VIGILÂNCIA LABORATORIAL DA HANSENÍASE
Responsável: Bruno Oliveira Souza E Silva
E-mail: brunotokaia@yahoo.com.br
Cidade: Teófilo Otoni
Local: Laboratório Macrorregional De Teófilo Otoni (lmto)

Trata-se de um projeto de “Vigilância Laboratorial da Hanseníase”, através de coletas de raspados intradérmicos e realização do exame de Baciloscopia na região Nordeste de MG pelo laboratório macrorregional de Teófilo Otoni (LMTO).

O diagnóstico precoce e o tratamento oportuno são as formas mais eficazes de se combater a doença, e os exames laboratoriais são ferramentas importantes neste contexto. Apesar de a baciloscopia ser considerada um teste relativamente simples, o panorama é de dificuldade de acesso, com poucos laboratórios realizando a coleta e o exame.

A Fundação Ezequiel Dias (FUNED), laboratório central de saúde pública de MG e nossa referência técnica, não possui em seu escopo o diagnóstico laboratorial para hanseníase. Desta forma, devido à necessidade regional e ausência de outros laboratórios que realizassem esse exame, o LMTO assumiu esse papel, sendo o único dos cinco laboratórios macrorregionais do estado a prestar estes serviços.

O projeto “Vigilância Laboratorial da Hanseníase” já alcançou 535 pessoas ao longo de sua atividade e tem o objetivo de continuar prestando estes serviços para a população do Nordeste mineiro e de buscar implementar técnicas diagnósticas mais acuradas na região, como a biologia molecular.

CONSELHO REGIONAL DE FARMÁCIA DO ESTADO DE MINAS GERAIS
Rua Rodrigues Caldas, 493 - Santo Agostinho/BH
Belo Horizonte/MG | CEP: 30190-120
Horário de Funcionamento:
De segunda a sexta, de 8h às 17h
Todos os direitos reservados. © 2024 - Desenvolvido pela Assessoria de Imprensa e Gerência de Tecnologia da Informação do CRF/MG Conselho Regional de Farmácia de MG