A cidade de São Gotardo conta com uma farmácia de produção de medicamentos fitoterápicos no âmbito do SUS (Farmácia Verde). Esse estabelecimento realiza extração de matéria-prima vegetal com finalidade de produzir formas farmacêutica naturais e tratar doenças e agravos de saúde da população local.
Como parte do plano de manutenção da Farmácia Verde, evidenciou a necessidade de produzir mudas de plantas nativas do cerrado e realizar o plantio em seu ambiente natural, para que em um futuro possa ter disponíveis as plantas, seus princípios ativos e consequentemente as medicações fitoterápicas. E desta forma, surgindo o projeto “Plantio de Plantas Medicinais em áreas degradadas”.
As mudas são produzidas no viveiro municipal e a equipe da Farmácia Verde realiza o plantio em áreas pré-estabelecidas, conforme o projeto determina.
Como objetivo o projeto possui a intenção de manter áreas com plantas medicinais nativas do cerrado mineiro para fornecer matéria-prima vegetal com finalidade de produção de medicamentos fitoterápicos, diminuindo o extrativismo não sustentável. Além de realizar educação permanente com a sociedade são-gotardense, para salvaguarda das áreas remanescentes do cerrado mineiro.