Comunicação CRF/MG - 22/02/2016 às 19:43:56

Tem dúvidas sobre o Prescrifar? A gente esclarece as mais frequentes!

Na sexta-feira (19/02) o Conselho Regional de Farmácia (CRF/MG) abriu as inscrições para o Prescrifar, curso gratuito de Capacitação em Prescrição Farmacêutica. O edital completo, com todas as informações, está disponível no site do CRF/MG, na área restrita. Porém, para quem ainda tiver dúvidas, listamos alguns tópicos com as perguntas mais frequentes. Confira!

A quem o Prescrifar se destina?

O público-alvo é de profissionais farmacêuticos, principalmente os residentes na cidade ou região onde o curso será ofertado.

O Prescrifar será oferecido para outras cidades?

O intuito do CRF/MG é levar o Prescrifar, ainda este ano, para mais seis cidades, de diferentes regiões do estado. As datas ainda estão sendo definidas. Em breve as informações serão divulgadas no Facebook e site do Conselho.

Pessoas de outros estados podem se inscrever?

Não. Os cursos oferecidos pelo CRF/MG visam atender aos profissionais farmacêuticos inscritos no CRF/MG e regulares com a instituição.

Estudante pode participar?

O Prescrifar é voltado para profissionais já graduados. Porém, o CRF/MG está trabalhando em projetos específicos para os estudantes de farmácia. Professores ou coordenadores de curso que tiverem interesse em levar cursos e palestras aos seus alunos devem entrar em contato com o CRF/MG, pelo e-mail capacifar@crfmg.org.br

Qual a duração do curso?

O curso possui uma carga-horária total de 45 horas, sendo 40 horas presenciais e 5 horas de estudos dirigidos. Os módulos serão ofertados quinzenalmente, aos sábados, de 8h às 17h e, eventualmente, aos domingos, conforme cronograma disponibilizado em edital específico para cada cidade.

Quais os módulos serão abordados no curso?

Seguindo o recomendado nas resoluções números 585 e 586 de 2013, do Conselho Federal de Farmácia (CFF), que regulamentam a Farmácia Clínica e a Prescrição Farmacêutica, o curso contará com as disciplinas de Legislação Farmacêutica; Comunicação Interpessoal e Atendimento ao Paciente; Fisiopatologia; Semiologia e Discussão de Casos Clínicos; Farmacologia Clínica e Terapêutica e Boas Práticas na Prescrição de Medicamentos.

Quando e onde será realizado o Prescrifar?

Em Belo Horizonte, o curso será de 19/03 a 15/05, no Auditório Professor Aluísio Pimenta - Faculdade de Farmácia da UFMG. As datas de cada módulo podem ser consultadas no edital.

É necessário pagar algo?

O Prescrifar é gratuito. Porém como parte da responsabilidade social que todos devemos ter, em especial o profissional farmacêutico, em suas capacitações o CRF/MG sempre pede que os participantes doem algum item alimentício ou de higiene pessoal.  Para a primeira turma do Prescrifar, a doação solicitada é uma (01) lata de leite em pó.

Como fazer a inscrição?

• Entrar no site do CRF/MG: www.crfmg.org.br;
  • Acessar a área restrita do profissional farmacêutico;
  • Se não for cadastrado, acessar na página central o ícone “ainda não sou cadastrado”;
  • Clicar na opção “Eventos”;
  • Clicar em “Inscrições abertas”;
  • Escolher a opção: “PRESCRIFAR”;
  • Preencher todos os campos;
  • Aceitar as condições apresentadas neste documento e imprimir;
  • Finalizar o processo de inscrição;
  • Verificar status (pendente ou selecionado) na área restrita.

Depois que finalizar a inscrição estou automaticamente confirmado no curso?

Não. A seleção respeitará as prioridades definidas no edital e ordem de inscrição eletrônica, sendo de total responsabilidade do inscrito verificar sua situação no site e ler as mensagens enviadas.

O CRF/MG enviará comunicado aos selecionados pela área restrita e o candidato passará para o status “SELECIONADO”.

O que acontece se eu fizer a inscrição no curso, ser selecionado, e não comparecer?

O participante selecionado que não comparecer ao curso, sem que se efetue com antecedência o cancelamento da inscrição, ficará impossibilitado de participar dos eventos de capacitação do CRF/MG por um período de 6 meses.

Ainda tem dúvidas?

Entre em contato por meio do capacifar@crfmg.org.br