BATE CORAÇÃO VOLUNTÁRIOS DO BEM.
Responsável: John Marcos De Almeida (CRF 19962)
E-mail: johnmarcosfarma@yahoo.com.br
Cidade: Belo Horizonte
Local: Bairro São Geraldo

O projeto Bate Coração – Voluntários do Bem, criado pelo Farmacêutico John Marcos de Almeida em Março de 2012, na Cidade de Belo Horizonte, no bairro São Geraldo, promove saúde, bem estar, cultura, assistência Jurídica e entretenimento por meio da assistência farmacêutica à comunidade, possibilitando o desenvolvimento integral de cada pessoa.

Segundo o Farmacêutico John, a motivação para a realização do seu trabalho se dá ao fazer diferença na vida de mais de 12.700 pessoas, com ajuda de doações da comunidade e angariando financiamentos por meio de promoção de eventos com a indústria farmacêutica. Surgiu então, a criação de diversos programas como:

● UFM – Unidade Farmacêutica Móvel – Adaptação de carro particular para implementação da “Blitz da Saúde” que consiste em atendimento gratuito à população para atendimento farmacêutico, promovendo ainda orientação cultural, apoio Jurídico e massagem solidária com apoio da indústria, onde já atenderam mais de 1.200 pessoas;

● Programa Farmácia Solidária – acompanhamento de pacientes idosos, hipertensos e diabéticos, com palestras e encontros periódicos;

● Orientações à comunidade sobre o uso correto de medicamentos;

● Criação do projeto Corrida Saudável / Evento Seguro;

● Criação dos encontros Saúde do Homem – Cuidar da saúde também é coisa de homem!;

● Criação do PAF – Programa de Assistência Farmacêutica;

● Programa Alfabetizar para Medicar – Consiste na alfabetização para idosos, para que compreendam e consigam mais independência ao se medicarem;

● Programa de empréstimos de cadeiras de rodas, de cadeiras para banho e muletas, que já alcançou mais de 800 beneficiários;

● Formação de 30 alunos no curso de Auxiliar de Farmácia;

● Projeto de criação do Centro de Estudos Farmacêuticos;

● Palestras sobre planejamento familiar;

● Programa Setembro Amarelo – palestras nas escolas carentes da comunidade, visando à prevenção contra o suicídio e uso de drogas;

● Programa Papai Noel dos Idosos – Atenção Farmacêutica voluntária em lar de idosos, visando levar não somente assistência farmacêutica, como atendimento às cartinhas deixadas na farmácia por estes, levando alegria, alento e cuidados com a saúde e bem estar;

● Empréstimo de aparelhos de assistência à saúde para os grupos de risco durante a Pandemia.

Para o John, além de uma honra, “ser farmacêutico é o maior prazer do mundo!”

SERVIÇOS FARMACEUTICOS À SOCIEDADE
Responsável: Mayara Magalhaes Lima (CRF 27941)
E-mail: may.farmaceutica@gmail.com
Cidade: Uberlandia
Local: Estágios Extra Muro

O projeto Serviços Farmacêuticos à Sociedade, criado pela Farmacêutica Mayara Magalhães Lima em Abril de 2019, na Cidade de Uberlândia, consiste em oferecer à sociedade, a “Blitz da Saúde”.

Segundo a farmacêutica, o projeto foi criado com a intenção de procurar ter maior proximidade com a comunidade, oferecendo atendimento farmacêutico de qualidade com boa dose de carinho. Por meio de parcerias com ONG’s, levam orientações quanto a importância da mudança de hábitos como a prática de atividades físicas, atenção à alimentação correta e saudável e manutenção das consultas médicas periódicas e preventivas. Com a oportunidade, têm surgido formas de servir à população levando os programas:

● Blitz de Saúde;

● Saúde na Escola;

● Tenda da Saúde;

● Orientações no tocante ao uso racional de medicamentos;

● Orientações quanto ao descarte correto de medicamentos;

 ● Aferição de pressão arterial e glicemia capilar;

● Orientação nas escolas sobre a importância da higienização, por meio de atrações lúdicas com crianças.

A Farmacêutica e equipe envolvida se sentem orgulhosos e gratos por prestarem estes e outros serviços à população, pois segundo relata, já salvou vidas como a de um paciente que mesmo em jejum, apresentou níveis de glicemia bastante alterados e foi orientado a procurar com urgência, a unidade de saúde mais próxima.

A Farmacêutica finaliza com entusiasmo: “O farmacêutico é um profissional privilegiado e muitas vezes nem se dá conta do beneficio que é levar o bem estar ás pessoas!

Amo ser farmacêutica!

Amo gerar memórias agradáveis em nossos alunos

Amo desenvolver profissionais tecnicamente nesta profissão tão maravilhosa!”

VIP
Responsável: Káthia Kazumi Takigami (CRF 16194)
E-mail: katakigami@yahoo.com
Cidade: Belo Horizonte/mg
Local: Suprema Fórmula Farmácia De Manipulação Ltda

O projeto VIP, criado pela Farmacêutica Káthia Kazumi Takigami em Janeiro de 2020, na Cidade de Belo Horizonte, consiste na transferência das coletas realizadas em casa, de vestuário e itens de higiene e do lar com doações de amigos e vizinhos, para atingir o maior número de doadores assistidos. Foram recebidas doações ao longo do ano de toda a comunidade de Belo Horizonte e Nova Lima para atenderem às Instituições: DOCES SONHOS, BANHO DE AMOR e CAPEBH.

Originária de família e cultura japonesa onde se crê que “o olhar ao próximo com real importância é como olhar a si mesmo”, o projeto VIP tem por objetivo unir pessoas dispostas a doar, àqueles que são necessitados e se dispõe a receber.      

Sem fontes de recursos próprios, o projeto vem se desenvolvendo através das mídias sociais Instagram e Whatsapp, e já alcançou mais de 300 beneficiados; o que tem trazido o prazer de contribuir para uma comunidade mais acolhedora e com menos injustiça social. A Farmacêutica se coloca à disposição para contribuir com nova ideias para projetos sociais, pois crê que “o simples acaba sendo, muitas vezes, mais efetivo”.

A Farmacêutica está se empenhando para que o projeto se amplie para que as doações possam ter maior alcance, beneficiando a quem mais necessita.

 

PROJETO DE REORGANIZAÇÃO DO PROCESSO DE DISPENSAÇÃO DE ANTIRRETROVIRAIS (ARVS) PARA PACIENTE ORIUNDOS DOS MUNICÍPIOS CIRCUNVIZINHOS VINCULADOS AO SERVIÇO DE ASSISTÊNCIA ESPECIALIZADO (SAE) DE DIVINÓPOLIS, MINAS GERAIS
Responsável: Albano Rubens Do Valle Verona (CRF 7833)
E-mail: albanodovalleverona@gmail.com
Cidade: Divinopólis E Macro Região De Saúde Oeste
Local: Udm Divinopolis / Farmácias Municipais

O projeto Melhoria de Acesso e Controle dos antirretrovirais para PVHIV, criado pelo Farmacêutico Albano Verona em Julho de 2020, na Cidade de Divinópolis, consiste em efetivar o profissional farmacêutico como responsável pela dispensação dos ARV, e possibilitar a rastreabilidade dos medicamentos dispensados pela UDM até seu destino final.

Segundo Albano, o projeto utiliza estrutura já montada em Divinópolis, Nova Serrana, Pará de Minas e Oliveira e em processo de implantação na Cidade de Luz. Com a reorganização do serviço de dispensação de ARV não será gerado custo adicional ao Sistema Único de Saúde, visto que os recursos para a execução do projeto já estão disponíveis.

O intuito do projeto é melhorar o acesso aos ARV nas cidades onde não há o serviço especializado, criando-se as Unidades Dispensadoras de Medicamentos (UDM), com o objetivo de prover os medicamentos através da Vigilância Epidemiológica ou do Tratamento Fora do Domicílio (TFD). Até a presente data foram beneficiados mais de 1.850 pacientes.

Entre os objetivos e perspectivas futuras para o projeto estão:

1. Implementação do projeto em todas as cidades que têm a UDM Divinópolis / SAE, a dispensação via SIGAF dos medicamentos ARV;

2. Implementação de uma recomendação Estadual através de uma Nota Técnica para que toda a rede estadual de ARV estabeleça este fluxo na dispensação de medicamentos para sua rede de municípios abrangidos;

3. Implementação de uma diretriz estadual através de Portaria e pactuado na CIBE, adotando este modelo como aquele a ser seguido em toda a rede de HIV/AIDS no tocante a dispensação de ARV (em processo de discussão);

4. Reorganização da Assistência Farmacêutica à PVHIV;

5. Aproximação da PVHIV da assistência farmacêutica do seu município de residência;

6. Melhoria do acesso aos medicamentos ARV;

7. Realização de uma dispensação de medicamentos ARV forma mais organizada e com informações diretas às PVHIV;

8. Melhoria da adesão ao tratamento através de uma dispensação eficiente;

9. Melhoria do controle sobre a dispensação dos medicamentos ARV com introdução da dispensação através do SIGAF;

10. Fortalecimento da Assistência farmacêutica dos municípios;

11. Implementação do Protocolo de Assistência Farmacêutica em DST/HIV/AIDS em relação a dispensação de medicamentos.

 

 

CAMPANHA INSTITUCIONAL PELO USO RACIONAL DE MEDICAMENTOS
Responsável: Jeisabelly Adrianne Lima Teixeira (CRF 30753)
E-mail: jeisabellyadrianne@gmail.com
Cidade: Monte Azul
Local: Fundação Médico Assistencial Major Domingos De Deus Correa

O projeto Campanha Institucional pelo Uso Racional de Medicamentos, apresentado pela Farmacêutica Jeisabelly Teixeira em Outubro de 2019, à FUNDAÇÃO MÉDICO ASSISTENCIAL MAJOR DOMINGOS DE DEUS CORREA, na Cidade de Monte Azul.

Segundo a Farmacêutica, a motivação ao realizar o projeto, se dá pela necessidade de promover à população, pacientes e acompanhantes, a orientação e conscientização voltada para a segurança do uso e qualidade dos medicamentos, propiciando um tratamento ou profilaxia com qualidade. As fontes de recursos e financiamentos para a execução da ação, atualmente são da própria Fundação e já beneficiou mais de 200 pessoas.

A execução do projeto consiste em levar orientações aos pacientes e acompanhantes relacionadas ao uso racional de medicamentos, abordando:

● Indicação de medicamentos sob orientação de profissional de saúde;

● Maneira segura de armazenamento de medicamentos em casa;

● Descartes de medicamentos vencidos;

● Uso de medicamentos fitoterápicos;

● Orientações sobre o uso de medicamentos com bebidas alcoólicas;

● Importância da adesão no tratamento proposto pelo médico;

● Interações medicamentosas;

● Reações adversas a medicamentos.

Os benefícios são a obtenção de conhecimento sobre os riscos da automedicação, o armazenamento apropriado e descarte seguro dos medicamentos.

PROJETO AMOR FRATERMAL
Responsável: Aparecida Reginalda De Melo Santos (CRF 26334)
E-mail: cida.regis@yahoo.com.br
Cidade: Belo Horizonte
Local: Igreja Batista Fraternão

O projeto Amor Fraternal, apresentado pela Farmacêutica Aparecida Santos em Junho de 2019, na Cidade de Belo Horizonte, orizo.
Segundo a Farmacêutica, a motivação ao realizar o projeto, se dá pela necessidade de ajudar à população devido ao seu conhecimento da situação de vulnerabilidade das pessoas da comunidade.

 As fontes de recursos e financiamento do projeto atualmente são por meio da Igreja Batista Fraternão, amigos e voluntários.
Com mais de 250 pessoas já alcançadas, o projeto consiste em contribuir para o desenvolvimento físico, cognitivo, social dos adultos e crianças das comunidades que buscam atendimento na Igreja Batista Fraternão domiciliada no Bairro vitória. Visa também o fortalecimento dos vínculos familiares, contribuindo para a redução da vulnerabilidade social de crianças, adolescentes, jovens e idosos e fortalecer a convivência familiar e comunitária. Amorosamente, o projeto leva atenção farmacêutica e serviços como:

● Apoio psicológico e orientação espiritual dos participantes do projeto;

● Estudos bíblicos preparados didaticamente de acordo com as idades dos participantes;

● Distribuição de café da manhã todos os domingos;

● Comemorações com presentes no Dia das Crianças, Dia das Mães, Dia dos Pais e Natal;

● Comemoração especial dos aniversariantes do mês;

● Distribuição gratuita de alimentos, roupas, sapatos e brinquedos aos mais vulneráveis;

● Doação de fraldas para famílias carentes;

● Promoção do bazar abençoador cujo preço máximo é cinco reais;

● Aulas de violão;

● Máscaras de proteção individual contra a Covid-19;

● Mais de 50 pessoas beneficiadas com orientações preventivas contra Covid-19.

Segundo a Farmacêutica, os objetivos e perspectivas futuras são: “Ampliar o projeto com medicamentos a baixo custo, consultas e acompanhamento farmacoterapêutico para os moradores da comunidade através da abertura da Drogaria Fraternal e criação da Associação Beneficente Amor Fraterno que contará com o apoio e participação de profissionais capacitados de diversas áreas.”

CONSELHO REGIONAL DE FARMÁCIA DO ESTADO DE MINAS GERAIS
Rua Urucuia, 48 - Floresta
Belo Horizonte/MG | CEP: 30150-060
Horário de Funcionamento:
De segunda a sexta, de 8h às 17h
Todos os direitos reservados. © 2020 - Desenvolvido pela Assessoria de Imprensa e Gerência de Tecnologia da Informação do CRF/MG Conselho Regional de Farmácia de MG