Comunicação CRF/MG - 11/07/2019 às 13:15:30

MP nº 881/2019 é aprovada com pontos ainda preocupantes à categoria farmacêutica

O CRF/MG vem a público agradecer a adesão da classe farmacêutica de Minas Gerais à campanha de mobilização contra as propostas de conversão da MP 881/19, que destacavam a liberação da venda de medicamentos em supermercados, sem a devida regulamentação, e também a implantação da assistência farmacêutica remota. Diante da articulação política da direção do CFF, CRF/MG e os outros regionais em Brasília, além da valiosa pressão dos profissionais, tais destaques foram suprimidos da proposta.

O movimento dos farmacêuticos fomentou uma maior união da classe e a necessidade de buscar sempre a garantia de nossos direitos e da prestação de uma assistência plena e segura aos brasileiros. Mas, é importante destacar que nem toda referência à atividade farmacêutica foi excluída da proposta. Diante disso, ainda há muito a ser feito e há ser vigiado.

O CRF/MG continuará na luta, agora, contra a taxação de serviços prestados pelos Conselhos, valores que o CRF/MG não vem cobrando da categoria mineira, a regulamentação das drugstores por ato normativo do Ministério da Saúde, a prática de atos médicos em estabelecimentos farmacêuticos, a manipulação de drogas vegetais e outros sem responsável técnico especializado, autorização de farmácias e drogarias sem manipulação ao arrepio da lei.

O CRF/MG continuará atuando na defesa das prerrogativas do exercício da profissão farmacêutica , baseada no diálogo e no bom senso.  E mais uma vez, reconhece o empenho da dos parlamentares que se posicionaram na defesa do pleno atendimento a saúde coletiva e da classe farmacêutica diante da tramitação da conversão da MP 881/19.

Clique aqui e leia a íntegra da proposta final da conversão da MP 881/19, que será votada no Congresso Nacional.