suas capacitações o CRF/MG sempre solicita que os participantes doem algum item alimentício ou de higiene pessoal.  Consultar o edital para verificar qual item é solicitado.

 

- Como fazer a inscrição?

A divulgação da abertura das inscrições será realizada no Facebook (https://www.facebook.com/crfminas/ ) e site (www.crfmg.org.br ) do Conselho. Após a divulgação o farmacêutico deverá seguir os seguintes passos:

  • Entrar no site do CRF/MG: www.crfmg.org.br;
  • Acessar a área restrita do profissional farmacêutico;
  • Se não for cadastrado, acessar na página central o ícone “ainda não sou cadastrado”;
  • Clicar na opção “Eventos”;
  • Clicar em “Inscrições abertas”;
  • Escolher a opção: “PRESCRIFAR”;
  • Preencher todos os campos;
  • Aceitar as condições apresentadas neste documento e imprimir;
  • Finalizar o processo de inscrição;
  • Verificar status (pendente ou selecionado) na área restrita.

 

- Depois que finalizar a inscrição estou automaticamente confirmado no curso?

Não. A seleção respeitará as prioridades definidas no edital e ordem de inscrição eletrônica, sendo de total responsabilidade do inscrito verificar sua situação no site e ler as mensagens enviadas.

O CRF/MG enviará comunicado aos selecionados pela área restrita e o candidato passará para o status“SELECIONADO”.

 

- Ao final do curso, poderei prescrever medicamentos tarjados?

Não. Conforme preconizado na Resolução 586/2013 do CFF, a prescrição de medicamentos sobre prescrição médica (tarjados) está condicionada a atuação do farmacêutico em um ambiente multidisciplinar, onde outros profissionais de saúde apoiam o diagnóstico de problemas mais complexos, sendo ainda necessário que o farmacêutico realize um curso de especialização na área clínica, onde possa comprovar os seus conhecimentos. Além disso o farmacêutico deve reconhecer o título de especialista junto ao CRF/MG.


- O que acontece se eu fizer a inscrição no curso, ser selecionado, e não comparecer?

O participante selecionado que não comparecer ao curso, sem que se efetue com antecedência o cancelamento da inscrição, ficará impossibilitado de participar dos eventos de capacitação do CRF/MG por um período de 6 meses.

 

Ainda tem dúvidas?

Entre em contato por meio do  capacifar@crfmg.org.br

 







Mapa do Site

Serviços Informações Institucional Transparência    Projeto Eleições Contatos Acesso Restrito
Agendamento
Validar PGRSS
Anuidade
Capacitações
Consultar Farmacêutico  
Consultar Protocolos
Denúncias  
Empresa Nova - Registro
Impressão CRT
Inscrição Profissional
Ouvidoria
Requerimento CR
Requerimento Online
Validar Certificado
Validar CND
Validar DIR
Validar DNCE
Agenda e Eventos Farmacêuticos
Área Técnica / Legislações
Concursos
Direitos e Deveres
Licitações
Mídias Sociais
Perguntas Frequentes
Publicações e Documentos
Requerimentos e Modelos        
Associações Farmacêuticas
Comissões
Competências
Diretoria
Estatísticas
Estrutura
Fiscalização
História
Princípios
Responsabilidade Social
Atitude Farmacêutica
CRFMG de Vantagens
Receita Legível
CRF ON
CONSELHO REGIONAL DE FARMÁCIA DO ESTADO DE MINAS GERAIS
Rua Rodrigues Caldas, 493 - Santo Agostinho
Belo Horizonte/MG | CEP: 30.190-120
Telefone: (31) 3218-1000
Horário de Funcionamento:
De segunda a sexta, de 08h às 17h
Todos os direitos reservados. © 2024 - Desenvolvido pela Assessoria de Imprensa e Gerência de Tecnologia da Informação do CRF/MG Conselho Regional de Farmácia de MG