PROMOVENDO A ADESÃO
Responsável: Vanessa Da Silva Santos
E-mail: farmavsantos@gmail.com
Cidade: Wenceslau Braz
Local: Farmácia De Minas De Wenceslau Braz

O Projeto "Promovendo a Adesão", idealizado pela farmacêutica Vanessa da Silva Santos, tem por objetivo facilitar a compreensão dos idosos e pessoas com limitações de leitura para o uso correto dos medicamentos, melhorando a adesão ao tratamento medicamentoso dos pacientes.

Segundo a farmacêutica, os pacientes com dificuldade de compreensão da leitura, tendem a se enganar no momento de utilizar corretamente os medicamentos. O Projeto "Promovendo a Adesão" visa levar aos pacientes, a compreensão de forma lúdica, indicando com desenhos, os medicamentos a serem utilizados no período correto do dia; o "Promovendo a Adesão" visa auxiliar a população com dificuldade na compreensão da leitura, o uso seguro das medicações.

"Com recursos doados pelo Município de Wenceslau Braz para materiais de consumo como papel sulfite, impressões, tesouras, grampeadores, facilitamos o uso dos medicamentos aos paciente de polifarmácia portadores de deficiência auditiva e consequentemente com dificuldades de fala; da mesma maneira, auxiliamos aos que não sabem ler ou têm dificuldade na compreensão da leitura, separando os medicamentos de uso contínuo, identificando os horários com imagens coloridas relacionadas (exemplos: colocamos a imagem de um sol e uma xicara de café simbolizando que os pacientes devem usar os medicamentos após o café da manhã). Cada medicamento é colocado em quantidade suficiente para um mês de tratamento em cada recipiente, separando os períodos do dia. A Agente Comunitária de Saúde entrega as caixas com os medicamentos nas residências dos pacientes.

CONSELHO REGIONAL DE FARMÁCIA DO ESTADO DE MINAS GERAIS
Rua Rodrigues Caldas, 493 - Santo Agostinho/BH
Belo Horizonte/MG | CEP: 30190-120
Horário de Funcionamento:
De segunda a sexta, de 8h às 17h
Todos os direitos reservados. © 2024 - Desenvolvido pela Assessoria de Imprensa e Gerência de Tecnologia da Informação do CRF/MG Conselho Regional de Farmácia de MG