Comunicação CRF/MG - 17/08/2017 às 16:00:18

O farmacêutico sabe e pode fazer

Visando o esclarecimento e a valorização da profissão e do profissional farmacêutico, o Conselho Regional de Farmácia de Minas Gerais (CRF/MG) dá início a uma campanha em seus canais de comunicação (site, Facebook, Instagram, Whatsapp e Twitter) e convida a todos os farmacêuticos a participarem, divulgando amplamente as informações.

Devidamente regulamentadas pelo Conselho Federal de Farmácia (CFF), são quase 80 áreas. Muitas ainda desconhecidas da população, bem como algumas competências desse profissional da saúde.

A campanha teve início com a área da Fitoterapia e agora prossegue com informações sobre algumas atuações do farmacêutico na Saúde Pública.

“Não podemos permitir que outras categorias profissionais questionem ou diminuam as nossas capacidades como farmacêuticos. Nós sabemos e podemos fazer, sim, principalmente quando diz respeito ao cuidado com o paciente”, ressalta o presidente do CRF/MG, Luciano Rena.

 

O farmacêutico é fundamental na Saúde Pública

O farmacêutico é o profissional responsável por escolher e comprar os medicamentos que serão disponibilizados para a população nas unidades básicas de saúde.

Ele também integra o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), que amplia o alcance da Estratégia de Saúde da Família e colabora na resolução dos problemas em saúde na Atenção Básica.

Além disso, ele coordena todo o ciclo da assistência farmacêutica e desenvolve diversas ações de educação e promoção da saúde, orientando a população para o uso racional de medicamentos.

No Sistema Único de Saúde (SUS) o farmacêutico atua em todos os níveis de atenção, desde as unidades básicas aos hospitais, agindo em conjunto com outros profissionais na promoção, proteção e recuperação da saúde.

Sua presença também é importante na Vigilância Sanitária (VISA), que compõe o SUS, agindo na fiscalização e regularização de diversos estabelecimentos como hospitais, restaurantes, farmácias, clínicas e outros.

Não hesite em consultar o farmacêutico. A contribuição desse profissional faz a diferença na sua saúde.

 

Judicialização

No segmento da Saúde Pública, o farmacêutico exerce importante papel na redução da judicialização da saúde. O fenômeno da judicialização, além de ser uma preocupação quanto aos recursos financeiros, pode indicar falhas no sistema público de saúde.

A boa assistência farmacêutica pode gerar benefícios à população, com economia para a gestão.

Para se ter ideia, cerca de 80% dos processos judiciais na área da saúde são referentes ao fornecimento medicamentos e as ações do farmacêutico contribuem para reduzir a judicialização na saúde.

 

Saiba mais sobre a atuação do farmacêutico na saúde pública:

 

http://www.crfmg.org.br/externo/profissional_empresa/downloads/2.pdf

 

http://www.cff.org.br/userfiles/file/livro.pdf











Mapa do Site

Serviços Informações Institucional Transparência    Notícias Contatos Acesso Restrito
Agendamento
2ª via Anuidade  
Capacitações
Consultar Farmacêutico  
Consultar Protocolos
CR Web
Denúncias  
Inscrição Profissional
Ouvidoria
Parcelamento  
Requerimento CR
Requerimento Online
Validar Certificado
Validar CND
Validar DIR
Validar DNCE
Agenda CRF/MG  
Área Técnica / Legislações
Concursos
Direitos e Deveres
Licitações
Perguntas Frequentes
Publicações e Documentos
Requerimentos e Modelos        
Associações Farmacêuticas
Comissões
Competências
Diretoria
Estatísticas
Estrutura
Fiscalização
História
Princípios
Projetos
Responsabilidade Social
Acesso à Informação
CONSELHO REGIONAL DE FARMÁCIA DO ESTADO DE MINAS GERAIS
Rua Urucuia, 48 - Floresta
Belo Horizonte/MG | CEP: 30150-060
Horário de Funcionamento:
De segunda a sexta, de 8h às 17h
Todos os direitos reservados. © 2019 - Desenvolvido pela Assessoria de Imprensa e Gerência de Tecnologia da Informação do CRF/MG Conselho Regional de Farmácia de MG