O Projeto Orientação no Saquinho, idealizado pela farmacêutica Vanessa da Silva Santos, tem por objetivo permanecer indefinidamente mantendo o tema de saúde mental fixo um mês ao ano, além de ampliar o número de pessoas beneficiadas.
Segundo a farmacêutica, com o aumento do número de usuários de medicamentos para transtornos mentais como ansiedade e depressão, o Projeto Orientação no Saquinho visa levar a educação em saúde mental de maneira mais simples aos pacientes da zona rural ou com mobilidade reduzida que comparecem à farmácia com menor frequência. O projeto visa conscientizar a população da importância da saúde mental na qualidade de vida.
"Com recursos doados pelo Município de Wenceslau Braz para materiais de consumo como papel sulfite, impressões, tesouras, grampeadores, atendemos em média 900 pacientes por mês; os medicamentos dispensados na farmácia são carinhosamente colocados em saquinhos de papel para entrega aos pacientes facilitando o transporte. Há alguns anos, temos o costume de adicionar no saquinho, pequenos bilhetes com informações para cuidados com a saúde como temas mensais sobre uso racional de medicamentos, descarte e armazenamento correto destes e também avisos sobre campanhas e eventos da Secretaria Municipal de Saúde.
No primeiro semestre deste ano, focamos as orientações no tema Promoção da Saúde Mental com orientações sobre os aliados não farmacológicos como: