BATE CORAÇÃO VOLUNTÁRIOS DO BEM.
Responsável: John Marcos De Almeida (CRF 19962)
E-mail: johnmarcosfarma@yahoo.com.br
Cidade: Belo Horizonte
Local: Bairro São Geraldo

O projeto Bate Coração – Voluntários do Bem, criado pelo Farmacêutico John Marcos de Almeida em Março de 2012, na cidade de Belo Horizonte, no bairro São Geraldo, promove saúde, bem estar, cultura, assistência Jurídica e entretenimento por meio da assistência farmacêutica à comunidade, possibilitando o desenvolvimento integral de cada pessoa.

Segundo o Farmacêutico John, a motivação para a realização do seu trabalho se dá ao fazer diferença na vida de mais de 12.700 pessoas, com ajuda de doações da comunidade e angariando financiamentos por meio de promoção de eventos com a indústria farmacêutica. Surgiu então, a criação de diversos programas como:

● UFM – Unidade Farmacêutica Móvel – Adaptação de carro particular para implementação da “Blitz da Saúde” que consiste em atendimento gratuito à população para atendimento farmacêutico, promovendo ainda orientação cultural, apoio Jurídico e massagem solidária com apoio da indústria, onde já atenderam mais de 1.200 pessoas;

● Programa Farmácia Solidária – acompanhamento de pacientes idosos, hipertensos e diabéticos, com palestras e encontros periódicos;

● Orientações à comunidade sobre o uso correto de medicamentos;

● Criação do projeto Corrida Saudável / Evento Seguro;

● Criação dos encontros Saúde do Homem – Cuidar da saúde também é coisa de homem!;

● Criação do PAF – Programa de Assistência Farmacêutica;

● Programa Alfabetizar para Medicar – Consiste na alfabetização para idosos, para que compreendam e consigam mais independência ao se medicarem;

● Programa de empréstimos de cadeiras de rodas, de cadeiras para banho e muletas, que já alcançou mais de 800 beneficiários;

● Formação de 30 alunos no curso de Auxiliar de Farmácia;

● Projeto de criação do Centro de Estudos Farmacêuticos;

● Palestras sobre planejamento familiar;

● Programa Setembro Amarelo – palestras nas escolas carentes da comunidade, visando à prevenção contra o suicídio e uso de drogas;

● Programa Papai Noel dos Idosos – Atenção Farmacêutica voluntária em lar de idosos, visando levar não somente assistência farmacêutica, como atendimento às cartinhas deixadas na farmácia por estes, levando alegria, alento e cuidados com a saúde e bem estar;

● Empréstimo de aparelhos de assistência à saúde para os grupos de risco durante a Pandemia.

Para o John, além de uma honra, “ser farmacêutico é o maior prazer do mundo!”

SERVIÇOS FARMACEUTICOS À SOCIEDADE
Responsável: Mayara Magalhaes Lima (CRF 27941)
E-mail: may.farmaceutica@gmail.com
Cidade: Uberlandia
Local: Estágios Extra Muro

O projeto Serviços Farmacêuticos à Sociedade, criado pela Farmacêutica Mayara Magalhães Lima em Abril de 2019, na cidade de Uberlândia, consiste em oferecer à sociedade, a “Blitz da Saúde”.

Segundo a farmacêutica, o projeto foi criado com a intenção de procurar ter maior proximidade com a comunidade, oferecendo atendimento farmacêutico de qualidade com boa dose de carinho. Por meio de parcerias com ONG’s, levam orientações quanto a importância da mudança de hábitos como a prática de atividades físicas, atenção à alimentação correta e saudável e manutenção das consultas médicas periódicas e preventivas. Com a oportunidade, têm surgido formas de servir à população levando os programas:

● Blitz de Saúde;

● Saúde na Escola;

● Tenda da Saúde;

● Orientações no tocante ao uso racional de medicamentos;

● Orientações quanto ao descarte correto de medicamentos;

 ● Aferição de pressão arterial e glicemia capilar;

● Orientação nas escolas sobre a importância da higienização, por meio de atrações lúdicas com crianças.

A Farmacêutica e equipe envolvida se sentem orgulhosos e gratos por prestarem estes e outros serviços à população, pois segundo relata, já salvou vidas como a de um paciente que mesmo em jejum, apresentou níveis de glicemia bastante alterados e foi orientado a procurar com urgência, a unidade de saúde mais próxima.

A Farmacêutica finaliza com entusiasmo: “O farmacêutico é um profissional privilegiado e muitas vezes nem se dá conta do beneficio que é levar o bem estar ás pessoas!

Amo ser farmacêutica!

Amo gerar memórias agradáveis em nossos alunos

Amo desenvolver profissionais tecnicamente nesta profissão tão maravilhosa!”

VIP
Responsável: Káthia Kazumi Takigami (CRF 16194)
E-mail: katakigami@yahoo.com
Cidade: Belo Horizonte/mg
Local: Suprema Fórmula Farmácia De Manipulação Ltda

O projeto VIP, criado pela Farmacêutica Káthia Kazumi Takigami em Janeiro de 2020, na cidade de Belo Horizonte, consiste na transferência das coletas realizadas em casa, de vestuário e itens de higiene e do lar com doações de amigos e vizinhos, para atingir o maior número de doadores assistidos. Foram recebidas doações ao longo do ano de toda a comunidade de Belo Horizonte e Nova Lima para atenderem às Instituições: DOCES SONHOS, BANHO DE AMOR e CAPEBH.

Originária de família e cultura japonesa onde se crê que “o olhar ao próximo com real importância é como olhar a si mesmo”, o projeto VIP tem por objetivo unir pessoas dispostas a doar, àqueles que são necessitados e se dispõe a receber.      

Sem fontes de recursos próprios, o projeto vem se desenvolvendo através das mídias sociais Instagram e Whatsapp, e já alcançou mais de 300 beneficiados; o que tem trazido o prazer de contribuir para uma comunidade mais acolhedora e com menos injustiça social. A Farmacêutica se coloca à disposição para contribuir com nova ideias para projetos sociais, pois crê que “o simples acaba sendo, muitas vezes, mais efetivo”.

A Farmacêutica está se empenhando para que o projeto se amplie para que as doações possam ter maior alcance, beneficiando a quem mais necessita.

 

PROJETO DE REORGANIZAÇÃO DO PROCESSO DE DISPENSAÇÃO DE ANTIRRETROVIRAIS (ARVS) PARA PACIENTE ORIUNDOS DOS MUNICÍPIOS CIRCUNVIZINHOS VINCULADOS AO SERVIÇO DE ASSISTÊNCIA ESPECIALIZADO (SAE) DE DIVINÓPOLIS, MINAS GERAIS
Responsável: Albano Rubens Do Valle Verona (CRF 7833)
E-mail: albanodovalleverona@gmail.com
Cidade: Divinopólis E Macro Região De Saúde Oeste
Local: Udm Divinopolis / Farmácias Municipais

O projeto Melhoria de Acesso e Controle dos antirretrovirais para PVHIV, criado pelo Farmacêutico Albano Verona em Julho de 2020, na cidade de Divinópolis, consiste em efetivar o profissional farmacêutico como responsável pela dispensação dos ARV, e possibilitar a rastreabilidade dos medicamentos dispensados pela UDM até seu destino final.

Segundo Albano, o projeto utiliza estrutura já montada em Divinópolis, Nova Serrana, Pará de Minas e Oliveira e em processo de implantação na Cidade de Luz. Com a reorganização do serviço de dispensação de ARV não será gerado custo adicional ao Sistema Único de Saúde, visto que os recursos para a execução do projeto já estão disponíveis.

O intuito do projeto é melhorar o acesso aos ARV nas cidades onde não há o serviço especializado, criando-se as Unidades Dispensadoras de Medicamentos (UDM), com o objetivo de prover os medicamentos através da Vigilância Epidemiológica ou do Tratamento Fora do Domicílio (TFD). Até a presente data foram beneficiados mais de 1.850 pacientes.

Entre os objetivos e perspectivas futuras para o projeto estão:

● Implementação do projeto em todas as cidades que têm a UDM Divinópolis / SAE, a dispensação via SIGAF dos medicamentos ARV;

● Implementação de uma recomendação Estadual através de uma Nota Técnica para que toda a rede estadual de ARV estabeleça este fluxo na dispensação de medicamentos para sua rede de municípios abrangidos;

● Implementação de uma diretriz estadual através de Portaria e pactuado na CIBE, adotando este modelo como aquele a ser seguido em toda a rede de HIV/AIDS no tocante a dispensação de ARV (em processo de discussão);

● Reorganização da Assistência Farmacêutica à PVHIV;

● Aproximação da PVHIV da assistência farmacêutica do seu município de residência;

● Melhoria do acesso aos medicamentos ARV;

● Realização de uma dispensação de medicamentos ARV forma mais organizada e com informações diretas às PVHIV;

● Melhoria da adesão ao tratamento através de uma dispensação eficiente;

● Melhoria do controle sobre a dispensação dos medicamentos ARV com introdução da dispensação através do SIGAF;

● Fortalecimento da Assistência farmacêutica dos municípios;

● Implementação do Protocolo de Assistência Farmacêutica em DST/HIV/AIDS em relação a dispensação de medicamentos.

 

CAMPANHA INSTITUCIONAL PELO USO RACIONAL DE MEDICAMENTOS
Responsável: Jeisabelly Adrianne Lima Teixeira (CRF 30753)
E-mail: jeisabellyadrianne@gmail.com
Cidade: Monte Azul
Local: Fundação Médico Assistencial Major Domingos De Deus Correa

O projeto Campanha Institucional pelo Uso Racional de Medicamentos, apresentado pela Farmacêutica Jeisabelly Teixeira em outubro de 2019, à FUNDAÇÃO MÉDICO ASSISTENCIAL MAJOR DOMINGOS DE DEUS CORREA, na cidade de Monte Azul.

Segundo a Farmacêutica, a motivação ao realizar o projeto, se dá pela necessidade de promover à população, pacientes e acompanhantes, a orientação e conscientização voltada para a segurança do uso e qualidade dos medicamentos, propiciando um tratamento ou profilaxia com qualidade. As fontes de recursos e financiamentos para a execução da ação, atualmente são da própria Fundação e já beneficiou mais de 200 pessoas.

A execução do projeto consiste em levar orientações aos pacientes e acompanhantes relacionadas ao uso racional de medicamentos, abordando:

● Indicação de medicamentos sob orientação de profissional de saúde;

● Maneira segura de armazenamento de medicamentos em casa;

● Descartes de medicamentos vencidos;

● Uso de medicamentos fitoterápicos;

● Orientações sobre o uso de medicamentos com bebidas alcoólicas;

● Importância da adesão no tratamento proposto pelo médico;

● Interações medicamentosas;

● Reações adversas a medicamentos.

Os benefícios são a obtenção de conhecimento sobre os riscos da automedicação, o armazenamento apropriado e descarte seguro dos medicamentos.

PROJETO AMOR FRATERMAL
Responsável: Aparecida Reginalda De Melo Santos (CRF 26334)
E-mail: cida.regis@yahoo.com.br
Cidade: Belo Horizonte
Local: Igreja Batista Fraternão

O projeto Amor Fraternal, apresentado pela Farmacêutica Aparecida Santos em Junho de 2019, na cidade de Belo Horizonte.
Segundo a Farmacêutica, a motivação ao realizar o projeto, se dá pela necessidade de ajudar à população devido ao seu conhecimento da situação de vulnerabilidade das pessoas da comunidade.

 As fontes de recursos e financiamento do projeto atualmente são por meio da Igreja Batista Fraternão, amigos e voluntários.
Com mais de 250 pessoas já alcançadas, o projeto consiste em contribuir para o desenvolvimento físico, cognitivo, social dos adultos e crianças das comunidades que buscam atendimento na Igreja Batista Fraternão domiciliada no Bairro vitória. Visa também o fortalecimento dos vínculos familiares, contribuindo para a redução da vulnerabilidade social de crianças, adolescentes, jovens e idosos e fortalecer a convivência familiar e comunitária. Amorosamente, o projeto leva atenção farmacêutica e serviços como:

● Apoio psicológico e orientação espiritual dos participantes do projeto;

● Estudos bíblicos preparados didaticamente de acordo com as idades dos participantes;

● Distribuição de café da manhã todos os domingos;

● Comemorações com presentes no Dia das Crianças, Dia das Mães, Dia dos Pais e Natal;

● Comemoração especial dos aniversariantes do mês;

● Distribuição gratuita de alimentos, roupas, sapatos e brinquedos aos mais vulneráveis;

● Doação de fraldas para famílias carentes;

● Promoção do bazar abençoador cujo preço máximo é cinco reais;

● Aulas de violão;

● Máscaras de proteção individual contra a Covid-19;

● Mais de 50 pessoas beneficiadas com orientações preventivas contra Covid-19.

Segundo a Farmacêutica, os objetivos e perspectivas futuras são: “Ampliar o projeto com medicamentos a baixo custo, consultas e acompanhamento farmacoterapêutico para os moradores da comunidade através da abertura da Drogaria Fraternal e criação da Associação Beneficente Amor Fraterno que contará com o apoio e participação de profissionais capacitados de diversas áreas.”

FARMÁCIA SOLIDÁRIA E DESCARTE ADEQUADO DE MEDICAMENTOS
Responsável: Daniel De Azevedo Teixeira (CRF 16974)
E-mail: danielteixeira@unipacto.com.br
Cidade: Teofilo Otoni
Local: Faculdade Presidente Antonio Carlos

O projeto objetiva apresentar a população os conceitos fundamentais acerca dos riscos sanitários e ambientais ao descarte inadequados medicamentos, bem como, sobre as consequências provocados pela constituição das farmácias domiciliares.


Após realizar as visitas domiciliares para a coleta dos medicamentos, estes são submetidos a uma triagem considerando os aspectos:

•   Integridade físico-química;

•   Descrição de informações;

•   Viabilidade de Lote e validade;

•   Alterações e adulterações.

Os medicamentos que forem inviabilizados pela triagem serão descartados de forma adequada e os viáveis serão destinados ao acervo da Farmácia Solidária para posterior dispensação mediante prescrição. 

O Projeto foi constituído na Faculdade Presidente Antônio Carlos de Teófilo Otoni, através do curso de Farmácia um posto de coleta permanente para descarte de medicamento. A captação de medicamentos ocorre de forma frequente através de parceria com as unidades de saúde do município de Teófilo Otoni-MG e associado às campanhas realizadas periodicamente  em locais de grande circulação.' 

A IMPORTÂNCIA DA AUTOAVALIAÇÃO NA PREVENÇÃO DO CORONAVÍRUS (COVID-19).
Responsável: Wylle Dos Santos Fernandes (CRF 24314)
E-mail: wyllecalambau@hotmail.com
Cidade: Presidente Bernardes
Local: Hospital Municipal Santo Antonio

O principal objetivo do projeto foi despertar o senso crítico dos colaboradores do HOSPITAL MUNICIPAL SANTO ANTONIO e a importância de se auto avaliarem como sujeitos de contaminação e disseminação do coronavírus, conforme a realidade de cada um auxiliando desenvolvimento da capacidade de distinguir quais informações são cabíveis à rotina, seja profissional ou pessoal.

Em torno deste tema, promovemos discussão e reflexão sobre o atual contexto da pandemia, a fim de combater a desinformação e fornecendo informações acessíveis sobre:
● O que são os Vírus;
● COVID-19 e coronavírus; 
● O processo de infecção e contagio da doença (COVID-19);
● Principais sintomas COVID-19 e o que muda nos grupos de risco;
● Definições de Isolamento, quarentena e distanciamento social.  

A autoavaliação é um passo importante para calcularmos o grau de exposição. Quando enxergamos o grau de vulnerabilidade, teremos maiores chances de proteção, sem exageros, sem pânico, sem julgamentos e principalmente SEM AUSÊNCIA DE CUIDADOS. 

CDM UNIFAL
Responsável: Luciene Alves Marques (CRF 12201)
E-mail: lualvesmarques@gmail.com
Cidade: Alfenas
Local: Central De Distribuição De Medicamentos De Alfenas

Projeto desenvolvido na cidade de Alfenas-MG, na Central de Distribuição de Medicamentos a partir de novembro de 2017. O início deste projeto envolveu uma fase inicial de divulgação do Cuidado Farmacêutico junto aos PSF-Programas de Saúde da Família de Alfenas através de carta aos profissionais de saúde e slide show explicativo para a população.

A capacitação dos envolvidos no processo (estagiários e extensionistas) foi efetuada sempre com professor responsável presente. Todos os usuários de medicamentos participantes do processo foram esclarecidos quanto aos objetivos do Seguimento do Tratamento Farmacológico e, em seguida, assinaram o Termo de Consentimento pós informado. Foram acompanhados pacientes diabéticos, hipertensos, polimedicados e idosos. Na primeira consulta foi solicitado ao paciente que trouxesse à CDM, todos os medicamentos existentes em seu domicílio, última receita médica e exames laboratoriais para preenchimento da Ficha Farmacoterapêutica.

O objetivo desta fase foi obter todas as informações possíveis de cada um dos medicamentos. Após a análise de cada caso, o paciente retornava para que fossem realizadas as intervenções farmacêuticas; estas consistiam não só de ações que visavam a resolução dos RNM, mas também de ações de educação sanitária - aconselhamento sobre hábitos higiênicos dietéticos. A avaliação dos resultados das intervenções farmacêuticas foi realizada após período pré-estabelecido com cada usuário e, verificando se o RNM foi resolvido ou não.

Além do acompanhamento farmacoterapêutico, outros serviços farmacêuticos também foram realizados no consultório:

•  Rastreamento em saúde (aferição de pressão arterial e glicemia capilar);

•  Revisão da farmacoterapia e educação em saúde (envolvendo a orientação sobre a doença, tratamento e uso de dispositivos);

•  Rodas de conversa e atenção aos pacientes.

A roda de conversa presencial que ocorreu antes da pandemia, teve como tema: Mitos e verdades sobre Diabetes mellitus. Ao final, tivemos um coffee break com alimentos saudáveis para incentivar os pacientes a terem melhores hábitos de vida.

Nosso projeto está divulgado nas mídias sociais:
https://www.facebook.com/consultoriofarmaceuticocdmunifal
Blog: http://consultoriofarmaceuticocdmunifal.blogspot.com/
Instagram: https://www.instagram.com/consultoriofarmaceuticocdm/?hl=pt-br

A equipe é composta por:
Dr. Tiago Marques dos Reis
Dra. Liliana Batista Vieira
Dr. Ricardo Radighieri Rascado
Acadêmicos de diversos períodos do curso de farmácia da UNIFAL.

EDUCAÇÃO EM SAÚDE
Responsável: Paula Nogueira (CRF 25704)
E-mail: paularnogueira1@hotmail.com
Cidade: Baildim
Local: Baldim

O Projeto tem por objetivo principal, promover reuniões semanais e mensais com palestras sobre vários assuntos relacionados ao uso do tabaco e malefícios causados; as doenças associadas a este, os riscos à saúde e medidas para melhoria de novos hábitos saudáveis.

COMPROMISSO SOCIAL E VALORIZAÇÃO DA VIDA
Responsável: Victor Magalhães (CRF 16066)
E-mail: victorbmagalhaes@yahoo.com.br
Cidade: Peçanha E São João Evangelista
Local: Peçanha E São João Evangelista

O “Projeto Compromisso Social e Valorização da Vida” consiste no compromisso de realização de projetos e ações voltados para a família, pacientes, e comunidade sempre tendo como meta a responsabilidade social e a promoção da saúde da população.

Projetos e ações desenvolvidos:

•   Grupo "Melhor Idade Mãe D'água;

•   Alongamentos leves;

•   Dinâmicas para estimulação da coordenação motora;

•   Desenvolvimento do equilíbrio e memória;

•   Momentos de reflexão, educação em saúde;

•   Orientações e palestras sobre temas de saúde;

•   Projeto Medicação Consciente;

•   Projeto Cartão Saúde;

•   Arraiás Beneficentes;

•   Caminhadas Beneficentes;

•   Corridas de Rua Beneficentes;

•   Parquinho da Rosa Mística;

•   Natal Solidário para as crianças;

•   Projeto Saúde na Rua;

•   Criação da Equipe Fênix - Corredores de rua; 

•   “Corrida do Agasalho”;

•   Forró da Melhor Idade;

•   Acompanhamento do grupo “Alegria de Viver”.

Projeto teve início em 2005 na cidade de Peçanha localizada no vale do Rio Doce. Sua primeira ação foi a criação de um grupo de acompanhamento de pacientes usuários da farmácia básica, sendo a grande maioria dos integrantes com idade superior a 60 anos. Os encontros aconteciam no parque Mãe D’água; sendo este batizado como "Grupo Melhor Idade Mãe D’água”. Inúmeras atividades vêm sendo desenvolvidas com os participantes em visitas realizadas duas vezes por semana, com assistência periódica de um profissional farmacêutico.

Os integrantes relatam melhora em vários aspectos de sua vida como o convívio social, o controle da hipertensão, da diabetes, dislipidemias e principalmente a qualidade de vida. Este projeto reforça que o farmacêutico pode constantemente redesenhar sua atuação, buscando na criação de projetos a atuação na promoção da saúde e a qualidade de vida da população.


A segunda ação denominada “Projeto Medicação Consciente” foi implantada em janeiro de 2008 na farmácia do Posto de Saúde de Peçanha para promover o uso racional dos medicamentos e a saúde da população usuária de medicamentos de uso contínuo.

O trabalho na farmácia básica do centro de saúde de Peçanha e o acompanhamento do Grupo Melhor Idade levaram à percepção de como os pacientes hipertensos e diabéticos necessitam de ajuda no uso de medicamentos. Assim, foi realizada uma pesquisa informal por integrantes do Grupo Melhor Idade orientados pelo farmacêutico. Como resultado, observou-se que os medicamentos estavam sendo armazenados de forma inadequada, muitos com prazo de validade vencido e com acúmulo de medicamentos fornecidos pelo SUS. Muitos relatos envolviam a dificuldade de uso diário dos medicamentos devido aos diferentes horários e embalagens parecidas. Assim, foi elaborado um recipiente para organização das cartelas dos medicamentos de uso continuo fornecidos no SUS pela equipe da farmácia do posto de saúde. Elaborado a partir da reciclagem de garrafas pets, o recipiente acompanha uma sacola do projeto onde é acondicionado. O recipiente compartimentaliza os medicamentos, juntamente com etiquetas e posologia impressa com símbolos que facilitam o entendimento de uso da medicação incluindo eventuais pacientes iletrados. Essa ferramenta pode ser usada por médicos, enfermeiros, agentes comunitários de saúde, familiares, acompanhantes dos pacientes e outros. Com este projeto pode-se acompanhar o armazenamento e uso dos medicamentos no mês anterior, se houve sobras ou modificação pelo médico e se estão dentro da data de validade evitando, assim, o acúmulo nas casas com impactos positivos no SUS.


A percepção de como a identificação de um problema e uma ação podem trazer resultados bons sempre foi um incentivo para novas intervenções e, assim, uma terceira ação surge, denominada projeto “Cartão Saúde”, implantado em maio de 2009. Projeto busca oferecer aos usuários da farmácia do SUS, atendimento humanizado que visa acolher o usuário e promover assistência farmacêutica por meio de acompanhamento contínuo ao paciente, orientando-o para a saúde e tornando-o ativo em seu cuidado, promovendo saúde, uso racional de medicamentos e adesão ao tratamento. Seguindo-se de linhas guia para o tratamento da hipertensão e diabetes (Atenção à saúde do Adulto Hipertensão e Diabetes - Secretaria de Saúde de Minas Gerais 2007 e A Assistência Farmacêutica na Atenção à Saúde- Fundação Ezequiel Dias- Belo Horizonte 2007 e Resolução 499, 17 Dezembro 2008- Conselho Federal de Farmácia) desenvolvemos um cartão de acompanhamento de paciente hipertensos e diabéticos. O farmacêutico registra esse acompanhamento em prontuário especifico e os pacientes recebem um cartão onde desenvolve-se uma metodologia voltada para o autocuidado permitindo ao farmacêutico acompanhar o tratamento farmacológico e não farmacológico. O farmacêutico propõe a metodologia do autocuidado aos pacientes, mostrando que a responsabilidade das mudanças no quadro de saúde depende dos próprios pacientes. Um acompanhamento continuo dos participantes por um profissional farmacêutico com metodologia definida permite a obtenção de vários resultados positivos. Dentre os pontos trabalhados no tratamento não farmacológico podemos citar: incentivo às atividades físicas, diminuição do consumo de sal, ações voltadas para redução de peso de pacientes obesos ou com sobrepeso, incentivo à interrupção do tabagismo e alcoolismo, controle da PA e glicose, manutenção ao convívio social. As ações voltadas para o tratamento farmacológico, o acompanhamento do uso correto dos medicamentos para sucesso do tratamento.


A implantação deste projeto permitiu ao profissional farmacêutico acolher os pacientes de forma humanizada, com atendimentos agendados e tempo disponível para o acompanhamento através de metodologia definida.
Acompanhando de perto, o profissional pode conhecer melhor cada paciente, criando um vínculo e o desenvolvimento de uma assistência farmacêutica voltada para implantação do autocuidado proposto no atendimento realizado.


Como estratégia de educação em saúde, o projeto permitiu ao paciente ser ativo no seu cuidado e assumir um compromisso com sua saúde e com o acompanhamento farmacêutico, promovendo educação e gerando mudanças de comportamento e estilo de vida, proporcionando assim benefícios no tratamento e melhora da qualidade de vida dos pacientes. 

 

Nos mesmos moldes do trabalho realizado em Peçanha, criou-se, voluntariamente, em novembro de 2007, em São João Evangelista, novo grupo de acompanhamento denominado Grupo Melhor Idade Água Viva, com encontros semanais e acompanhamento farmacêutico mensal através do Projeto Cartão Saúde.

O desenvolvimento dessas ações requer dedicação e, sobretudo, comprometimento com o acompanhamento presencial do farmacêutico. Estas ações tornam-se parte da rotina do serviço farmacêutico.

Em 2011, o farmacêutico responsável pelo acompanhamento das ações/ projetos, trabalhando no serviço privado Drogaria Rosa Mística, desenvolve novo trabalho social com cidadãos da melhor idade, envolvendo instituições filantrópicas da cidade. Como reconhecimento do trabalho realizado até então, o slogan da Drogaria ganha o nome deste projeto, ou seja, “Compromisso Social e Valorização da vida”. Nossa primeira ação nesse sentido foi a criação do “Arraiá Beneficente”, onde os Grupos de Melhor Idade da cidade de Peçanha e São João Evangelista apresentaram uma Quadrilha à comunidade de São João Evangelista, com venda de comidas típicas, venda de rifa, leilões de leitoas, Show com artistas locais e toda a renda arrecadada com o evento foi doada ao Asilo da cidade. Desde então esta ação passou a ser realizada anualmente no mês de junho, seguindo este mesmo molde, e a cada ano uma instituição social da cidade é beneficiada (creche, asilo, casa de apoio aos necessitados etc.). 
A estrutura da festa junina é montada com recursos da Drogaria Rosa Mística (palco, banheiro químico, barraquinhas, cantores, sonorização, divulgação, etc.) sem custo para a instituição que será beneficiada com a arrecadação da festa. A cada ano a festa toma uma proporção maior, já tendo necessidade de ser realizada no local destinado à realização de festa populares da cidade. 

Com o objetivo de proporcionar lazer às crianças da comunidade, principalmente as mais carentes, e criar um espaço para atender com mais qualidade o Grupo da Melhor Idade foi construído em novembro de 2011, um espaço anexo à drogaria. O acesso ao parquinho é gratuito e aberto a toda população, onde as crianças acompanhadas de pais e/ou responsáveis podem usufruir de todos os brinquedos pelo tempo que desejarem, e o grupo de Melhor Idade utiliza este espaço também em seus encontros semanais. 

Em março de 2012, acontece a 1ª “Caminhada Beneficente” para arrecadação de fundos para o Asilo da cidade. A arrecadação ocorreu através da venda de camisetas compradas com o apoio de patrocinadores locais, que serviam como inscrição para o evento, e teve grande participação da comunidade. Esta ação continua a ser realizada anualmente, no mesmo período e outras instituições sociais também são beneficiadas (Creche, Casa de Apoio aos necessitados e outros). 

Também em 2012, com foco nas crianças da comunidade foi criado o “Natal Solidário”. Um voluntário caracterizado como papai Noel, em uma praça da cidade, entrega lembranças e tira fotos com as crianças, estas fotos são reveladas e entregues sem nenhum custo para os pais e/ou responsáveis, também os idosos do Asilo da cidade participam deste projeto. O evento tornou-se tradição e já existe até o trenó do papai Noel. Anualmente, aproximadamente 300 crianças acompanhadas de seus pais e/ou responsáveis participam do evento e cerca de 40 idosos são visitados pelo papai Noel. Também foi criado um presépio de madeira em tamanho real instalado em uma praça da cidade. 

Em junho de 2016, o farmacêutico da Drogaria Rosa Mística, idealizou a realização de uma corrida de rua beneficente para arrecadação de fundos para o Asilo da cidade.  Desta ação, surge o primeiro Grupo de Corredores de Rua de São João Evangelista: “Equipe Fênix”. Composto de pessoas de diferentes faixas etárias, com interesse comum na prática de esportes, especificamente a corrida de rua, o grupo se reúne frequentemente para praticar este esporte.

O grupo possui no seu calendário anual duas corridas definidas: A “Fênix Run” no mês de junho com o intuito de competição, com premiações em dinheiro e troféus, contando com o apoio financeiro de patrocinadores do comércio local, e a “Corrida do Agasalho” no mês de julho que tem por objetivo a arrecadação de agasalhos, roupas e sapatos para serem doados para famílias carentes. O intermédio das doações é feito pelo centro de Referência de Assistência Social (CRAS) da cidade.

Tornou-se frequente a participação da Equipe em provas de corrida de rua na região e muitos integrantes são presença garantida em pódios, o que estimula os treinos e superação de limites a cada dia. 
Em março de 2017, no município de São João Evangelista, surge um novo projeto denominado “Saúde na Rua”, com a proposta de levar informação em saúde para a comunidade, envolvendo temas como alimentação saudável, prática de atividade física, a importância das pequenas mudanças de hábitos com foco na saúde. Com este objetivo foram instalados outdoors educativos em pontos estratégicos da cidade, que trabalham imagens de saúde e estilo de vida saudável. Ao trabalhar mudanças de estilo de vida, o projeto atinge todas as faixas etárias levando informações e incentivando as mudanças que contribuem para melhoria da qualidade de vida.

Em junho de 2017, no município de São João Evangelista, surge a possibilidade de coordenação de um Grupo de Convivência da Terceira Idade existente há mais de 20 anos na cidade, denominado “Alegria de Viver”. Encontros mensais ocorrem em um salão de festas particular cedido onde confraternizações e diferentes ações recreativas são realizadas conforme cronograma prévio. Passeios e viagens são realizados frequentemente. Neste encontro mensal voltado para entretenimento foi criado o Forró da Melhor Idade; mensalmente são realizadas festas com música ao vivo e alimentação inclusa para os participantes do grupo. O grupo possui registro em cartório e diretoria eleita por votação (presidente, vice-presidente, tesoureiro e secretário). 

Os projetos desenvolvidos para a Melhor Idade permitiram ao farmacêutico desenvolver ações de promoção à saúde e prevenção de doenças através da atenção farmacêutica voltada para educação em saúde. Estes projetos foram a base de todos os outros e reforçaram a importância das ações de atenção farmacêutica com foco no cuidado continuado e no estreitamento do laço entre o profissional e o indivíduo/família/comunidade. 

A inserção do idoso em atividades recreativas proporciona uma mudança no seu perfil psicossocial, principalmente no que tange a integração social, a percepção de ter autonomia e ser mais ativo nos seus cuidados pessoais, nos cuidados com sua saúde e na busca pela felicidade.
A realização destes projetos demonstrou a mudança de paradigma de atuação do farmacêutico com o foco no usuário e não no medicamento, incorporando ao cuidado prestado ações que fazem o paciente assumir o seu cuidado, tornando-os corresponsáveis. 

Estas ações tiveram como objetivo a promoção da saúde do indivíduo, família e comunidade, a realização de ações sociais, a disseminação de informação em saúde para a comunidade, o bem-estar e a qualidade de vida. 
Diante do exposto, conclui-se que o profissional farmacêutico possui um vasto campo de atuação, podendo incorporar diversas ações para facilitar e melhorar seus cuidados prestados fundamentando-se na Atenção Farmacêutica e no seu papel social.
 

AÇÕES PARA O MEIO AMBIENTE
Responsável: Victor Magalhães (CRF 16066)
E-mail: victorbmagalhaes@yahoo.com.br
Cidade: São João Evangelista
Local: Drogaria Rosa Mística

O ‘Projeto Ações para o Meio Ambiente” partiu do reconhecimento que nossas ações impactam no meio ambiente como:

•   Campanhas de reutilização de sacolas da Drogaria com os usuários de medicamentos e correlatos;

•   Descarte correto dos resíduos do grupo B (medicamentos e correlatos);

•   Projeto Canário Chapinha;

•   Realização da Semana do Meio Ambiente.

A primeira ação começou com a inauguração da Drogaria Rosa Mística em setembro de 2010 e partiu da avaliação de qual embalagem deveria ser utilizada. A partir desta, optamos por utilizar sacolas oxibiodegradáveis e assim, cerca de 90 % dos nossos resíduos de embalagens são destas sacolas.  

Nossa segunda ação teve início em 11 novembro de 2017, desenvolvemos o projeto “Canário Chapinha: vamos preservar”. Com autorização da Prefeitura e da Secretaria do meio Ambiente, foram instaladas 120 ‘casas de choca’ e 9 comedouros para pássaros. A reprodução dos pássaros acontece em espaço livre onde as pessoas podem observar este ciclo de reprodução e a alimentação, ou seja, acontece uma exposição da preservação nestes locais, um trabalho de conservação e educação ambiental.  Hoje são observados, além do canário chapinha, outros pássaros como o papa arroz, coleirinhas, rolinhas, pássaros pretos, sabiás, etc., isto nos fez criar um comedouro no bosque da cidade com alimentação diferente para outras espécies de pássaros, onde colocamos semente de girassol e frutas. O projeto parece ter motivado moradores da cidade a instalarem comedouros e abrigos para pássaros em suas residências. Quando começamos o projeto era distribuído nos comedouros mensalmente cerca de 40 kg de alimentos e hoje cerca de 120 kg de alimentos são necessários para o trato mensal. Para mobilizar a população para a importância da preservação ambiental, em dezembro de 2017 instalamos um outdoor educativo em local de grande circulação de pedestres.

Em 08/11/2018, implantamos na drogaria a ação “Descarte Aqui” com coleta de medicamentos vencidos ou em desuso. Um recipiente tecnicamente adequado fica permanentemente exposto na Drogaria para descarte dos medicamentos; a campanha é constantemente mantida em painel eletrônico local e redes sociais (whatsapp, facebook, instagram). Na drogaria instalamos um painel informativo: Descarte aqui: Traga seus remédios ou similares vencidos, nós daremos o devido descarte.

No período de 08/11/2018 até o dia 19/11/2020 foi coletada a quantidade total de 96,32 kg.  A logística implementada promove uma política de proteção da saúde da população e do meio ambiente. 


Também em novembro de 2018 implantamos o projeto de “Reutilização das sacolas da Drogaria Rosa Mística”. Seguindo este propósito passamos a incentivar a reutilização das sacolas nas compras na Rosa Mística onde sempre que o cliente reutiliza a sacola da drogaria o mesmo participa de uma promoção (sorteio de prêmios, brindes, promoção de final de ano, etc.). Neste projeto destacamos nas sacolas da drogaria a mensagem: “Reutilize esta sacola. Você e o meio ambiente saem ganhando” uma campanha em painel eletrônico e meios de comunicação (whatsapp, facebook, instagram) divulga constantemente este projeto. Na drogaria instalamos um painel informativo: “Reutilize sua sacola Rosa Mística em suas próximas compras e concorra a prêmios - o meio ambiente agradece”. O consumo responsável é o nosso foco, acreditamos que a educação é o caminho para a busca de um consumo consciente. Fizemos levantamento deste resíduo gerado pela Drogaria e chegamos ao peso aproximado gerado de cerca de 225 KG de sacolas, correspondente a aproximadamente 90 mil sacolas.

Outra ação desenvolvida foi a “Semana do Meio Ambiente” realizada em junho de 2019, com intuito de conscientização ambiental e divulgação das ações desenvolvidas pela drogaria. Uma semana do mês de junho foi estabelecida para destacar a importância de preservar o meio ambiente. Durante esta semana desenvolvemos ações de saúde (aferição de pressão arterial, glicemia capilar), programamos um sorteio de 1 TV 43 polegadas para o encerramento da semana onde todos que descartaram medicamentos vencidos na drogaria e reutilizaram a sacola da drogaria nas suas compras estavam concorrendo e distribuímos 150 mudas de frutas. 

Em dezembro de 2019, realizamos um investimento em energia solar fotovoltaica. Acreditamos que seguindo nossos objetivos diretamente ligados a modificar nossos impactos negativos, a energia solar é mais uma forma de contribuirmos para o meio ambiente e sempre queremos ser guiados por nossa consciência ambiental.

PADM - PROTOCOLO DE ANTISSEPSIA E DESINFECÇÃO MASSIVA
Responsável: Marcelo Soares Crespo (CRF 36199)
E-mail: marcelosoarescrespo@gmail.com
Cidade: Diversas Cidades Brasileiras E Lisboa (portugal)
Local: Internet, Em Diversas Redes Sociais

O Projeto PADM surgiu da percepção da existência de antissépticos e desinfetantes, relegados ao esquecimento, bastante efetivos contra os ß-Coronavirus, num momento em que as publicações oficiais limitavam-se a recomendar o álcool 70%, curiosamente o produto mais caro e o menos disponível no Brasil.

O PADM é um protocolo completo que trata das possibilidades de antissepsia e desinfecção massiva, segura, com antissépticos e desinfetantes efetivos, aprovados para uso pela ANVISA, previamente testados frente aos ß-Coronavirus. Os conhecimentos apresentados no PADM são úteis para que qualquer cidadão implemente uma barreira sanitária efetiva em sua residência ou local de trabalho, para minimizar as possibilidades de infecção pelo SARS-CoV-2. O PADM é especialmente essencial para a proteção dos profissionais de saúde que atuam na linha de frente, no combate à pandemia de COVID-19. O PADM traz orientações às minorias populacionais indígenas, quilombolas, e para os poderes públicos das esferas federal, estadual e municipal, para que possam estruturar ações preventivas de suas populações.

 

O autor do PADM, farmacêutico mineiro Marcelo Soares Crespo, criou um grupo no Telegram (t.me/cienciasfarmaceuticas), através do qual disponibiliza todas as informações e publicações acerca do PADM, a qualquer pessoa que se inscreva na plataforma. Já são mais de 400 (quatrocentas) publicações disponíveis acerca do PADM, desde a cartilha publicada pelo CRF-MG, artigos, vídeos, orientações profissionais, esclarecimentos de dúvidas em texto e em áudio. Atualmente, esse grupo no Telegram já conta com mais de 500 (quinhentos) membros, que são profissionais da saúde de todo o país e do exterior, que ajudam voluntariamente a propagar o protocolo e suas aplicações.

 

Com algumas doações recebidas de pessoas que têm apoiado o PADM, registramos o domínio www.coronavirose.com.br (https://registro.br/tecnologia/ferramentas/whois/?search=coronavirose.com.br), em breve será lançado um curso e estamos desenvolvendo um website, com o objetivo de manter ativas todas as informações e publicações relacionadas ao PADM, para que mantenham sua utilidade na orientação e esclarecimentos à população e comunidade científica.

NATAL SOLIDÁRIO DSG FARMA
Responsável: Aline De Paula Alves (CRF 17740)
E-mail: aline@dsgfarma.com.br
Cidade: Alpinópolis
Local: Alpinópolis

O projeto NATAL SOLIDÁRIO DSG, foi criado pela farmacêutica Aline de Paula Alves com o objetivo de alcançar o maior número de crianças carentes possível na cidade de Alpinópolis. 


As crianças escreveram cartinhas ao Papai Noel e deixavam na drogaria; os colaboradores da DSG FARMA se comprometeram a entregar os presentes na casa das crianças acompanhados do Papai Noel e seus ajudantes. 


Com recursos próprios e ajuda de parceiros e comércio local, foi feito a distribuição de brinquedos e cestas básicas às famílias que necessitavam.


No total, foram mais de 30 famílias beneficiadas pelo projeto, o que proporcionou um Natal e Ano Novo sem fome e com brinquedos para as crianças.


O objetivo da DSG FARMA em fazer o Natal solidário foi alcançado quando vivenciado a alegria e emoção no rosto das pessoas beneficiadas.

ABAS EM AÇÃO
Responsável: Cássia Rodrigues Lima Ferreira (CRF 9144)
E-mail: cassialima@hotmail.com
Cidade: Belo Horizonte
Local: Belo Horizonte E Região Metropolitana

O projeto ABAS EM AÇÃO, é um segmento onde profissionais liberais prestam serviços voluntários à população.

O objetivo é fortalecer a responsabilidade social da igreja e a cidadania com geração de benefícios para coletividade. Os eventos ocorrem em locais acessíveis como escola ou igreja e contam com suporte de uma igreja no local. As atividades acontecem em um dia com duração de cerca de seis horas e conta com voluntários com formações multidisciplinares, sendo profissionais liberais e equipe de suporte. Dessa forma, garante facilidade para a comunidade aos diversos atendimentos. 

A população tem conhecimento dos serviços ofertados por meio de divulgação de rádio e outros meios de comunicação. O Projeto oferece orientações sobre diversas áreas à população a partir desses eventos sociais públicos, independente do credo religioso, status social, idade e gênero. O público atendido é heterogêneo, sendo crianças, adolescentes, adultos e pessoas idosas. 

 A equipe de voluntários é composta por estudantes de graduação ou profissionais que participam em um ato de amor, doando suas habilidades em prol da ação social. Nesses eventos, dividimos os profissionais por espaços de acordo com as áreas de atuação. Os espaços oferecidos variam a cada ano, dependendo também do local e população a ser atendida. Ao final do evento, cada equipe elabora um relatório qualitativo e quantitativo, com avaliação da necessidade de revisão dos planos e a possibilidade da criação de estratégias para atender novas situações. 

O projeto ABAS EM AÇÃO é composto pelos seguintes espaços:

•    Espaço Saúde: Atendimentos individuais ou coletivos para atender demandas em saúde da população. A equipe saúde conta com diversas categorias profissionais, a saber farmacêuticos; médicos, enfermeiros, nutricionistas, fonoaudiológicos, psicólogos, fisioterapeutas, terapeuta ocupacional, dentistas;

•    Espaço Cidadão: Assessoria Jurídica;

•    Espaço Finanças: Consultoria contábil e financeira para pessoa física e jurídica, gestão de negócios, orientação orçamentária, planejamento de recursos;

•   Espaço Kids: Histórias infantis, trabalhos manuais, artes, ciências, música, jogos e outras atividades;

•   Espaço Orientação Profissional: Orientação para entrevistas de primeiro emprego, dicas para o ENEM, orientação de psicopedagogos; 

•   Espaço Beleza: Corte de cabelos masculino e feminino, barba e design de sobrancelhas e serviços de manicure;

•   Espaço Meio Ambiente: Orientações sobre os cuidados com a água, reciclagem e educação ambiental;

•   Espaço Veterinário: Consultas, avaliação clínica e orientações gerais.

•   Espaço Fé: Pastores para aconselhamento e apoio de oração

 

O ESPAÇO FARMÁCIA é formado por farmacêuticos e estudantes de graduação em farmácia que ofertam, durante as ações sociais da ABAS, orientação farmacêutica gratuita, qualificada e humanizada. Os serviços farmacêuticos ofertados são educação em saúde com distribuição de cartilhas, folders e panfletos; rastreamento em saúde, manejo de problemas de saúde auto limitados e revisão de farmacoterapia com levantamento de Problemas Relacionados a Medicamentos, proposta de intervenção e encaminhamentos aos profissionais necessários. 

 

A equipe é formada por 17 voluntários que colaboram com o projeto. O serviço farmacêutico ao público iniciou-se em outubro de 2016, como iniciativa desenvolvida nas ações da ABAS. O objetivo desse trabalho é contribuir para educação em saúde, promoção da saúde e do diálogo social. Também é por meio destas mobilizações que se torna possível aproximar e difundir saberes farmacêuticos, onde a procura por este serviço ainda é permeada por barreiras socioculturais e tabus. 

A equipe de farmácia atua nos eventos por meio de atendimentos individuais e coletivos. Nos atendimentos individuais, os farmacêuticos acolhem demandas específicas e realizam intervenções diante de situações e dúvidas pontuais. Além disso, quando necessário orientam o usuário a procurar atendimento na rede do SUS e/ou nos espaços oferecidos pelas ABAS/Fundação Betel. Vale ressaltar que os atendimentos individuais durante as ações se distanciam dos realizados em consultórios farmacêuticos, nos quais há um maior tempo para interação com o paciente e investigação de problemas relacionados à medicamentos. Acredita-se que a escuta atenta com abordagem aberta, de aceitação e não julgamento, contribuiu para autonomia no cuidado em saúde, conscientização, bem-estar e busca de ajuda continuada na rede do SUS, quando necessário. 

 

Os atendimentos coletivos dá-se a partir da criação de espaços com o fomento da discussão de temas que tenham importância para a comunidade, facilitando que os atores busquem modificar as diversas realidades. Utiliza-se para isso, palestras e rodas de conversas sobre descarte e armazenamento correto de medicamentos, formas farmacêuticas, orientações básicas sobre uso de insulina, mitos e verdades sobre medicamentos.

De 2016 a 2020, foram realizados 16 eventos com uma média de 40 atendimentos e com participação de cerca de 5 profissionais e/ou estudantes farmacêuticos por evento.

Além dos atendimentos, foram confeccionadas cartilhas como material de apoio com diversos temas para serem entregues a população atendida, sendo: Uso Racional de Medicamentos, Seletores de Locais para Aplicação de Insulina, Uso de Repelentes para Gestantes, Câncer de Mama e Mulheres Pós Menopausa.

 

COORDENAÇÃO DO ESPAÇO FARMÁCIA: Farm. Cássia R. Lima Ferreira e Talita Wisla da C. Figueiredo – estudante da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

EQUIPE ENVOLVIDA Renata Minelli; Luiza Nogueira; Sabine Quintanilha; Rebeca Santos; Aline Cristina; Carina Neves; Bianca Magda; Daniela Colhado;  Roquelia Guedes; Anne Lima; Regiane Paiva; Isadora Fernandes; Adriana Soares; Julia Soares; Lilian Ansaloni; Stela Maris; Daniela Moreira.

 

 

 

TEÓAZUL: AÇÃO MULTIPROFISSIONAL NO CUIDADO AO PORTADOR DE DIABETES
Responsável: Ludmila Soares Antunes Bernardi (CRF 13235)
E-mail: ludmilafarm@gmail.com
Cidade: Teófilo Otoni
Local: Unidades De Atendimento De Saúde Pública

Atualmente, a Diabetes é a mais comum das doenças não transmissíveis com elevada prevalência e incidência crescente. Atinge já cerca de 415 milhões de pessoas em todo o mundo e continua a aumentar em todos os países, estimando-se que em 2040 haja um aumento para 642 milhões de pessoas atingidas pela doença.

 O mês de novembro é marcado por duas importantes campanhas do Ministério da Saúde - a prevenção do câncer de próstata e o mês de conscientização do diabetes. O Dia Mundial das Diabetes é a principal campanha de conscientização global com foco nas diabetes mellitus e é realizada em 14 de novembro de cada ano.

Observações empíricas no atendimento da farmácia municipal evidenciam a dificuldade no controle da doença e a falta de orientações no manejo do tratamento dos portadoras doDM na rede. Além disso, observou-se demanda reprimida para os serviços referenciados para atenção secundária- Centro Estadual de Atenção especializada (CEAE) e subnotificações dos pacientes diabéticosna Atenção Primária a Saúde do município.  Observou-se também que as ações em saúde realizadas pela Atenção Primária no mês de novembro eram centradas apenas na prevenção do câncer de próstata. Desta forma surgiu o projeto coordenado pela assistência farmacêutica municipal TeoAzul, em 2019 com o objetivo de realizar ações educativas com a participação multiprofissional e familiar no tratamento do DM, objetivando melhor qualidade de vida, controle glicêmico e prevenção de agravos na Atenção Primária a Saúde. Já são dois anos consecutivos doprojeto, com divulgação e orientações sobre o tema nas mídias sociais, faixas informativas nas ruas da cidade e ações na Farmácia municipal, Atenção Primária e Secundária. 

Atualmente a ação é promovida pelos farmacêuticos da Secretaria Municipal de saúde de Teófilo Otoni.

Mais de 1500 pacientes já foram beneficiados com diagnostico de novos casos, avaliação geral do paciente e encaminhamentos para centros referencia secundária, melhor controle glicemico.

Durante todo o mês de novembro são realizada ações em todos os centros de Saúde de atendimento do SUS sobre a Diabetes. São Realizadas ações educativas com a participação multiprofissional e familiar no tratamento do DM, objetivando melhor qualidade de vida e controle glicêmico e prevenção de agravos na Atenção Primária e Secundária a Saúde; 

Ações específicas: 
 Ações de educação em saúde multiprofissional nas Unidades Básicas e Farmácias – Sala de espera
•    Apoio psicológico aos pacientes e familiares, incentivando a prática do autocuidado e empoderamento do paciente;
•    Orientação sobre descarte correto dos insumos da diabetes;
•    Avaliação do paciente para encaminhamento à Atenção Básica e CEAE
•    Estimulo a pratica de atividade física;
•    Orientação nutricional sobre as praticas da alimentação saudável;

CONSCIENTIZAÇÃO E PROMOÇÃO DA SAÚDE
Responsável: Vivaldete Ribeiro Gonçalves De Souza (CRF 32619)
E-mail: vivaldetesouza@outlook.com
Cidade: Coroaci Minas Gerais
Local: Avenida Doutor Ferreira Leite, 46, Centro.

O Projeto Conscientização e Promoção da Saúde, idealizado pela farmacêutica Vivaldete Souza, na cidade de Coroaci, tem por objetivo a promoção da consciência da população acerca do uso racional de medicamentos, a discussão sobre o diabetes, a hipertensão, a importância e promoção da doação de sangue, a conscientização sobre as hepatites virais, a prevenção do câncer de mama e de Colo de Útero, o câncer de próstata, o câncer de pele e a prevenção contra a Aids. Almeja, ainda,  aprofundar as discussões e ampliar o nível das ações para alcançar um maior número de pessoas.

Anualmente, são desenvolvidas diversas ações, visando o conhecimento das seguintes datas e meses de conscientização:

•    Dia do Trabalhador;

•    Dia das Crianças;

•    Prevenção da Hipertensão Arterial;

•    Importância da Doação de Sangue (Junho Vermelho);

•    Conscientização sobre as Hepatites Virais (Julho Amarelo);

•    Câncer de Mama e de Colo de Útero (Outubro Rosa);

•    Câncer de Próstata e Diabetes (Novembro Azul);

•    Câncer de Pele e prevenção contra a AIDS (Dezembro Laranja/Vermelho);

•    Orientação quanto ao uso racional de medicamentos;

•    Realização de aferição de pressão arterial (acompanhada de orientação sobre os riscos relacionados à hipertensão);

•    Testes de glicemia gratuitos (seguido, também, de orientação quanto aos níveis elevados de glicose sérica);

•    Análise capilar para atender e orientar clientes com queda de cabelo, seborréia e alopecia.

Em todos esses eventos, é realizado atendimento farmacêutico especializado, o qual abrange também conversas para conscientizar sobre as doenças e ações correspondentes ao mês que o evento é realizado. 
Por tudo isso, por se tratar de um projeto que alcança muitas pessoas, sempre contamos com o auxílio de outros profissionais (farmacêuticos, cabeleireiros especializados e técnicos em enfermagem). Além disso, é crucial ressaltar, ainda, o empenho dos demais funcionários da farmácia, sobretudo a participação da Rinara Gomes por estar presente desde o início do projeto.

 

ATENÇÃO FARMACÊUTICA EM EXTREMA MG
Responsável: Regiane Cristina Dos Santos Moreira Borges (CRF 15019)
E-mail: regianecsmg@yahoo.com.br
Cidade: Extrema Mg
Local: Ubs E Nasf

O Projeto Atenção Farmacêutica, apresentado pela farmacêutica Regiane Borges da cidade de Extrema, teve início no ano de 2009 abrangendo:

•   Criação da CAF - Central de Abastecimento Farmacêutico;

•   Inserção do consultório farmacêutico nos projetos arquitetônicos das UBS;

•   Capacitação dos profissionais farmacêuticos para realização do Cuidado Farmacêutico no SUS;

•   Realização de seminários para capacitações dos profissionais da Assistência Farmacêutica;

•   Futura implantação do Cuidado Farmacêutico em todas as UBS;

•   Criação da REMUME;

•   Criação da comissão de farmácia e terapêutica Municipal;

•   Unidades de saúde como pontos de coleta de resíduos químicos com contratação de empresa, pela Prefeitura, para dar o destino final a estes;

•   Contratação de auxiliares de farmácia e farmacêuticos em todas as farmácias;

•   Ampliação da Assistência Farmacêutica;

•   Atendimento humanizado/individualizado em todas as farmácias;

•   Melhora da qualidade de vida dos pacientes, sucesso da Farmacoterapia;

•   Capacitações multiprofissionais;

•   Atividades de Educação em Saúde.

Para capacitação dos Agentes comunitários de saúde (ACS) e dispensadores foram utilizados recursos audiovisuais, atividades em grupo e dramatização.


 A campanha de descarte racional de medicamentos iniciou-se no mês de maio com término no final do 6 mês de junho de 2009, sendo os pacientes orientados a entregar nos PSF as sobras de medicamentos armazenadas em seus domicílios.
O seguimento farmacoterapêutico (SFT) foi realizado com pessoas de ambos os sexos com faixa etária entre 21 a 80 anos, usuários crônicos de medicamentos. O método usado foi o Dáder1 . 


A semana do idoso foi realizada com o objetivo de oferecer diversas atividades científicas e culturais. Participaram do evento todos os profissionais envolvidos no NASF. Os temas abordados foram:

      •   Envelhecimento: como encarar?

      •   Saúde Nutricional para Melhor Idade;

      •   Demência;

      •   Orientação vocacional;

      •   Sexo na Melhor Idade;

      •   AIDS na Melhor Idade;

      •   Prevenção de quedas;

      •   Importância da atividade física e saúde na Terceira Idade;

      •   Uso de Medicamentos na Terceira Idade e Adesão ao Tratamento;

      •   Sinais de Alerta para o Câncer.

 

Vida Social na Melhor Idade:

      •   Família;

      •   Cidadania;

      •   Lazer;

      •   Higiene bucal do idoso.  

 

As atividades desenvolvidas foram:

      •   Jogos cooperativos;

      •   Oficina da Beleza;

      •   Yoga;

      •   Atividades ao ar livre com educador físico;

      •   Oficina do relaxamento;

      •   Oficina de arte;

      •   Bingo;

      •   Apresentação do Grupo de Seresta Renascer;

      •   Baile de encerramento. 

Foram realizadas 10 palestras de capacitação para os ACS e dispensadores em diferentes PSF da cidade de Extrema. A Campanha Municipal de Descarte Racional de Medicamentos arrecadou 69,35 kg de medicamentos (os mais descartados foram anti-hipertensivos e antimicrobianos); deste total, 50,6 kg estavam com prazo de validade expirado. 
Foram ministradas 3 palestras para os portadores de DST/AIDS (atingindo 32 pessoas), 7 palestras sobre uso racional de medicamentos (150 pessoas), 4 palestras no CAPS para usuários e familiares/cuidadores (39 pessoas).


 Em relação ao SFT, foram acompanhados 43 pacientes (67,44% feminino), 90,7% hipertensos e diabéticos, 78,7% não praticam atividades físicas e 55,8% não fazem dieta, 60,5% não aderiam ao tratamento, 58,1% não possuíam conhecimento sobre os medicamentos em uso, e em 100% dos pacientes foi encontrado pelo menos 1 PRM. 


 A Semana do Idoso teve atividades durante todo o dia, contando com a participação de 221 pessoas. 
Este trabalho demonstrou a importância do farmacêutico na equipe multiprofissional.

 

PROJETO FUSILLI
Responsável: Marina Ulhôa Carvalho (CRF )
E-mail: marinaulhoa@hotmail.com
Cidade: Belo Horizonte E Reigão Metropolitana
Local: Sede Da Empresa E Faculdade De Medicina Ufmg

O Projeto Fusilli, criado e desenvolvido por Marina Ulhôa [Farmacêutica Industrial Tricologista e Terapeuta Capilar] e Felipe Domingues [Doutor], foi desenvolvido com base e foco nas necessidades das saúdes estético capilar - couro cabeludo e fibras capilares - e mental de indivíduos que portam cabelos de tipologia ondulada, cacheada e crespa.

O Projeto Fusilli se direciona, em parceria com o Programa "Para Elas", Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais, coordenado pela Professora Dra. Elza Machado, à prestação de serviços filantrópicos como:

      •   Acolhimento humanizado;
      •   Avaliação da saúde capilar;
      •   Consultoria cosmética integral;
      •   Auxílio na recuperação da autoestima de pessoas em situação de violência, independente de classe social, etnia e gênero.

Ainda que o Projeto Fusilli seja desenvolvido com recursos próprios, pode ser considerado o primeiro projeto de parceria extensionista público-privada dedicado ao acolhimento, cultura, história, representatividade, resistência e respeito às identidades capilares.
Por se tratar de um segemento de atuação pouco exposto e explorado no Brasil, faz-se necessária breve exposição acerca dos precedentes histórico sociais que respaldam a necessidade da existência de Projetos como o Fusilli em termos atenção às demandas sociais brasileiras contemporâneas, especialmente quando destacamos os movimentos empoderamento e reconhecimento das diversas identidades raciais no País.

Objetivos do Projeto Fusilli:
      •   Recuperação da autoconfiança e da autoestima em indivíduos já atendidos;
      •   Saúde e independência capilar com reflexos em comportamentos sociais e de bem-estar humano;
      •   Desencadeamento de processos de aceitação capilar e empoderamento em crianças, adolescentes e adultos, o que gera o desenvolvimento de aceitação e amor à própria identidade capilar: a beleza da naturalidade;
      •   Desenvolvimento do sentido de coletividade e apoio mútuo entre mulheres com mesma representatividade genérica;
      •   Mitigação de processos de violência doméstica como, por exemplo, da violência estética que parte do homem sobre a mulher, na maioria dos casos.

Alguns dos benefícios já alcançados pelo Projeto Fusilli são:

      •   Mulheres deixaram de usar o formol em processos de alisamento capilar;
      •   Após meses de acompanhamento dedicado por farmacêutico tricologista e terapeuta capilar observa-se a melhora da saúde capilar em vários indivíduos;
      •   Mães deixaram de realizar procedimentos danosos para alisamentos capilar visando a atenção às filhas a questão da representatividade materna influencia diretamente na constituição da identidade capilar de crianças, isto é, o Projeto Fusilli está proporcionando a mudança cultural já em duas gerações.

FEIRA DA SAÚDE
Responsável: Claudia Santana (CRF 30890)
E-mail: claudia.pitagoras@gmail.com
Cidade: Belo Horizonte
Local: Centros De Saude Felicidadeii E Floramar

O Projeto Feira da Saúde, apresentado pela farmacêutica Cláudia Santana, na cidade de Belo Horizonte, tem por finalidade efetuar uma ampliação de atendimento com equipe multiprofissional NASF e ESF dos Centros de Saúde Felicidade II e Floramar; conforme demanda do território para queixas mais frequentes como doenças crônicas prevalentes e incidentes, considerando integrar as equipes e atendimento com diferencial ampliado do usuário.


São copilados pelas equipes os pacientes que serão convidados a participar. Os profissionais envolvidos se organizam para o tema definido, como por exemplo diabetes e assim são montados espaços com definição para cada profissional atuar; por exemplo:

      •   Aferição de PAS e Glicemias;
      •   Orientações sobre descarte de matérias perfuro corante;
      •   Manejos de insulinas;
      •   Orientações sobre os tipos de insulinas;
      •   Manuseio do glicômetro;
      •   Tipos de sinais de alerta relativos à medição;  
      •   Entrega de caixa organizadora de medicamentos;
      •   Entrega de cartilhas;
      •   Avaliação de score de risco de rastreio para Diabetes Mellitus.  

A Feira da Saúde acontece a cada três meses nos Centro de Saúde e igrejas parceiras e conta com a parceria multidisciplinar de profissionais como médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, agentes comunitários, nutricionistas, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, educadores físicos, estagiários, terapeutas ocupacionais e com espaços expositivos que contemplam: palestras, práticas físicas, entrega de caderneta do idoso, danças sênior, Liangong e entrega de matérias sobre as tema desta. 

CONSELHO REGIONAL DE FARMÁCIA DO ESTADO DE MINAS GERAIS
Rua Urucuia, 48 - Floresta
Belo Horizonte/MG | CEP: 30150-060
Horário de Funcionamento:
De segunda a sexta, de 8h às 17h
Todos os direitos reservados. © 2021 - Desenvolvido pela Assessoria de Imprensa e Gerência de Tecnologia da Informação do CRF/MG Conselho Regional de Farmácia de MG