AROMATERAPIA E REIKI EM PACIENTES HOSPITALIZADOS
Responsável: Jesiane Pereira Lucas
E-mail: jesianelucas2004@gmail.com
Cidade: Belo Horizonte
Local: Hospital Eduardo De Menezes

O projeto “Aromaterapia e Reiki em pacientes hospitalizados” começou em 2019 no Hospital Eduardo de Menezes integrante da rede FHEMIG, com o Ânimus, Grupo de estudo e aplicação de práticas integrativas em ambiente hospitalar.

Durante a pandemia, o grupo Ânimus, foi acionado devido a intensa demanda de pacientes debilitados e necessitando deste atendimento, foi criado um plano de ação para os funcionários do Centro de Terapia Intensiva (CTI) e enfermaria. Em 2022, com uma atuação do projeto melhor definida, e realizando a conciliação medicamentosa, outros pacientes foram atendidos, entre eles pessoas vivendo com HIV que poderiam seriam beneficiados com a aromaterapia e reiki, casos de ansiedade, insônia, apatia, tristeza, pacientes com muitas náuseas e vômitos por causa dos medicamentos, disfagia.

O projeto “Aromaterapia e Reiki em pacientes hospitalizados” também atendeu enfermos, solicitados por outros profissionais da equipe multi (psicólogos, técnicos de enfermagem, fonoaudiólogos, entre outros), os quais já começaram a identificar pacientes que poderiam ser beneficiados.

Etapas:

1. Verificar em prontuário contra-indicação para aromaterapia

2. Atendimento a beira-leito, fornecimento de gazes com sinergia de óleos essenciais em álcool de cereais para uso inalatório ou diluídos em óleo vegetal para massagem (conforme foto).   No caso da aromaterapia, são fornecidos a cada atendimento gazes para cada 3 dias.

3. Reiki

4. Registro de atendimentos em prontuário médico.

O projeto “Aromaterapia e Reiki em pacientes hospitalizados”, já atendeu cerca de 700 pessoas, considerando pacientes e servidores do hospital, incluindo aromaterapia de ambiente com óleos essenciais com ação antimicrobiana (antifúngica e também antiviral) e meditações aromáticas. Há uma perspectiva de implantar a nível de FHEMIG como um todo para os servidores junto à Diretoria de gestão de pessoas.

CONSELHO REGIONAL DE FARMÁCIA DO ESTADO DE MINAS GERAIS
Rua Rodrigues Caldas, 493 - Santo Agostinho/BH
Belo Horizonte/MG | CEP: 30190-120
Horário de Funcionamento:
De segunda a sexta, de 8h às 17h
Todos os direitos reservados. © 2024 - Desenvolvido pela Assessoria de Imprensa e Gerência de Tecnologia da Informação do CRF/MG Conselho Regional de Farmácia de MG