REVISTA EM QUADRINHOS PARA CRIANÇAS COM DM1
Responsável: Ana Flávia Thomaz Lages
E-mail: anaflaviatl@hotmail.com
Cidade: Belo Horizonte
Local: Centro De Saúde Cachoeirinha E Centro De Saúde Alcides Lins

A farmacêutica Ana Flávia Thomaz Lages apresenta o Projeto Revista em quadrinhos para crianças com DM1. Com recursos próprios, a farmacêutica financiou a impressão colorida de 17 revistas em quadrinhos personalizadas para as crianças e adolescentes com DM1 cadastrados nas duas UBS as quais é lotada.

A decisão da elaboração da cartilha e do Projeto Terapêutico Sigular (PTS) surgiu diante do fato de algumas crianças estarem assumindo toda a responsabilidade do seu próprio cuidado, apresentando alterações no comportamento, agressividade e atitudes destrutivas.

Segundo a farmacêutica Ana Flávia, o tratamento de crianças com diabetes mellitus tipo 1 envolve grandes desafios que estão relacionados a própria faixa etária, a adaptações na rotina e a mudanças no estilo de vida. Isto posto, foi elaborada uma revista em quadrinhos com linguagem simples que possa ser compreendida tanto pelas crianças quanto pelos familiares ou responsáveis, com o objetivo de prevenir a descompensação metabólica e a cetoacidose. Na Revista em quadrinhos para crianças com DM1, toda informação é passada de maneira lúdica e de forma personalizada para cada criança, com o seu respectivo nome nos quadrinhos, de modo que ela se sinta única, especial e que possa se enxergar como personagem principal na história e como protagonista da sua vida. "Crianças que convivem com um diagnóstico tão pesado logo no início da vida, precisam de leveza no tratamento, na responsabilidade exigida tão cedo e no amadurecimento precoce muitas vezes requerido devido ao meio familiar em que estão inseridas" - relata a farmacêutica. 

CONSELHO REGIONAL DE FARMÁCIA DO ESTADO DE MINAS GERAIS
Rua Rodrigues Caldas, 493 - Santo Agostinho/BH
Belo Horizonte/MG | CEP: 30190-120
Horário de Funcionamento:
De segunda a sexta, de 8h às 17h
Todos os direitos reservados. © 2024 - Desenvolvido pela Assessoria de Imprensa e Gerência de Tecnologia da Informação do CRF/MG Conselho Regional de Farmácia de MG