ATUAÇÃO FARMACÊUTICA NA POLIFARMÁCIA, EM IDOSOS
Responsável: Silvana Reis Akaki
E-mail: silvanaakaki@yahoo.com.br
Cidade: Belo Horizonte
Local: Centro De Acolhida Betânia

O projeto “Atuação farmacêutica na Polifarmácia, em idosos”  visa definir o que é a polifarmácia para este público e apresentar seus riscos referentes à interação medicamentosa, efeitos colaterais, hospitalizações evitáveis e custo de saúde.

A partir dos vários desafios existentes, enfatizar a importância crucial do farmacêutico na gestão dos medicamentos apropriados aos idosos, revisando e monitorando a terapia medicamentosa é uma maneira importante da valorização deste profissional.

Além disso, identificar riscos e intervenções farmacêuticas em ajustes de doses substituição da forma farmacêutica de acordo com as condições e necessidades do paciente idoso. Também ressalta-se dentro do projeto “Atuação farmacêutica na Polifarmácia, em idosos”:

- Valorização a importância de uma Equipe Multidisciplinar.

- Promover a Educação do paciente sobre o uso correto de cada medicação, sobre os efeitos colaterais e riscos de interrupção do tratamento.

- Promover Campanhas de Conscientização sobre os riscos da automedicação, sobre ações iatrogênicas, sobre respeitar a validade dos medicamentos e sobre a interação medicamentos e alimentos

- Realizar workshops e palestras educativas para idosos e cuidadores.

Desta forma, tem como benefício final para os idosos a intervenção farmacêutica adequada ajudando na redução da polifarmácia de modo a melhorar.

CONSELHO REGIONAL DE FARMÁCIA DO ESTADO DE MINAS GERAIS
Rua Rodrigues Caldas, 493 - Santo Agostinho/BH
Belo Horizonte/MG | CEP: 30190-120
Horário de Funcionamento:
De segunda a sexta, de 8h às 17h
Todos os direitos reservados. © 2024 - Desenvolvido pela Assessoria de Imprensa e Gerência de Tecnologia da Informação do CRF/MG Conselho Regional de Farmácia de MG