A cidade de Alfenas, localizada na região Sul de Minas Gerais, possui características demográficas e importância regional para a implantação da fitoterapia na rede pública. A viabilidade econômica da estratégia tem ampliado as opções terapêuticas na atenção primária à saúde (APS) e o acesso a medicamentos efetivos e seguros, favorecendo a cultura e a sabedoria popular alfenense, o que estimulou o projeto “ImPLANTANDO a fitoterapia no SUS em Alfenas”.
Os pacientes são atendidos por médicos na APS ou por farmacêuticos em consultórios implantados na Farmácia Universitária da UNIFAL-MG (FarUni) e em outras unidades de saúde da rede pública. Nos casos em que é identificada condição de saúde passível de tratamento com fitoterápicos disponíveis na Relação Municipal de Medicamentos Essenciais (REMUME), é lavrada uma prescrição e o paciente obtém o medicamento gratuitamente na FarUni, onde são manipulados com todo rigor de qualidade exigido pela legislação vigente. O uso dos medicamentos produzidos é monitorado por farmacêuticos em acompanhamento farmacoterapêutico até alcance das metas terapêuticas.
Como resultado o projeto “ImPLANTANDO a fitoterapia no SUS em Alfenas” conseguiu ampliar o número de farmacêuticos realizando o acompanhamento farmacoterapêutico e também a oferta do serviço de manejo de problemas de saúde autolimitados e tratamento com fitoterapia.
Destaca-se que os farmacêuticos conseguiram a padronização, na REMUME, dos fitoterápicos que a FarUni produz e a inserção da prescrição por farmacêuticos no Protocolo de Prescrição e Dispensação de Medicamentos do Município. Para assegurar sustentabilidade ao projeto, planeja-se produzir as plantas em hortos comunitários.