Comunicação CRF/MG - 23/06/2017 às 12:05:37

Plenária Extraordinária do CRF/MG debate temas técnicos importantes para a profissão farmacêutica

Na noite desta quinta-feira, 22 de junho, o Plenário do Conselho Regional de Farmácia de Minas Gerais (CRF/MG) levou a debate dois importantes temas para a profissão farmacêutica: o papel do farmacêutico no controle social e a proposta de resolução do Conselho Federal de Farmácia (CFF) sobre os requisitos para atuação do farmacêutico na publicidade e propaganda das atividades profissionais.

Na plenária foram debatidos temas de interesses dos farmacêuticos

Na 2ª Reunião Plenária Extraordinária, o presidente do Conselho Municipal de Saúde da cidade de Conselheiro Lafaiete, farmacêutico mestre em Saúde Pública Roberto Santana, foi o convidado para palestrar sobre a importância do papel do farmacêutico nos Conselhos de Saúde.

Roberto Santana é presidente do Conselho Municipal de Saúde de Conselheiro Lajaiete

Entre outras pontuações, segundo ele, o farmacêutico deve entender que o seu papel não se resume a ser um mero dispensador de medicamentos no Sistema Único de Saúde (SUS). “Nós, farmacêuticos podemos nos tornar referências dentro dos NASFs (Núcleo de Assistência de Saúde da Família), por exemplo. Lugar que vem sendo ocupado cada vez mais pelos enfermeiros”, argumentou.

Ainda de acordo com Roberto, é preciso que os farmacêuticos participem efetivamente das ações realizadas pelos Conselhos de Saúde para construir, fiscalizar e acompanhar a política de saúde. Ele também defendeu a melhoria do ensino nas faculdades de Farmácia, em relação à disciplina de saúde pública e coletiva.

O assunto foi amplamente debatido pelos conselheiros e farmacêuticos que acompanharam a Plenária, transmitida ao vivo pelo Facebook.

Conselheiros resssaltaram a importância do controle social na gestão do SUS

A diretora e conselheira Junia Medeiros enfatizou a importância dos conselhos municipais no planejamento das ações no SUS, a longo a prazo.

O conselheiro e professor José Augusto Dupim, que propôs o debate de assuntos técnicos em Plenária, sugeriu encaminhar às universidades pedido de inclusão da disciplina saúde pública, entre outras considerações.

O presidente Luciano Rena propôs encaminhar ofício para todos os conselhos municipais de saúde solicitando a participação de pelo menos um farmacêutico em cada entidade.

A diretoria vai encaminhar ofício aos Conselhos de Saúde para aumentar a assistênia farmacêutica nos municípios

Todas as sugestões serão agora estudadas e dadas os devidos encaminhamentos.

Ao final do debate, Roberto Santana elogiou a iniciativa do Plenário de debater temas técnicos pertinentes à profissão. “O mais importante é ver essa mudança de postura do CRF/MG. Só de chamar o conselho social para conversar já é um passo importante para mudar. E há, principalmente, necessidade de mudança na formação acadêmica do farmacêutico e na capacitação dos farmacêuticos que atuam na saúde pública”, ressaltou. 

PUBLICIDADE

A segunda pauta da Reunião Plenária Extraordinária tratou das diretrizes para a propaganda e publicidade dos serviços farmacêuticos. O documento com as contribuições dos conselheiros regionais de Minas vai ser encaminhado ao Conselho Federal de Farmácia (CFF).

 

 

 

 











Mapa do Site

Serviços Informações Institucional Transparência    Notícias Contatos Acesso Restrito
Agendamento
2ª via Anuidade  
Capacitações
Consultar Farmacêutico  
Consultar Protocolos
CR Web
Denúncias  
Inscrição Profissional
Ouvidoria
Parcelamento  
Requerimento CR
Requerimento Online
Validar Certificado
Validar CND
Validar DIR
Validar DNCE
Agenda CRF/MG  
Área Técnica / Legislações
Concursos
Direitos e Deveres
Licitações
Perguntas Frequentes
Publicações e Documentos
Requerimentos e Modelos        
Associações Farmacêuticas
Comissões
Competências
Diretoria
Estatísticas
Estrutura
Fiscalização
História
Princípios
Projetos
Responsabilidade Social
Acesso à Informação
CONSELHO REGIONAL DE FARMÁCIA DO ESTADO DE MINAS GERAIS
Rua Urucuia, 48 - Floresta
Belo Horizonte/MG | CEP: 30150-060
Horário de Funcionamento:
De segunda a sexta, de 8h às 17h
Todos os direitos reservados. © 2019 - Desenvolvido pela Assessoria de Imprensa e Gerência de Tecnologia da Informação do CRF/MG Conselho Regional de Farmácia de MG