Apresentamos o Atitude Farmacêutica, um projeto do CRF/MG que objetiva valorizar e disseminar a cultura da responsabilidade social e ambiental, ressaltando as ações de profissionais e empresas do segmento farmacêutico que desenvolvem ações que impactam positivamente a organização e a sociedade.

Os impactos sociais e econômicos provocados pela crise recente demonstraram o quanto colaboradores, empresas e sociedade fazem parte de um mesmo ecossistema em que todos são igualmente afetados e, por isso, precisam estar sempre mobilizados para o bem comum.

Sabemos que o cuidado está no cerne da profissão farmacêutica e por isso entendemos a importância do nosso papel em ações em prol do bem comum. Com o Atitude Farmacêutica queremos conhecer os vários projetos e ações, realizados por profissionais e empresas, que sejam voltados para a Responsabilidade Social, Relações de Trabalho Humanizadas e Responsabilidade Ambiental.

Esperamos que cada um seja tocado por bons exemplos e assim espalhar a solidariedade farmacêutica em nosso Estado.


Fundamentos do Projeto

A norma ABNT NBR ISO 26000, que fundamenta as diretrizes deste projeto, há uma década trata da Responsabilidade Social e do Desenvolvimento Sustentável. Seu principal objetivo é orientar profissionais e empresas para o desenvolvimento de comportamentos socialmente responsáveis, não só com sua equipe de colaboradores, mas em especial nas ações que impactam a sociedade e o meio ambiente.

Dentre os princípios da Responsabilidade Social abordados pela norma, adotaremos os seguintes eixos no projeto:

Eixo 1: Envolvimento e desenvolvimento da comunidade – está relacionado à promoção de quaisquer ações de cunho assistencial e/ou educacional destinadas à comunidade onde operam, ou a grupos específicos que careçam de apoio especial.

Eixo 2: Práticas exitosas de trabalho – Este eixo está relacionado a promoção de políticas internas, destinadas a parceiros, colegas e/ou colaboradores, que contribuem individual ou coletivamente para o desenvolvimento e benefício do ser humano, que vão além do cumprimento das obrigações legais nas relações de trabalho.

Eixo 3: Respeito e proteção do Meio Ambiente – Envolve as ações individuais e coletivas ou programas organizacionais que visam recuperar ou minimizar os impactos ambientas provenientes das ações da empresa ou da comunidade onde está inserida.


Objetivos

O projeto Atitude Farmacêutica pretende ampliar a visão de profissionais e empresas, tendo como objetivos fundamentais:

• Fortalecer e estimular o desenvolvimento de projetos de responsabilidade social entre profissionais farmacêuticos e empresas do segmento, ampliando esforços conjuntos na busca por uma sociedade com melhor qualidade de vida;
• Disseminar a cultura da responsabilidade social entre a classe farmacêutica, possibilitando o conhecimento e debate sobre o tema, ressaltando sua importância para toda a sociedade;
• Promover a cooperação mútua entre empresas, empregados e sociedade em prol do bem comum.


Farmacêuticos e empresas Socialmente Responsáveis, ao se engajarem no Atitude Farmacêutica alcançam, além da certificação concedida pelo CRF/MG, a promoção e visibilidade de seus projetos que agregam os seguintes benefícios:

• Melhora na relação entre governos, mídia, fornecedores e empresas parceiras;
• Boa reputação e influência na sociedade;
• Aumento na capacidade de atrair apoiadores, clientes, colaboradores, sócios e investidores;
• Vantagem competitiva frente a outros profissionais e empresas do mesmo segmento.

CONSELHO REGIONAL DE FARMÁCIA DO ESTADO DE MINAS GERAIS
Rua Urucuia, 48 - Floresta
Belo Horizonte/MG | CEP: 30150-060
Horário de Funcionamento:
De segunda a sexta, de 8h às 17h
Todos os direitos reservados. © 2021 - Desenvolvido pela Assessoria de Imprensa e Gerência de Tecnologia da Informação do CRF/MG Conselho Regional de Farmácia de MG