O programa Atitude Farmacêutica contará com contemplará a inscrição de projetos nas categorias Profissionais e Empresas. Cada categoria contará com critérios de inscrição e avaliação distintos, de acordo com os Eixos de Inscrição e objetivos do programa.

Categoria 1 - Profissionais

Poderão se inscrever e participar do programa Atitude Farmacêutica profissionais farmacêuticos atuantes em qualquer área da profissão. Nesta categoria serão inscritos projetos de iniciativa individual ou coletiva, que se enquadram nos eixos do programa e que sejam desenvolvidos ou contem com a participação direta de farmacêuticos, mesmo aqueles que, em caráter de financiamento, recebam recursos ou ajuda financeira de empresas privadas sem, contudo, estar à estas organizacionalmente submetidos. Somente farmacêuticos, poderão se inscrever nesta categoria. Não serão aceitos projetos de iniciativa exclusiva de terceiros, que não contam com a participação direta de farmacêuticos.

Categoria 2 - Empresas

Todas as empresas, órgãos e entidades, públicas e privadas sediadas no Estado de Minas Gerais, que desenvolvam atividades farmacêuticas, incluindo Instituições de Ensino ou Centros de Pesquisa, poderão cadastrar seus projetos no Atitude Farmacêutica. Para participar é necessário, quando houver, que a empresa esteja legal e sanitariamente licenciada, que possua registro e Certidão de Regularidade Técnica válida emitida pelo CRF/MG e, quando couber, se enquadre nos perfis de assistência Farmacêutica 1 ou 2, conforme Deliberação de Plenária do CRF/MG nº 9/2020. A constatação de qualquer ato de ilegalidade ou relacionado ao descumprimento dos preceitos éticos da profissão farmacêutica será critério para exclusão do projeto submetido.

Inscrição

A inscrição das categorias Profissionais e Empresas será feita por meio de formulário eletrônico específico, disponível no site do CRF/MG, onde deverão ser descritos os seguintes dados:

a. Identificação: i. Para categoria Profissionais deverá ser descrito o nome do farmacêutico(a) responsável pela inscrição e realização/participação do projeto, número de inscrição no CRF/MG, CPF, endereço, telefone e email. ii. Para categoria Empresas deverá ser descrito o nome fantasia, razão social, CNPJ, porte da empresa (baseado no nº de funcionários) endereço, telefone e email. Quando couber, deverá ser informado o nome do farmacêutico(a) responsável técnico e o número de inscrição da empresa no CRF/MG. b. Eixo de enquadramento do projeto e/ou ação desenvolvida. c. Período de realização do projeto e/ou ação. d. Justificativa que motivou a realização do projeto e/ou ação. e. Descrição detalhada do projeto e/ou ação. f. Número de pessoas ou parceiros envolvidos na realização do projeto e/ou ação. g. Descrição qualitativa e quantitativa dos benefícios do projeto e/ou ação desenvolvida percebidos pela sociedade e/ou equipe na categoria Empresas. h. Objetivos e perspectivas futuras para o projeto e/ou ação desenvolvida.

Após o preenchimento do formulário o responsável pela inscrição deverá aceitar e concordar com todos os termos e critérios do projeto, incluindo a possível divulgação de sua imagem, nome ou marca nos canais de comunicação do CRF/MG.

Avaliação

Os projetos ou ações desenvolvidas serão avaliados segundo os eixos de submissão por uma comissão avaliadora indicada pela diretoria do CRF/MG, que tem por objetivo analisar a idoneidade, a existência e relevância dos projetos apresentados. As avaliações serão feitas de forma cega, não sendo permitido aos avaliadores a identificação do profissional e/ou empresas envolvidas. Como requisito para a classificação, os projetos receberão notas de 0 a 10 para cada critério avaliado, sendo a nota final a soma dos resultados multiplicado por seus respectivos pesos.

A tabela abaixo apresenta os critérios analisados e seus respectivos pesos:

Critério

Peso

Relevância do projeto para as pessoas e sociedade

3

Grau de impacto social e/ou coorporativo

2

Nº de pessoas alcançadas

2

Tempo/longevidade do projeto

1

Benefícios alcançados

2

Total de Postos Distribuídos

100 Pontos

Os critérios de pontuação serão aplicados com igual peso e valor para todos as categorias e eixos avaliados. Será considerado classificado o projeto que atingir no mínimo 50 pontos na somatória das notas dos critérios avaliados. Os projetos classificados concorrerão a premiação final e serão divulgados no site e redes sociais do CRF/MG.

Divulgação e Premiação

O CRF/MG disponibilizará em seu site área específica para divulgação e promoção de todos os profissionais e empresas com projetos classificados no programa. Concorrerão a premiação todos os projetos com nota maior ou igual a 70 pontos. A escolha dos projetos premiados será feita por meio de votação direta, com participação aberta à todos os farmacêuticos do Estado de Minas Gerais. Serão contemplados com premiação os 3 (três) projetos melhor classificados em cada categoria, independente do eixo de submissão. No dia 20 de janeiro, o CRF/MG, promoverá a cerimônia de homenagem aos profissionais e empresas participantes do Atitude Farmacêutica. Será dado destaque especial aos projetos melhor classificados (com maior nota) em cada categoria e eixo de submissão.

Para categoria Profissionais serão concedidos os seguintes prêmios:

- Ao primeiro lugar geral será concedido: entrega de certificação em cerimônia especial; divulgação em área de destaque no site do CRF/MG; inserção de matéria na revista do CRF/MG; concessão de 3 inscrições para o 15º Congresso de Farmácia e Bioquímica de Minas Gerais e premiação especial, conforme disponibilidade de patrocínio.

- Ao segundo lugar geral será concedido: entrega de certificação em cerimônia especial; divulgação em área de destaque no site do CRF/MG; inserção de matéria na revista do CRF/MG; concessão de 2 inscrições para o 15º Congresso de Farmácia e Bioquímica de Minas Gerais e premiação especial, conforme disponibilidade de patrocínio.

- Ao terceiro lugar geral será concedido: entrega de certificação em cerimônia especial; divulgação em área de destaque no site do CRF/MG; inserção de matéria na revista do CRF/MG; concessão de 1 inscrição para o 15º Congresso de Farmácia e Bioquímica de Minas Gerais e premiação especial, conforme disponibilidade de patrocínio.

Para categoria Empresas serão concedidos os seguintes prêmios:

- Ao primeiro lugar geral será concedido: entrega de certificação em cerimônia especial; divulgação em área de destaque no site do CRF/MG; inserção de matéria na revista do CRF/MG; concessão de 1 (um) estande com montagem básica e inserção da marca da empresa no 15º Congresso de Farmácia e Bioquímica de Minas Gerais.

- Ao segundo lugar geral será concedido: entrega de certificação em cerimônia especial; divulgação em área de destaque no site do CRF/MG; inserção de matéria na revista do CRF/MG; inserção da marca da empresa no 15º Congresso de Farmácia e Bioquímica de Minas Gerais.

- Ao terceiro lugar geral será concedido: entrega de certificação em cerimônia especial; divulgação em área de destaque no site do CRF/MG; inserção de matéria na revista do CRF/MG.

2. Cronograma

As inscrições para a primeira edição do programa Atitude Farmacêutica acontecerão de 1º de outubro de 2020 à 31 de dezembro de 2020. Os projetos serão periodicamente avaliados e, se classificados, divulgados nos meios de comunicação do CRF/MG. A votação dos projetos concorrentes à premiação acontecerá entre os dias 11 e 19 de janeiro de 2021. Durante cerimônia especial no dia 20 de janeiro de 2021, em comemoração ao dia do farmacêutico, serão divulgados os nomes dos profissionais e empresas vencedores dos primeiro, segundo e terceiros lugares de cada categoria.

3. Considerações Finais

A constatação de qualquer ato de ilegalidade ou relacionado ao descumprimento dos preceitos éticos da profissão farmacêutica será critério para exclusão do projeto submetido. O CRF/MG garantirá apoio institucional para realização do programa Atitude Farmacêutica não havendo, em hipótese alguma, a concessão de benefício específico ou recebimento de recursos que possam favorecer a classificação de qualquer participante. Dúvidas sobre a submissão dos projetos poderão ser enviadas para: capacifar@crfmg.org.br

CONSELHO REGIONAL DE FARMÁCIA DO ESTADO DE MINAS GERAIS
Rua Urucuia, 48 - Floresta
Belo Horizonte/MG | CEP: 30150-060
Horário de Funcionamento:
De segunda a sexta, de 8h às 17h
Todos os direitos reservados. © 2021 - Desenvolvido pela Assessoria de Imprensa e Gerência de Tecnologia da Informação do CRF/MG Conselho Regional de Farmácia de MG