Hoje em Dia - 15/02/2016 às 10:50:10

Reforço natural contra o Aedes aegypti

A guerra contra o Aedes aegypti, um dos mosquitos mais temidos atualmente, por transmitir a dengue, febre chikungunya e zika vírus, pode ganhar um novo aliado, extraído da natureza. Pesquisa realizada na Fundação Ezequiel Dias (Funed) propõe a utilização de óregano e cravo da índia na fabricação de um óleo larvicida. Além dos dois ingredientes - que já tiveram a eficácia comprovada na eliminação de larvas em até 24 horas após a aplicação do produto -, outras oito plantas serão utilizadas no projeto.

O larvicida será produzido a partir da extração do óleo dos vegetais, que contém substâncias essenciais para o combate ao mosquito. A pesquisadora Alzira Cecílio, à frente do estudo, afirma que havia preocupação em desenvolver um produto natural, já que os sintéticos disponíveis atualmente são prejudiciais ao meio ambiente. A previsão é a de que o produto chegue ao mercado em breve. Segundo a pesquisadora Alzira, a pesquisa está em fase de finalização para obtenção de patente. O processo deve ser concluído até o fim deste semestre.