Comunicação CRF/MG - 12/08/2019 às 16:04:50

Levantamento da Fiocruz revela panorama do uso de drogas lícitas e ilícitas no Brasil

Uma das mais amplas pesquisas já feitas sobre consumo de drogas lícitas e ilícitas no Brasil foi divulgada na última semana pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). O 3° Levantamento Nacional sobre o Uso de Drogas pela População Brasileira entrevistou em 2015, cerca de 17 mil pessoas com idades entre 12 e 65 anos, em todo o Brasil, com o objetivo de estimar e avaliar os parâmetros epidemiológicos do uso de drogas.

Os entrevistados responderam a questões quanto ao uso, o abuso e a dependência de numerosas substâncias: tabaco, álcool, cocaína, maconha, crack, solventes, heroína, ecstasy, tranquilizantes benzodiazepínicos, esteroides anabolizantes, sedativos barbitúricos, estimulantes anfetamínicos, analgésicos opiáceos, anticolinérgicos, LSD, quetamina, chá de ayahuasca e drogas injetáveis.

A pesquisa revelou que 0,6% dos entrevistados fez uso de analgésicos opiáceos ou tranquilizantes benzodiazepínicos sem prescrição médica até trinta dias antes da pesquisa. Além disso, 0,4% dos entrevistados usaram os medicamentos de modo diferente àquele recomendado pela prescrição médica. O que significa que três por cento dos entrevistados admitiram que usaram medicamentos controlados sem receita ou de forma inadequada nos últimos 12 meses.

O 3° Levantamento Nacional sobre o Uso de Drogas pela População Brasileira teve sua origem numa concorrência pública lançada em 2014 pela Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad), do Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Esse é o primeiro levantamento com abrangência nacional. Veja alguns dos principais pontos:

- 46 milhões de brasileiros de 12 a 65 anos beberam pelo menos uma dose de bebida alcoólica nos 30 dias anteriores a pesquisa.

- Dois milhões e trezentos mil apresentaram comportamentos de dependência do álcool.

- Quase 5 milhões de brasileiros (4,9 milhões) disseram que usaram alguma droga ilícita nos 12 meses anteriores à pesquisa. E o percentual é maior entre jovens de 18 a 24 anos.

- A maconha foi a droga ilícita mais consumida (7,7% usaram pelo menos uma vez na vida).

- A cocaína foi a segunda droga ilícita mais consumida (3,1% disseram que já usaram)

- 1 milhão e 400 mil pessoas entre 12 e 65 anos disseram que usaram crack alguma vez na vida (0,9% dos entrevistados).

Pesquisadores envolvidos no levantamento alertaram que, como a pesquisa foi feita em domicílios, não leva em conta a quantidade de usuários nas ruas.

Veja a pesquisa completa, com sumário e demais documentos, no Repositório Institucional da Fiocruz (Arca). Acesse: https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/34614