Um projeto do CRF/MG que tem o objetivo de valorizar e disseminar no estado de Minas Gerais e todo Brasil a cultura da responsabilidade social e ambiental, ressaltando as ações de profissionais e empresas do segmento farmacêutico que desenvolvem ações que impactam positivamente a organização e a sociedade.
Erros podem ocorrer em diferentes etapas do processo de uso de medicamentos. Considerando a complexidade do cuidado hospitalar, embora disponhamos de barreiras de segurança implementadas, houve falha no processo assistencial, e um evento adverso culminou em óbito de um paciente. Os eventos adversos são definidores para com os pacientes, e igualmente cruéis com a segunda vítima que são os profissionais da saúde envolvidos. Buscando uma cultura justa, com segurança para pacientes e trabalhadores, desencadeou-se uma minuciosa remodelagem de processos.
Desta forma, os farmacêuticos hospitalares do Hospital Risoleta Tolentino Neves, se reuniram e puxaram pra si o compromisso social de otimizar ainda mais o cuidado farmacêutico prestado. Nasce então o projeto “Toda Vida Importa”.
O projeto “Toda vida importa” é relevante, replicável, original e inovador, pois combina ferramenta já utilizada na farmácia clínica – a inteligência artificial, com uma minuciosa remodelagem de processos. Os resultados cursam com:
- Redução de custos mensurável;
- Análise objetiva da melhora nos desfechos assistenciais relacionados ao uso de medicamentos;
- Motivação direta das equipes que se sentem mais organizadas e produtivas
- E percepção de excelência por parte do paciente, que passa a ter o farmacêutico mais presente à beira leito.
Além disso, é notória a melhora da visibilidade institucional que passa a matriciar conhecimento para outros hospitais, por meio de palestras, resumos em congressos e eventos científicos, além de artigos.
Os frutos já mensurados do projeto e as perspectivas futuras são detalhadas neste link: https://www.youtube.com/watch?v=a6ToJ1dXZdI